Palou puxa quadra da Honda no TL1 do GP de Indianápolis 2. Dixon é 4º
Álex Palou levou a melhor em um TL1 equilibrado, mas que teve a Honda se destacando no fim com uma quadra. Scott Dixon foi duas posições melhor que Josef Newgarden
O início das atividades para a rodada dupla do misto de Indianápolis foi marcado por equilíbrio e uma reação da Honda nos minutos finais. Assim, nesta quinta-feira (1), os japoneses tiveram uma quadra, com Álex Palou colocando a Dale Coyne na dianteira ao virar 1min10s178.
A dobradinha de carros rosas se deu com Jack Harvey e a Meyer Shank, que garantiram o segundo lugar apenas 0s1 atrás de Palou. O domínio da Honda na tabela de tempos teve ainda Colton Herta e Scott Dixon, começando bem o final de semana que pode ser do título.
Grande rival de Dixon na disputa pelo caneco, Josef Newgarden ficou o TL1 todo na frente do rival, mas perdeu espaço quando o neozelandês cravou sua marca ali nos instantes finais. Josef, assim, foi sexto, atrás de Max Chilton, o melhor da Chevrolet na tarde.
Graham Rahal, Pato O'Ward, Felix Rosenqvist e Simon Pagenaud também apareceram no top-10 da primeira atividade da rodada dupla do IMS. Helio Castroneves, que substitui Oliver Askew na McLaren, foi 23º.
A classificação para a corrida 1 da Indy em Indianápolis acontece ainda nesta quinta-feira, a partir das 19h20 (em Brasília).
Álex Palou andou na frente no TL1 de Indianápolis (Foto: Indycar)
Saiba como foi o TL1 em Indianápolis
O primeiro treino livre para a rodada dupla do GP de Indianápolis começou pontualmente às 15h25 (em Brasília). A temperatura no IMS estava bastante amena, com 17ºC registrados no início da atividade e a possibilidade de chuva bem pequena, em 15%.
A movimentação no traçado foi bem considerável desde o início da sessão, com mais de dez carros já registrando tempos. As marcas começaram a cair com Graham Rahal, que foi o primeiro a baixar de 1min13s e, depois, conseguiu superar a barreira de 1min12s. Mais velozes que Graham, Ryan Hunter-Reay e Will Power tomaram a dianteira com 1min11s6 e 1min11s7, respectivamente.
Os tempos ainda estavam bem acima dos esperados e, naturalmente, foram sendo melhorados com o passar dos minutos. Marco Andretti furou o bloqueio de 1min11s, mas logo ficou 0s3 mais lento que Josef Newgarden, que foi para a ponta com 1min10s6.
Enquanto chamava a atenção o baixíssimo índice de escapadas, surgia também uma grande surpresa no topo. Se Felix Rosenqvist levava a melhor em cima de Newgarden no detalhe, Max Chilton chegava chutando a porta, cravando 1min10s464 e, assim, pegando o primeiro lugar com a Carlin.
Pato O'Ward escapou da pista durante o treino livre (Foto: Reprodução/TV)
Com 30 minutos para o fim, Chilton puxava a fila com Rosenqvist, Newgarden, Alexander Rossi, Jack Harvey e Pato O'Ward atrás, ou seja, um equilíbrio total entre Chevrolet e Honda, com três carros de cada no top-6. O'Ward, aliás, resolveu acabar com a calmaria do TL1 e foi passear na área de escape.
Se Newgarden parecia determinado a lutar pela pole da forma como fosse possível, o quase campeão Scott Dixon vinha na mais tranquila tocada, ali em 14º com sua Ganassi. Helio Castroneves, substituindo Oliver Askew na McLaren, era 23º, melhorando aos poucos seus tempos.
A sessão entrou nos 15 minutos finais e, depois de muito tempo de estabilidade nas marcas, foram os carros rosas para a dianteira. Jack Harvey virou 1min10s277 com sua Meyer Shank, exatamente 0s1 mais lento que Álex Palou, da Dale Coyne. E era 1-2 da Honda formado.
Marcus Ericsson errou nos minutos finais do treino (Foto: Reprodução/TV)
Ainda atrás dos dois ponteiros e de Chilton, os dois grandes pilotos da Chevrolet em 2020 ao menos melhoravam suas performances: Newgarden com 1min10s5 e O'Ward na casa de 1min10s6. Entre os dois, a RLL de Rahal e, novamente, um top-6 formado com três Honda e três Chevrolet.
Quando o IMS passava a ter nuvens ameaçadoras, já nos 5 minutos derradeiros de TL1, Marcus Ericsson repetiu algo que fez na corrida 1, lá no início da temporada, bem como na prova de 2019: foi parar no oval mesmo na corrida do misto. Isso porque o sueco errou na curva 8, passeou na grama e atravessou.
Ainda deu tempo da bandeira verde ser acionada novamente e de Colton Herta e, claro, Dixon se meterem no topo em uma quadra da Honda, com Palou e Harvey na frente.
Indy 2020, GP de Indianápolis 2, TL1:
1 | A PALOU | Dale Coyne Honda | 1:10.178 | 25 | |
2 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:10.277 | +0.099 | 22 |
3 | C HERTA | Andretti Honda | 1:10.386 | +0.208 | 23 |
4 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:10.433 | +0.255 | 22 |
5 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:10.464 | +0.286 | 27 |
6 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:10.531 | +0.353 | 23 |
7 | G RAHAL | RLL Honda | 1:10.629 | +0.451 | 29 |
8 | P O'WARD | McLaren Chevrolet | 1:10.631 | +0.453 | 29 |
9 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 1:10.633 | +0.455 | 29 |
10 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:10.637 | +0.459 | 23 |
11 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 1:10.753 | +0.575 | 30 |
12 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:10.759 | +0.581 | 23 |
13 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:10.825 | +0.647 | 27 |
14 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:10.838 | +0.660 | 25 |
15 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:10.847 | +0.669 | 25 |
16 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 1:10.970 | +0.792 | 15 |
17 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 1:11.136 | +0.958 | 26 |
18 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:11.145 | +0.967 | 25 |
19 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:11.191 | +1.013 | 26 |
20 | T SATO | RLL Honda | 1:11.383 | +1.205 | 28 |
21 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | 1:11.454 | +1.276 | 26 |
22 | S BOURDAIS | Foyt Chevrolet | 1:11.480 | +1.302 | 26 |
23 | H CASTRONEVES | McLaren Chevrolet | 1:11.627 | +1.449 | 26 |
24 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 1:11.658 | +1.480 | 23 |
25 | S KARAM | DRR Chevrolet | 1:12.097 | +1.919 | 11 |
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