PUBLICIDADE

Indy detalha novo formato de disputa da pole das 500 Milhas de Indianápolis de 2022

Novidade anunciada pela Indy é um processo com o pace-car para ajudar no resfriamento dos motores durante o intervalo entre Fast 12 e Fast 6. Formato estreia em 2022

19 mai 2022 12h35
ver comentários
Publicidade
Kellett e DeFrancesco disputando posição em Indianápolis
Kellett e DeFrancesco disputando posição em Indianápolis
Foto: Indycar / Grande Prêmio

FÓRMULA INDY: HERTA DÁ SHOW NA PISTA MOLHADA E GANHA CONFIANÇA ANTES DA INDY 500

A Indy 500 de 2022 terá uma mudança importante no formato de classificação deste ano. Conforme anunciado em em abril, 7 filas serão definidas no sábado, enquanto 12 pilotos avançam ao domingo para a disputa da pole, em vez de 9 como nos anos anteriores. A Indy detalhou como será o novo procedimento.

Agora, no domingo, os 12 carros passarão pelos ajustes aerodinâmicos antes de saírem para a pista em uma única tentativa, em ordem do mais lento ao mais rápido pela classificação do sábado.

Após o 12º carro voltar ao pit-lane, as equipes poderão trabalhar por 5 minutos nos carros antes do Fast 6, com os pilotos que avançam para a disputa da pole-position.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Takuma Sato, bicampeão da Indy 500 (Foto: IndyCar)

Com a preocupação pelo pouco tempo entre o Fast 12 e o Fast 6, e o medo do calor interferir na performance dos motores, resfriadores eletrônicos poderão ser utilizados a todo instante. Assim que o período de cinco minutos de intervalo terminar, os carros darão duas voltas atrás do pace-car com objetivo de trazer mais ar aos radiadores.

Assim que as voltas de exibição forem completadas, as equipes poderão mexer nos carros novamente, adicionar mais combustível e novos pneus para a tentativa final que coroará o pole-position das 500 Milhas de Indianápolis.

A classificação das 500 Milhas de Indianápolis de 2022 tem início no sábado (21), às 13h (de Brasília).

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade