Rossi lidera conturbado treino livre 2 da Indy em Detroit. Castroneves fecha em 4º
Alexander Rossi surgiu no fim para anotar tempo mais rápido da Indy antes da classificação em Detroit. Sessão foi marcada por 5 interrupções de bandeira vermelha
ERICSSON COROA EVOLUÇÃO DE PASSOS LENTOS COM GRANDE VITÓRIA NA INDY 500 DE 2022
De casa nova em 2023, Alexander Rossi foi o mais rápido do treino livre 2 da Indy, realizado na manhã deste sábado (4). O piloto da Andretti, que tem transferência acertada para a McLaren em 2023, anotou 1min15s810 no Belle Isle Park para liderar a última atividade antes da classificação.
Simon Pagenaud, da Meyer Shank, ficou na segunda colocação, com tempo 0s070 mais lento que Rossi. Josef Newgarden levou a Penske ao terceiro posto, enquanto o brasileiro Helio Castroneves, companheiro de Pagenaud na Meyer Shank, ficou em quarto, David Malukas, da Dale Coyne, fechou o top-5.
Scott McLaughlin levou a Penske ao sexto lugar, seguido por Felix Rosenqvist, Devlin DeFrancesco, Álex Palou e Romain Grosjean, que finalizaram o top-10. Vencedor da Indy 500 e líder do campeonato, Marcus Ericsson ficou em 14º com a Ganassi.
O treino ficou marcado por cinco interrupções de bandeira vermelha. Kyle Kirkwood e Dalton Kellett, ambos pilotos da Foyt, sofreram fortes acidentes que encerraram suas sessões precocemente. Jimmie Johnson, Will Power e Simon Pagenaud também causaram pausas na sessão.
A classificação da Indy em Detroit acontece ainda neste sábado, a partir das 13h30 (de Brasília), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Helio Castroneves (Foto: IndyCar)
Saiba como foi o treino livre 2 da Indy em Detroit:
O treino livre 2 foi liberado às 09h35 (de Brasília). Diferente da primeira atividade, os carros rapidamente foram para a pista e iniciaram as voltas rápidas ao redor do Belle Isle Park. Porém, a sessão foi interrompida com menos de 5 minutos por conta de Kyle Kirkwood, líder da sexta-feira, que colidiu a Foyt com a barreira de pneus na curva 7 após tocar com David Malukas, da Dale Coyne.
Kirkwood e Malukas foram punidos em cinco minutos por causar uma bandeira vermelha. A pista foi liberada após sete minutos de interrupção. Conforme as voltas aconteciam, os tempos iam caindo, e Simon Pagenaud, da Meyer Shank, terminou os primeiros 10 minutos na ponta, com a marca de 1min17s417.
Romain Grosjean alcançou o primeiro posto com a Andretti ao marcar 1min16s746. O primeiro terço da sessão terminou com Simon Pagenaud, Takuma Sato, Marcus Ericsson, Alexander Rossi, Álex Palou, Devlin DeFrancesco, Scott Dixon, David Malukas e Colton Herta no top-10.
Grosjean seguiu andando bem e baixou o tempo para 1min16s398, e a bandeira vermelha surgiu novamente perto dos 20 minutos de treino, agora por causa de Jimmie Johnson, que rodou sozinho e precisou da ajuda do time de resgate para o carro voltar a pegar. A pista foi rapidamente liberada.
Porém, apenas alguns minutos depois, Dalton Kellett, da Foyt, protagonizou uma forte pancada. O piloto perdeu a traseira do carro e destruiu o lado esquerdo do bólido ao colidir com o muro na curva 13. Mais uma bandeira vermelha. Como a sessão estourou o tempo reservado para as vermelhas, o cronômetro começou a correr, e a pista foi liberada com 16 minutos para o fim.
O treino livre entrou no terço final com o top-10 formado por Grosjean, Pagenaud, O'Ward, Newgarden, Dixon, Sato, Ericsson, VeeKay, Herta e Rossi. E a quarta bandeira vermelha do dia surgiu, agora por causa de Will Power, que rodou sozinho na curva 11.
Com o reinício nos minutos finais, Helio Castroneves surpreendeu e levou a Meyer Shank ao primeiro lugar com 1min16s041. Simon Pagenaud tirou o companheiro de equipe Castroneves do topo, mas ambos acabaram superados por Alexander Rossi, da Andretti, que marcou 1min15s810. Uma quinta bandeira vermelha surgiu por causa de Pagenaud, que escapou na curva 5. A bandeira verde surgiu com 1 minuto para o final, mas ninguém tirou Rossi do topo.
Indy 2022, GP de Detroit, Treino Livre 2:
1 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:15.810 | 17 | |
2 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | 1:15.880 | +0.070 | 16 |
3 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:15.911 | +0.101 | 20 |
4 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 1:16.041 | +0.231 | 19 |
5 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | 1:16.118 | +0.308 | 17 |
6 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:16.255 | +0.445 | 23 |
7 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 1:16.262 | +0.452 | 15 |
8 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | 1:16.335 | +0.525 | 17 |
9 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:16.384 | +0.574 | 23 |
10 | R GROSJEAN | Andretti Honda | 1:16.398 | +0.588 | 16 |
11 | T SATO | Dale Coyne Honda | 1:16.434 | +0.624 | 19 |
12 | P O'WARD | McLaren Chevrolet | 1:16.995 | +1.185 | 16 |
13 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:17.103 | +1.293 | 17 |
14 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:17.130 | +1.320 | 19 |
15 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:17.361 | +1.551 | 14 |
16 | S FERRUCCI | Juncos Chevrolet | 1:17.372 | +1.562 | 17 |
17 | C HERTA | Andretti Honda | 1:17.438 | +1.628 | 16 |
18 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 1:17.723 | +1.913 | 16 |
19 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:18.003 | +2.193 | 18 |
20 | G RAHAL | RLL Honda | 1:18.329 | +2.519 | 14 |
21 | J JOHNSON | Ganassi Honda | 1:19.197 | +3.387 | 15 |
22 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:19.202 | +3.392 | 19 |
23 | J HARVEY | RLL Honda | 1:19.220 | +3.410 | 21 |
24 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 1:19.424 | +3.614 | 11 |
25 | T CALDERÓN | Foyt Chevrolet | 1:19.500 | +3.690 | 18 |