PUBLICIDADE

Três vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Bobby Unser morre aos 87 anos

Segundo piloto mais velho da história a vencer a Indy 500 e o único a faturar três vezes em três décadas diferentes, Bobby Unser morreu aos 87 anos, de causas naturais

3 mai 2021 12h51
| atualizado às 12h53
ver comentários
Publicidade
Bobby Unser venceu as 500 Milhas de Indianápolis três vezes
Bobby Unser venceu as 500 Milhas de Indianápolis três vezes
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

Com 27 dias restantes para a edição 2021, a Indy 500 perdeu um de seus maiores ícones. Três vezes vencedor da tradicional prova e o único a vencer em três décadas diferentes, Bobby Unser morreu na noite do último domingo (2). A família anunciou o falecimento, que veio de causas naturais, nesta segunda-feira (3).

Nascido em 1934, Bobby era irmão de Al Unser e tio de Al Unser Jr. Ele estreou na Indy aos 21 anos. As 500 Milhas de Indianápolis marcaram a carreira de Bobby. A primeira vitória aconteceu em 1968, ano também de seu primeiro título nacional. Na ocasião, fez história ao se tornar o primeiro piloto a andar a mais de 273 km/h. A segunda vitória no Brickyard aconteceu em 1975, em prova que foi encurtada por conta da chuva e encerrada na volta 179. No ano anterior, tinha conquistado seu segundo e último título da Indy.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Bobby Unser venceu as 500 Milhas de Indianápolis três vezes, incluindo a chuvosa edição de 1975
Bobby Unser venceu as 500 Milhas de Indianápolis três vezes, incluindo a chuvosa edição de 1975
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

Em 1981, venceu pela terceira e última vez, de forma controversa. O piloto foi desclassificado após a vitória por ter ultrapassado oito carros durante período de bandeira amarela. Após um protesto da Penske e um processo, recuperou a vitória em outubro daquele ano, se tornando na época o mais velho vencedor da Indy 500, aos 47 anos e 93 dias. A marca seria superada anos depois por Al Unser Jr.

Por conta da polêmica, foi desclassificado da temporada 1981 da CART e perdeu diversos patrocinadores. A controvérsia o fez se aposentar das corridas. Fora das pistas, se tornou comentarista da Indy nas emissoras NBC, ABC e ESPN, chegando até a comentar corridas da Nascar. Entrou ao Hall da Fama do esporte a motor em 1994.

No total, Bobby Unser registrou 35 vitórias em 258 participações na Indy. O piloto também recebeu uma oportunidade na F1 em 1968, na equipe BRM. Ele foi impedido de disputar o GP da Itália junto do rival Mario Andretti por viajar de volta aos Estados Unidos para a disputa de uma prova em Indiana. Em sua outra participação, no GP dos Estados Unidos, abandonou com quebra de motor.

Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade