PUBLICIDADE

McLaren escala Montoya em terceiro carro para 500 Milhas de Indianápolis em 2022

Pelo segundo ano consecutivo, a McLaren anunciou o veterano colombiano Juan Pablo Montoya em seu terceiro carro para as 500 Milhas de Indianápolis de 2022

11 jan 2022 14h02
ver comentários
Publicidade
Juan Pablo Montoya estará no cockpit da McLaren #6 na Indy 500 de 2022
Juan Pablo Montoya estará no cockpit da McLaren #6 na Indy 500 de 2022
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

AS NOVIDADES DA F1 2022: O QUE ESPERAR DE ALBON E ZHOU?

A McLaren terá novamente Juan Pablo Montoya para a disputa das 500 Milhas de Indianápolis. A equipe britânica anunciou que o colombiano, atualmente com 46 anos, vai competir a bordo do Dallara-Chevrolet #6 na principal prova do calendário do automobilismo mundial, em 29 de maio. Será a segunda participação do sul-americano como piloto da McLaren. Além disso, no final de semana do dia 13 de maio, o veterano também será representante da equipe no GP de Indianápolis.

Montoya vai alinhar o terceiro carro da equipe e completará o trio ao lado dos titulares Pato O'Ward e Felix Rosenqvist. Será a sétima presença de Juan Pablo na Indy 500. O colombiano tem aproveitamento impressionante de duas vitórias.

A primeira delas foi conquistada em 2000, pela Ganassi, ainda em momento de cisão entre CART e a IRL. O segundo triunfo foi logrado 15 anos depois, quando Montoya era piloto da Penske.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Juan Pablo Montoya voltou à McLaren para disputar a Indy 500 em 2021 (Foto: IndyCar)

"Estou empolgado por voltar a Indianápolis com a McLaren e uma vez mais competir numa corrida que tem um lugar especial no meu coração, as 500 Milhas de Indianápolis", celebrou Montoya. "Tive uma ótima experiência com a equipe no ano passado e estou ansioso para aproveitar o progresso que fizemos em 2021. Acho que temos uma chance real de competir na frente do grid e lutar pela vitória", completou.

Na participação que fez pela equipe em 2021, Montoya concluiu a disputa na nona colocação, logo à frente do brasileiro Tony Kanaan, da Ganassi, e 14s8 atrás do vencedor, o tupiniquim Hélio Castroneves, pela Meyer Shank. O trio da McLaren na ocasião foi o mesmo de 2022 — O'Ward fechou na quarta colocação, enquanto Rosenqvist foi apenas o 27º.

"Estamos empolgados por ter Juan Pablo [Montoya] de volta para outra Indy 500", adiantou o CEO da McLaren, Zak Brown. "Juan Pablo é uma instituição do esporte a motor, com duas vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis e uma carreira impressionante na Fórmula 1, com muitas vitórias pela McLaren. Ele traz uma experiência que ajuda muito nossa equipe e dá aos nossos demais pilotos o potencial para vencer a cada vez que ele entra no carro", finalizou.

Montoya foi piloto da Fórmula 1 entre 2001 e 2006, com participações por Williams — quando chegou a ser terceiro colocado no Mundial de Pilotos em 2002 e 2003 — e McLaren. Foram 94 GPs disputados no período, com direito a sete vitórias e 30 pódios, além de 13 poles.

Em 2000, Montoya bebeu o tradicional leite ao festejar sua primeira vitória em Indianápolis (Foto: IndyCar)

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade