PUBLICIDADE

Fórmula Indy

VeeKay bate Newgarden e crava primeira pole no GP de Indianápolis 2. Dixon é 12º

Rinus VeeKay garantiu mais uma boa surpresa em 2020 e, batendo Colton Herta e Josef Newgarden, fez a pole do GP de Indianápolis 2. Scott Dixon larga apenas em 12º

1 out 2020 - 20h08
(atualizado às 20h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Rinus VeeKay cravou a pole
Rinus VeeKay cravou a pole
Foto: AFP / Grande Prêmio

A temporada 2020 da Indy não está equilibrada na luta pelo título, mas tem garantido algumas surpresas. Nesta sexta-feira (1), foi a vez de Rinus VeeKay brilhar, garantindo a primeira pole da carreira ao cravar 1min09s690 na classificação do GP de Indianápolis 2.

A disputa de VeeKay ficou apenas com os rivais do grupo 2, mais especificamente com Colton Herta, que quase beliscou mais uma pole e, assim, parte do terceiro lugar na corrida 1.

O grupo 1 foi totalmente definido pela bandeira vermelha causada por Takuma Sato, que impediu voltas rápidas com os pneus macios e, assim, fez valer os tempos de pneus duros, com Josef Newgarden na ponta, garantindo o segundo posto no grid e o ponto extra pelo feito, cortando a vantagem de Scott Dixon, o 12º da classificação, para 71 pontos.

Will Power vai largar em quarto, na frente de Marco Andretti, que finalmente volta ao top-5 em uma classificação. Na sequência partem Jack Harvey, Felix Rosenqvist, Alexander Rossi, Max Chilton e Pato O'Ward.

A largada da corrida 1 do GP de Indianápolis 2 está prevista para acontecer nesta sexta-feira, a partir das 16h30 (em Brasília).

Rinus VeeKay cravou a primeira pole na Indy
Rinus VeeKay cravou a primeira pole na Indy
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

Saiba como foi a definição da pole do GP de Indianápolis 2

A classificação para a primeira corrida da rodada dupla do misto do IMS começou pontualmente às 19h20 (em Brasília). Os termômetros seguiam na mesma toada da tarde, marcando uma temperatura bem amena: 16ºC. A chuva virava uma possibilidade, mas ainda não caía no início da sessão.

O sistema da definição da pole seria o mesmo das demais etapas em mistos com rodadas duplas: dois grupos e, no fim, a melhor marca geral ficaria com a primeira posição no grid, enquanto o melhor do outro grupo largaria em segundo. As demais posições seguiriam com o grupo do pole no lado ímpar do grid e o do segundo nas posições pares.

O primeiro grupo tinha os dois candidatos ao título, Josef Newgarden e Scott Dixon. Além da dupla vinham: Pato O'Ward, Will Power, Sébastien Bourdais, Santino Ferrucci, Conor Daly, Simon Pagenaud, Alexander Rossi, James Hinchcliffe, Takuma Sato e Jack Harvey.

Josef Newgarden liderou com pneus duros
Josef Newgarden liderou com pneus duros
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

O início da atividade foi tradicional: todo mundo com os pneus duros na primeira metade, mas isso não quis dizer que não havia margem já para boas voltas, como 1min10s471 registrado por Newgarden.

Foi no momento da troca para os pneus macios que a bandeira vermelha surgiu: Sato rodou na curva 4 e ficou atolado na caixa de areia, interrompendo a sessão e, muito provavelmente, deixando apenas uma ou nenhuma volta para os rivais com os melhores compostos, ou seja, ajudando bastante o grupo 2 na briga pela pole.

No fim, o carro de Sato não foi retirado a tempo e ninguém conseguiu registrar tempo algum de macios. A ordem, então, teve Newgarden, Power, Harvey, Rossi, O'Ward, Dixon, Daly, Bourdais, Hinch, Ferrucci, Pagenaud e Sato, punido com a perda das duas melhores voltas pela bandeira vermelha. Newgarden levava a melhor sobre Dixon, mas dificilmente seria pole de pneus duros.

Takuma Sato provocou a vermelha que bagunçou o grupo
Takuma Sato provocou a vermelha que bagunçou o grupo
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

VeeKay bate Herta e crava pole

O segundo grupo demorou um pouco mais para ir para a pista, ainda por efeito do incidente com Sato. Nele estavam: Helio Castroneves, Marcus Ericsson, Felix Rosenqvist, Charlie Kimball, Rinus VeeKay, Sage Karam, Graham Rahal, Ryan Hunter-Reay, Dalton Kellett, Max Chilton, Álex Palou, Colton Herta e Marco Andretti.

Os pilotos começaram de pneus duros, como sempre, exceção feita a Chilton, que iniciou de macios tentando dar um bote caso algo igual ao primeiro grupo rolasse. O brasileiro se colocou em quarto, enquanto Herta puxava a turma com 1min10s6 antes da troca de pneus.

Lá atrás, nas duas últimas posições, Karam e Kellett se enroscavam e, para piorar, registravam os dois piores tempos do grupo antes dos macios entrarem em ação.

Com os pneus macios e sem bandeira vermelha, os tempos do grupo 1 foram para o ralo e a definição da pole era interna no grupo 2. Rosenqvist virou 1min10s3, mas a segunda volta de todo mundo seria melhor. Foi aí que veio VeeKay, cravando 1min09s690 e garantindo a primeira pole da carreira.

Herta ficou no quase, enquanto Andretti surpreendeu em terceiro. A sequência da ordem teve Rosenqvist, Chilton, Rahal, Hunter-Reay, Ericsson, Palou, Castroneves, Karam, Kimball e Kellett.

Indy 2020, GP de Indianápolis 2, Grid de largada:

1 R VEEKAY Carpenter Chevrolet 1:09.690  
2 J NEWGARDEN Penske Chevrolet 1:10.471 +0.781
3 C HERTA Andretti Honda 1:09.705 +0.015
4 W POWER Penske Chevrolet 1:10.569 +0.879
5 M ANDRETTI Andretti Honda 1:09.714 +0.024
6 J HARVEY Meyer Shank Honda 1:10.623 +0.933
7 F ROSENQVIST Ganassi Honda 1:09.801 +0.111
8 A ROSSI Andretti Honda 1:10.650 +0.960
9 M CHILTON Carlin Chevrolet 1:09.819 +0.129
10 P O'WARD McLaren Chevrolet 1:10.729 +1.039
11 G RAHAL RLL Honda 1:09.883 +0.193
12 S DIXON Ganassi Honda 1:10.895 +1.205
13 R HUNTER-REAY Andretti Honda 1:09.987 +0.297
14 C DALY Carpenter Chevrolet 1:10.937 +1.247
15 M ERICSSON Ganassi Honda 1:10.002 +0.312
16 S BOURDAIS Foyt Chevrolet 1:10.959 +1.269
17 A PALOU Dale Coyne Honda 1:10.032 +0.342
18 J HINCHCLIFFE Andretti Honda 1:10.963 +1.273
19 H CASTRONEVES McLaren Chevrolet 1:10.397 +0.707
20 S FERRUCCI Dale Coyne Honda 1:11.004 +1.314
21 S KARAM DRR Chevrolet 1:10.622 +0.932
22 S PAGENAUD Penske Chevrolet 1:11.049 +1.359
23 C KIMBALL Foyt Chevrolet 1:10.750 +1.060
24 T SATO RLL Honda 1:14.898 +5.208
25 D KELLETT Foyt Chevrolet 1:11.724 +2.034

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade