PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Newgarden vence duelo acirrado com Herta e crava pole do GP de Mid-Ohio. Palou é 7º

Josef Newgarden levou a melhor em um duelo apertado com Colton Herta e, por 0s003, garantiu a pole do GP de Mid-Ohio

3 jul 2021 - 14h17
(atualizado às 14h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Josef Newgarden é pole
Josef Newgarden é pole
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

A briga pela pole estava claramente entre Josef Newgarden e Colton Herta desde o primeiro momento da classificação e, no fim das contas, é Newgarden quem sai da posição de honra, superando o rival da Andretti por incríveis 0s003. O piloto da Penske, assim, emenda a terceira pole seguida.

Marcus Ericsson viveu um de seus melhores dias na Indy, garantindo a terceira colocação no grid de largada. Will Power, após ter problemas no Q1, sobreviveu e foi quarto, com Scott Dixon e Alexander Rossi na sequência.

Líder do campeonato, Álex Palou ficou no quase no Q2 e, por isso, larga em sétimo, seguido por Graham Rahal, James Hinchcliffe e Ryan Hunter-Reay. De volta após cirurgia na clavícula, Rinus VeeKay parte de 11º.

As grandes decepções da primeira fase da classificação ficaram por conta de Simon Pagenaud, Romain Grosjean e Pato O'Ward. O trio larga, respectivamente, em 15º, 18º e 20º na corrida deste domingo.

O GP de Mid-Ohio tem mais um treino livre, ainda neste sábado, a partir das 16h30. A corrida está prevista para o domingo (4), com largada às 13h (em Brasília).

Josef Newgarden é pole em Mid-Ohio ao bater Colton Herta
Josef Newgarden é pole em Mid-Ohio ao bater Colton Herta
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

Confira como foi a definição do grid em Mid-Ohio

A classificação da Indy em Mid-Ohio começou, pontualmente, às 13h (em Brasília), no esquema de sempre dos mistos: dois grupos, um Q2 com os doze melhores e o Fast Six, definindo a pole. O primeiro grupo vinha com Josef Newgarden, Dalton Kellett, Felix Rosenqvist, Álex Palou, Will Power, Sébastien Bourdais, Graham Rahal, Simon Pagenaud, Takuma Sato, Alexander Rossi, Jimmie Johnson, Max Chilton e Jack Harvey. Como acontece normalmente, todo mundo saiu de pneus duros e Rossi e Harvey fizeram bonito, ainda que as marcas não representassem nada realmente competitivo. A briga pelas seis vagas viria com os pneus macios.

Newgarden foi o primeiro a romper a barreira de 1min07s, mas Chilton surpreendia e colava no americano. Pagenaud, Harvey, Rossi e Sato vinham atrás. Enquanto isso, Rosenqvist e Power se enroscavam na curva 2, em uma sessão tenebrosa para o australiano, que também tinha problemas de potência.

As marcas iam caindo na última tentativa de cada um e Chilton, claro, sucumbiu forte. Newgarden melhorou 0s9, cravou 1min06s0 e colocou mais de 0s4 em cima de todo mundo. Harvey, Pagenaud e Palou vieram logo atrás, com Power, superando todos os dramas, em quinto. Rahal pegou a última vaga no Q2.

Bourdais, Rossi, Rosenqvist, Chilton, Sato, Kellett e, para variar, Johnson ficavam ainda na primeira fase, alinhando a partir da 13ª colocação do grid, sempre nas posições ímpares. Só que a sessão foi bem além, com punições depois do término. É que Harvey rodou, causou uma amarela que atrapalhou Rossi e, por isso, foi punido, caindo para 12º. Pagenaud também foi sancionado por não ter tirado o pé em amarela e, assim, as coisas mudaram: Newgarden, Palou, Rahal, Power, Bourdais e Rossi classificados. Rosenqvist, Pagenaud, Chilton, Sato, Kellett, Harvey e Johnson fora.

Romain Grosjean caiu na primeira fase
Romain Grosjean caiu na primeira fase
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

Favoritos, Grosjean e O'Ward caem na primeira fase

Depois da confusão toda no primeiro grupo, o Grupo 2 foi para a pista com Scott McLaughlin, Pato O'Ward, Marcus Ericsson, Ed Jones, Conor Daly, Rinus VeeKay, Colton Herta, Ryan Hunter-Reay, James Hinchcliffe, Santino Ferrucci, Romain Grosjean, Ryan Norman e Scott Dixon.

Apenas McLaughlin começou já de macios, mas não conseguiu fazer muita coisa no início, com Herta na frente, virando 1min07s9. Grosjean, O'Ward e VeeKay vinham atrás, com todas as marcas que não garantiam ninguém no Q2. Era hora dos macios.

Rapidamente, os tempos foram caindo, com Colton ainda na frente com 1min06s8, colocando 0s1 em McLaughlin e, de novo, O'Ward e Grosjean surgindo bem e dentro da zona de classificação até ali.

Na volta mais rápida de todo mundo, uma grande surpresa: Grosjean e O'Ward ficaram pelo caminho. Herta confirmou o domínio e liderou com 1min06s269, seguido bem de pertinho por Dixon. Ericsson, Hunter-Reay, Hinch e VeeKay se classificaram também. Foram eliminados: McLaughlin, Jones, Grosjean, O'Ward, Ferrucci, Daly e Norman.

Álex Palou parte de sétimo
Álex Palou parte de sétimo
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

Líder, Palou fica no quase e cai no Q2

A segunda fase da classificação começou pouquinho depois do fim da primeira, com quatro Andretti, três Ganassi, duas Penske, a RLL de Rahal, a Carpenter de VeeKay e a Foyt de Bourdais. Já com uma macios, Palou fez 1min07s3 e pisou forte na sessão.

Só que Newgarden e Herta pareciam um nível acima e continuaram mostrando isso no segundo grupo. O piloto da Penske cravou 1min06s163, acompanhado muito de pertinho pelo compatriota da Andretti. Na mesma balada vieram Power e Rossi.

Dixon se destacou na Ganassi e também avançou, com a última vaga sendo, de certa forma, surpreendente: Ericsson tirou o companheiro de equipe e líder do campeonato, Palou, por meros 0s03. Além do catalão, Rahal, Hinch, Hunter-Reay, VeeKay e Bourdais também caíram.

Marcus Ericsson larga em um excelente terceiro lugar
Marcus Ericsson larga em um excelente terceiro lugar
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

Newgarden bate Herta por 0s003 e é pole

A decisão da pole foi daquele jeito tradicional: são duas voltas, de fato, valendo a primeira posição, com a definição sempre acontecendo no estouro do cronômetro. E foi assim que Newgarden e Herta duelaram bravamente.

Na volta da decisão, Josef achou um detalhezinho que Colton não encontrou. Assim, com 1min06s674, garantiu a terceira pole consecutiva. Herta sai de segundo, bastante vivo na disputa deste domingo.

A surpresa ficou logo abaixo, com Ericsson derrotando os mais badalados Power, Dixon e Rossi para se firmar como melhor Ganassi do dia, em terceiro. O sueco parte em busca do segundo triunfo na temporada.

Indy 2021, GP de Mid-Ohio, Lexington, Grid de largada:

1 J NEWGARDEN Penske Chevrolet 1:06.674  
2 C HERTA Andretti Honda 1:06.677 +0.003
3 M ERICSSON Ganassi Honda 1:07.072 +0.398
4 W POWER Penske Chevrolet 1:07.116 +0.442
5 S DIXON Ganassi Honda 1:07.136 +0.462
6 A ROSSI Andretti Honda 1:07.218 +0.544
7 A PALOU Ganassi Honda 1:06.488
8 G RAHAL RLL Honda 1:06.595
9 J HINCHCLIFFE Andretti Honda 1:06.613
10 R HUNTER-REAY Andretti Honda 1:06.752 +0.078
11 R VEEKAY Carpenter Chevrolet 1:06.767 +0.093
12 S BOURDAIS Foyt Chevrolet 1:06.923 +0.249
13 F ROSENQVIST McLaren Chevrolet 1:06.790 +0.116
14 S McLAUGHLIN Penske Chevrolet 1:06.731 +0.057
15 S PAGENAUD Penske Chevrolet 1:06.844 +0.170
16 E JONES Dale Coyne Honda 1:06.788 +0.114
17 M CHILTON Carlin Chevrolet 1:06.847 +0.173
18 R GROSJEAN Dale Coyne Honda 1:06.864 +0.190
19 T SATO RLL Honda 1:07.095 +0.421
20 P O'WARD McLaren Chevrolet 1:06.868 +0.194
21 D KELLETT Foyt Chevrolet 1:07.587 +0.913
22 S FERRUCCI RLL Honda 1:06.925 +0.251
23 J HARVEY Meyer Shank Honda 1:07.674 +1.000
24 C DALY Carpenter Chevrolet 1:07.070 +0.396
25 J JOHNSON Ganassi Honda 1:08.408 +1.734
26 R NORMAN Dale Coyne Honda 1:07.471 +0.797

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Meyer Shank divulga pintura azul para carro de Castroneves no GP de Nashville

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade