PUBLICIDADE

No Texas, O'Ward encerra jejum de 16 anos sem vitórias mexicanas na Indy

O México não tinha um representante no lugar mais alto do pódio na Indy desde Adrián Fernandez, na etapa de Fontana, em 2004. Além dele e Patricio O'Ward, o país teve outros três vencedores de corrida na história da categoria

3 mai 2021 10h47
ver comentários
Publicidade
Pato O'Ward levou o México ao topo após quase 17 anos
Pato O'Ward levou o México ao topo após quase 17 anos
Foto: Indycar / Grande Prêmio

A vitória de Pato O'Ward no GP do Texas 2, disputado no último domingo (2), encerrou um longo jejum sem triunfos do México na Indy. A última vez que um piloto do país esteve no lugar mais alto do pódio foi com Adrián Fernández, em Fontana, no dia 3 de outubro de 2004, no mesmo dia em que o brasileiro Tony Kanaan se tornou campeão da categoria pela única vez.

Fernández é o piloto mexicano de maior sucesso na história da Indy. Foram 11 vitórias contando suas passagens por CART e IRL, no período entre 1993 e 2005. Na temporada 2004, quando venceu pela última vez, também venceu as etapas de Kentucky e Chicagoland, terminando o campeonato na quinta posição. Seu campeonato de maior destaque foi na CART, em 2000, quando foi vice-campeão contra o brasileiro Gil de Ferran.

Além de Fernández e O'Ward, outros três mexicanos venceram na Indy. O primeiro deles foi o ex-F1 Héctor Rebaque, em Elkhart Lake, em 1982. Curiosamente, foi a última corrida do piloto na categoria, já que sofreu lesões durante um teste e optou por deixar as competições nos Estados Unidos.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Pato O’Ward faz a festa no Texas
Pato O’Ward faz a festa no Texas
Foto: Indycar / Grande Prêmio

Já a temporada 2003 da CART, que marcou uma acentuação na queda da categoria com as saídas de Ganassi, Andretti e Mo Nunn, vários pilotos mexicanos ganharam espaço na categoria, que além de ter Adrián Fernández vencendo em Portland, viu Michel Jourdain Jr. triunfar em Milwaukee e Montreal, além de Mario Domínguez vencer pela única vez no GP de Miami.

A vitória de O'Ward no Texas veio em sua 26ª corrida pela categoria desde a estreia, no GP de Sonoma, em 2018. Antes do triunfo, Patricio já tinha somado cinco pódios. A vitória também quebrou o jejum da McLaren na Indy, que não vencia desde 1979, com Johnny Rutherford em Atlanta.

Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade