PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Newgarden domina, sobrevive a relargadas e vence GP de Iowa 1. Castroneves é 16º

Josef Newgarden superou Will Power em uma relargada logo no início da corrida e caminhou para o quarto triunfo no campeonato. Pato O'Ward retornou ao pódio com o segundo lugar

23 jul 2022 - 18h48
(atualizado às 19h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Josef Newgarden
Josef Newgarden
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

PALOU SEGUE FIRME NA INDY 2022 APESAR DE DRAMA GANASSI x McLAREN

Josef Newgarden venceu mais uma vez. No GP de Iowa 1, disputado na tarde deste sábado (23), o piloto da Penske, que largou de segundo, superou o companheiro de equipe Will Power em uma relargada no início da corrida e partiu para vencer pela quarta vez na temporada 2022, se consolidando como quem mais triunfou no ano.

O mexicano Pato O'Ward, da McLaren, retornou ao pódio com o segundo lugar. Apesar de pressionar Newgarden no fim, perdeu ritmo com pneus e se contentou com o posto. O australiano Will Power, pole-position e companheiro de Josef na Penske, completou o top-3.

Rinus VeeKay, da Carpenter, foi o quarto colocado, enquanto o hexacampeão Scott Dixon, de Ganassi, ficou em quinto. O atual campeão Álex Palou, também da Ganassi, até brigou pelo pódio, mas perdeu ritmo após um erro na reta final e ficou em sexto.

O francês Romain Grosjean, de Andretti, voltou a impressionar e ficou na sétima posição, seguido pelo atual líder do campeonato Marcus Ericsson, que manteve a sequência de top-10 com o oitavo lugar. Graham Rahal e Christian Lundgaard completaram a lista dos 10 primeiros.

O brasileiro Helio Castroneves chegou a liderar a corrida, mas a estratégia alternativa deixou o piloto da Meyer Shank apenas na 16ª colocação.

A corrida 2 da Indy em Iowa está marcada para às 16h00 (GMT -3) deste domingo, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO e transmissão para o Brasil por TV Cultura, ESPN e Star+.

+ Fundador revela 'dedo' de Penske em criação da Force Indy e aponta motivação "econômica"

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Saiba como foi o GP de Iowa 1:

A largada foi autorizada e Power conseguiu dispersar Newgarden. O'Ward e McLaughlin iniciaram a pressão pelo terceiro lugar de Daly. As primeiras posições se mantiveram intactas nas primeiras 10 voltas. Quem fez bastante terreno foi Ericsson, saindo de 12º para 9º. Castroneves também subiu bem, pulando de 25º para 17º. Com 10 voltas, o top-10 tinha Power, Newgarden, Daly, O'Ward, McLaughlin, Malukas, VeeKay, Harvey, Ericsson e Rosenqvist.

Na volta 17, veio a primeira amarela do dia. Jimmie Johnson, que ocupava a 13ª colocação, rodou na curva 4, mas conseguiu evitar a batida. Pilotos fora do top-10 como Herta, Dixon e Castroneves aproveitaram o momento para adiantar a primeira janela de pit-stops, retornando no fundo do pelotão.

A relargada veio na volta 24. Power saiu mal e viu Newgarden promover um ataque logo na curva 1, tomando a liderança. Quem também partiu bem foi Marcus Ericsson, que tirou VeeKay e Malukas da frente, pulando para sexto. O líder do campeonato também tirou McLaughlin da frente e assumiu o quinto lugar.

Seguindo na crescente, Ericsson ultrapassou Daly e pulou para quarto. Com pneus novos, Castroneves seguiu em grande prova, chegando ao 10º lugar com pneus novos. Seguindo na crescente, Ericsson ultrapassou Daly e pulou para quarto. Com pneus novos, Castroneves seguiu em grande prova, chegando ao nono lugar com pneus novos. Quem também guiava muito bem era Colton Herta, que chegou ao quinto lugar depois de ultrapassar Conor Daly.

Com 50 voltas, a corrida tinha Newgarden firme na liderança, seguido por Power, O'Ward, Herta, Ericsson, McLaughlin, Castroneves, VeeKay, Rosenqvist e Johnson. Em ritmo muito forte, Colton ultrapassou Pato e assumiu o terceiro lugar. Daly, que largou em terceiro e perdeu bastante ritmo, veio aos boxes na volta 52.

Líder da corrida, Newgarden parou na volta 61. Power e Herta vieram no giro seguinte, e diversos pilotos que pararam durante a amarela de Jimmie Johnson optaram pela segunda parada, como o caso de Scott Dixon. A liderança caiu no colo de Johnson, com Castroneves em segundo e DeFrancesco no terceiro lugar. O brasileiro acabou voltando aos boxes na volta 65.

A corrida chegou nas 75 voltas com Johnson líder, seguido por Newgarden, O'Ward, Power, Ericsson, Kellett, Herta, McLaughlin, Dixon, VeeKay e Carpenter. O heptacampeão da Nascar seguiu líder até a volta 80, quando finalmente optou pelo segundo pit-stop. Newgarden retomou a ponta, com boa vantagem para O'Ward, que era segundo. Power vinha em terceiro, com Ericsson em quarto e Herta em quinto. O piloto da Andretti não se segurou no posto por muito tempo, superado por McLaughlin.

A corrida chegou em 100 voltas com Newgarden na liderança e vantagem de 5s893 para O'Ward. Ericsson passou Power e assumiu o terceiro lugar. McLaughlin, Dixon, Johnson, VeeKay, Rosenqvist e Herta completavam o top-10. Castroneves era o 11º. Johnson iniciou uma crescente e assumiu o quinto lugar, tirando Scott Dixon e Scott McLaughlin da frente.

Com 111 voltas, surgiu a segunda amarela da corrida. Ocupando uma posição no top-10, Felix Rosenqvist rodou na curva 2 e atingiu a traseira no muro. Os líderes, especialmente Newgarden, O'Ward e Ericosson, aproveitaram a oportunidade para uma nova parada. A nova ordem da corrida tinha Newgarden, O'Ward, Ericsson, Power, McLaughlin, Johnson, Dixon, VeeKay, Ilott e Palou formando o top-10. Herta teve problemas nos boxes e viu o motor apagar.

A relargada veio na volta 125. Newgarden voltou a pular bem, e quem surpreendeu foi Ericsson, tirando O'Ward da frente e assumindo o segundo posto. Power também passou o mexicano. A amarela surgiu novamente já na volta 127 por conta de detritos na pista.

A relargada aconteceu na volta 134. Newgarden chegou a sofrer pressão de Ericsson, mas se segurou no primeiro posto. O sueco, que quase se tocou com o americano, foi surpreendido pelo ritmo de Power e caiu para terceiro. Com 100 giros restantes, Josef tinha 0s279 de distância para o companheiro de equipe. Logo atrás, o sueco Ericsson tinha a pressão do mexicano O'Ward. McLaughlin, VeeKay, Johnson, Palou, Grosjean e Dixon estavam no top-10.

Pato finalmente tirou Marcus da frente e assumiu a posição final de pódio. Power chegou a iniciar uma pressão em Newgarden, mas viu boa defesa do companheiro de equipe. McLaughlin iniciou pressão em Ericsson, que cometeu erro, passou na parte suja e perdeu muitas posições, caindo para nono. Na volta 165, Ed Carpenter perdeu o controle e acertou o muro da curva 3, causando a quarta bandeira amarela do dia. Boa parte do pelotão, inclusive os três primeiros, aproveitaram a janela para outro pit-stop.

Para a relargada, a ordem do top-10 era Newgarden, Power, O'Ward, McLaughlin, Palou, Johnson, VeeKay, Dixon, Lundgaard e Ericsson. Antes da bandeira verde, Scott McLaughlin sofreu com problemas por uma roda mal encaixada e ficou lento. Palou simplesmente brilhou, ultrapassando Pato e assumindo o terceiro posto. Josef ficou na ponta.

Em ritmo muito forte, Palou passou a pressionar Power pelo segundo lugar. O segundo colocado se defendeu bem e passou a atacar Newgarden pela liderança. Depois de uma grande batalha, Jimmie Johnson conseguiu superar Rinus VeeKay e assumiu o quinto lugar. Pato recuperou a boa forma e superou Álex, assumindo um posto no pódio.

Ainda em crescente, O'Ward também tirou Power da frente para assumir o segundo posto. O australiano reclamou de ritmo ruim com os pneus. Surpreendendo, Grosjean superou Jimmie Johnson e assumiu o sexto lugar. O heptacampeão da Nascar também acabou ultrapassado pelo companheiro de equipe Scott Dixon.

Pato perdeu ritmo e viu Newgarden abrir vantagem nas voltas finais, deixando a quarta vitória do ano tranquila nas mãos do americano. Palou cometeu um erro e perdeu posições, deixando o pódio de Power garantido.

Indy 2022, GP de Iowa 1, Corrida:

1 J NEWGARDEN Penske Chevrolet 250 voltas
2 P O'WARD McLaren Chevrolet +6.178
3 W POWER Penske Chevrolet +20.282
4 R VEEKAY Carpenter Chevrolet +20.374
5 S DIXON Ganassi Honda +21.974
6 A PALOU Ganassi Honda +1 volta
7 R GROSJEAN Andretti Honda +1 volta
8 M ERICSSON Ganassi Honda +1 volta
9 G RAHAL RLL Honda +1 volta
10 C LUNDGAARD RLL Honda +1 volta
11 J JOHNSON Ganassi Honda +1 volta
12 C ILOTT Juncos Chevrolet +1 volta
13 A ROSSI Andretti Honda +1 volta
14 D MALUKAS Dale Coyne Honda +1 volta
15 K KIRKWOOD Foyt Chevrolet +1 volta
16 H CASTRONEVES Meyer Shank Honda +1 volta
17 D DEFRANCESCO Andretti Honda +1 volta
18 J HARVEY RLL Honda +1 volta
19 C DALY Carpenter Chevrolet +1 volta
20 D KELLETT Foyt Chevrolet +3 voltas
21 T SATO Dale Coyne Honda +5 voltas
22 S MCLAUGHLIN Penske Chevrolet +6 voltas
23 S PAGENAUD Meyer Shank Honda +6 voltas
24 C HERTA Andretti Honda +8 voltas
25 E CARPENTER Carpenter Chevrolet +90 voltas
26 F ROSENQVIST McLaren Chevrolet +141 voltas
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade