Hinchcliffe comanda domínio da Honda no TL1 da Indy 500. Alonso é 5º
No primeiro dia de atividades em Indianápolis, James Hinchcliffe, que já foi pole no Brickyard, levou a Andretti ao primeiro posto. Fernando Alonso foi o melhor Chevrolet do dia, enquanto Helio Castroneves fechou no top-10
James Hinchcliffe liderou o primeiro treino livre das 500 Milhas de Indianápolis, realizado nesta quarta-feira (12). O piloto da Andretti foi um dos destaques do dia, anotando o tempo de 40s084 para ficar na liderança, à frente do companheiro de equipe Marco Andretti.
A terceira colocação ficou com Scott Dixon, líder do campeonato e que comandou a primeira parte do treino, exclusivo apenas para veteranos. Ryan Hunter-Reay foi o quarto, fechando um quarteto de carros de motor Honda, sendo três deles da Andretti.
Bicampeão mundial de F1, Fernando Alonso foi o melhor Chevrolet, colocando a McLaren na quinta posição. É o retorno do espanhol ao Brickyard após não se classificar na edição de 2019. O desempenho foi suficiente para ficar à frente de Josef Newgarden, da Penske, que foi seguido por Jack Harvey, Álex Palou e Conor Daly.
Os brasileiros tiveram desempenho positivo. Helio Castroneves, da Penske, foi 10º, enquanto Tony Kanaan, da Foyt, ficou logo atrás, em 11º.
Saiba como foi o TL1 da Indy 500
O treino começou às 12:00 no horário de Brasília, com duas horas exclusivas dedicadas aos veteranos. Com 30 minutos de sessão, o top-4 era formado por quatro vencedores: Scott Dixon, Alexander Rossi, Tony Kanaan e Ryan Hunter-Reay. Conor Daly, de Carpenter, fechava com o quinto lugar.
Quem surgiu para tirar Dixon da ponta foi Charlie Kimball, da Foyt, que anotou 40s786. James Hinchcliffe, da Andretti, e Takuma Sato, da RLL, também melhoraram os tempos, pulando para o top-3.
Dixon fez uma mudança e trocou a asa dianteira, guiando com a peça na cor preta, sem presença dos patrocínios. Will Power foi o primeiro carro da Penske a se destacar, pulando para a primeira posição com 40s607, seguido por Spencer Pigot, da RLL.
Com novos ajustes, Dixon retomou a ponta ao anotar 40s529, se tornando o primeiro piloto a ultrapassar a média de 222 mph. O pentacampeão completou a primeira hora de treino na ponta. O top-10 era finalizado por Will Power, Colton Herta, Spencer Pigot, Josef Newgarden, Charlie Kimball, James Hinchcliffe, Takuma Sato, Santino Ferrucci e Alexander Rossi.
Entrando na segunda hora, Hinchcliffe tomou a primeira posição com 40s345. A primeira amarela do dia veio nas mãos de Marco Andretti, que parou na entrada do pit-lane. A bandeira verde veio oito minutos depois. Tony Kanaan mostrou a força da Foyt e colocou o #14 na segunda posição com 40s526.
Após muitos minutos sem maiores mudanças, os pilotos partiram para as simulações de corrida. Josef Newgarden surgiu e assumiu o primeiro lugar com 40s324, apenas para ser superado pelo rival Dixon, que anotou 40s170.
A primeira parte do treino terminou com Dixon, Newgarden, Hinchcliffe, Kanaan, Hunter-Reay, Sato, Carpenter, Power, Veach e Daly no top-10. A segunda parte foi reservada aos novatos e pilotos que não competem de forma integral na temporada. A bandeira verde foi dada às 14h08, com uma breve interrupção para limpeza da pista.
11 pilotos permaneceram na pista na primeira hora como parte do programa de orientação. Max Chilton e Sage Karam, já veteranos, foram os primeiros a completar. A DragonSpeed de Ben Hanley sofreu problemas e não conseguiu deixar a garagem.
Com exceção de Hanley e Dalton Kellett, todos os pilotos completaram seus respectivos programas. O mais rápido foi Rinus VeeKay, da Carpenter, que anotou 40s665. Álex Palou foi o segundo, seguido por Helio Castroneves, Fernando Alonso e Sage Karam, que fecharam o top-5.
A partir das 16h03, a pista foi liberada para todos os pilotos em um treino de 2h30 de duração. O início foi de pouca movimentação, mas os bólidos iniciaram pequenas simulações de corrida. Quem se destacou nos 30 minutos iniciais foi Marco Andretti, pulando para o top-10 nos tempos agregados.
A bandeira amarela veio na marca de 38 minutos de treino para inspeção da pista, que foi liberada pouco tempo depois. Já simulando classificação, Rinus VeeKay surpreendeu e apareceu no top-5, anotando 40s529. Quem também surgiu forte foi Helio Castroneves, pulando para a quarta posição. Coube a Marco Andretti tirar Dixon do primeiro lugar, anotando 40s116.
James Hinchcliffe assumiu a ponta com 40s084. Com 80 minutos restantes para o fim da sessão, três carros da Andretti permaneciam no top-10. Fernando Alonso começou a chamar atenção, pulando para o quarto lugar anotando 40s315.
O treino entrou na hora final com o top-10 formado por Hinchcliffe, Andretti, Dixon, Alonso, Newgarden, Harvey, Daly, Castroneves, Kanaan e Palou. A pista ficou bastante ocupada, com simulação de corrida de quase todos os pilotos. Kellett aproveitou para completar o programa de novatos.
Com 30 minutos restantes, a pista se esvaziou por alguns instantes, mas pilotos logo voltaram para a parte final da simulação, sem melhoras de tempo até o término da sessão.
Indy, 500 Milhas de Indianápolis, Treino Livre, Dia 1, Resultado Final:
1 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 40.084 | 80 | |
2 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 40.116 | +0.032 | 96 |
3 | S DIXON | Ganassi Honda | 40.170 | +0.086 | 61 |
4 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 40.297 | +0.213 | 81 |
5 | F ALONSO | McLaren Chevrolet | 40.315 | +0.231 | 29 |
6 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 40.324 | +0.240 | 82 |
7 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 40.326 | +0.242 | 107 |
8 | A PALOU | Dale Coyne Honda | 40.335 | +0.251 | 60 |
9 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 40.355 | +0.271 | 80 |
10 | H CASTRONEVES | Penske Chevrolet | 40.371 | +0.287 | 62 |
11 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | 40.381 | +0.297 | 58 |
12 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 40.386 | +0.302 | 112 |
13 | T SATO | RLL Honda | 40.440 | +0.356 | 84 |
14 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 40.442 | +0.358 | 89 |
15 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | 40.460 | +0.376 | 102 |
16 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 40.529 | +0.445 | 76 |
17 | S KARAM | DRR Chevrolet | 40.534 | +0.450 | 46 |
18 | A ROSSI | Andretti Honda | 40.549 | +0.465 | 77 |
19 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 40.557 | +0.473 | 86 |
20 | E CARPENTER | Carpenter Honda | 40.574 | +0.490 | 102 |
21 | J DAVISON | Dale Coyne Honda | 40.593 | +0.509 | 36 |
22 | C HERTA | Andretti Honda | 40.595 | +0.511 | 91 |
23 | W POWER | Penske Chevrolet | 40.607 | +0.523 | 124 |
24 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 40.616 | +0.532 | 129 |
25 | G RAHAL | RLL Honda | 40.632 | +0.548 | 111 |
26 | S PIGOT | RLL Honda | 40.633 | +0.549 | 81 |
27 | Z VEACH | Andretti Honda | 40.658 | +0.574 | 98 |
28 | P O'WARD | McLaren Chevrolet | 40.661 | +0.577 | 55 |
29 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 40.696 | +0.612 | 36 |
30 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 40.756 | +0.672 | 26 |
31 | O ASKEW | McLaren Chevrolet | 40.885 | +0.801 | 51 |
32 | J HILDEBRAND | DRR Chevrolet | 40.935 | +0.851 | 29 |
33 | B HANLEY | DragonSpeed Chevrolet | Sem tempo |