PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Johnson abandona, mas acaba eleito novato do ano nas 500 Milhas de Indianápolis 2022

O heptacampeão da Nascar, Jimmie Johnson, foi eleito o novato do ano das 500 Milhas de Indianápolis de 2022 mesmo após se acidentar nas voltas finais da corrida

31 mai 2022 - 14h05
Compartilhar
Exibir comentários
Jimmie Johnson foi eleito novato do ano da Indy 500
Jimmie Johnson foi eleito novato do ano da Indy 500
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

Jimmie Johnson foi eleito o novato do ano das 500 das Milhas de Indianápolis de 2022. O americano largou na 12ª posição, foi perdendo território e acabou batendo sua Ganassi nas voltas finais da corrida. Tradicionalmente, o prêmio vai para o estreante que termina na melhor colocação, mas a imprensa local considerou o heptacampeão como o principal destaque dentre aqueles que faziam sua primeira aparição na prova.

David Malukas, da Dale Coyne, foi o novato que obteve o melhor resultado, cruzando a linha de chegada em 13º. Kyle Kirkwood foi o segundo melhor estreante logo atrás no 14º lugar. Com o acidente, Johnson terminou apenas na 28ª colocação. Callum Ilott e Romain Grosjean também acabaram a corrida no muro. Os outros dois novatos da prova, Devlin DeFrancesco e Christian Lundgaard, finalizaram em 19º e 20º, respectivamente.

"São sentimentos mistos. Eu tinha grandes expectativas para a corrida e só nao consegui ganhar posições. Toda vez que eu conseguia armar um bote e ser agressivo para ultrapassar o carro perdia desempenho e eu acabava perdendo uma ou duas posições. Essa parte foi bem frustrante, de não ter o carro que eu precisava no tráfego, mas eu tive uma ótima experiência na pista", relatou Jimmie após a Indy 500 de 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Jimmie Johnson bateu nas voltas finais das 500 Milhas de Indianápolis
Jimmie Johnson bateu nas voltas finais das 500 Milhas de Indianápolis
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

A Dale Coyne reclamou da decisão nas redes sociais. "Todos nos sabemos que o David Malukas é o verdadeiro novato do ano da Indy 500. Talvez completar a corrida precise serparte do critério", disse a equipe no comunicado. Malukas também se pronunciou, e disse que "isso dói, mas parabéns para o Jimmie".

Esta não é a primeira vez que o primeiro de novato do ano das 500 Milhas de Indianápolis acaba gerando polêmica. Em 2017, o bicampeão da Fórmula 1 Fernando Alonso levou a honraria mesmo após abandonar com problemas de motor, enquanto Ed Jones, também piloto da Dale Coyne, termionu na terceira posição em sua estreia.

Johnson tem como melhor resultado em 2022 um sexto lugar no oval do Texas, e ocupa atualmente a 23ª colocação entre os pilotos. A Indy retorna já no próximo domingo (5) com o GP de Detroit, no circuito de rua de Belle Isle Park, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade