PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Andretti anuncia Kirkwood para 2023 e abre caminho para Rossi na McLaren

Kyle Kirkwood foi campeão da Indy Lights com a Andretti em 2021 e agora retornará à equipe a partir da próxima temporada na categoria principal. A contratação deixa Alexander Rossi livre para uma provável ida para a McLaren

1 jun 2022 - 12h17
(atualizado às 12h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Kyle Kirkwood retomará parceria com a Andretti em 2023
Kyle Kirkwood retomará parceria com a Andretti em 2023
Foto: Indy Lights / Grande Prêmio

A Andretti anunciou nesta quarta-feira (1) que terá Kyle Kirkwood no comando do Honda #27 a partir da temporada de 2023 da Indy, confirmando a saída de Alexander Rossi do time após sete anos. A movimentação já vinha sendo especulada após o atual representante da Andretti dizer que já tinha contrato assinado para permanecer na categoria ano que vem, porém sem dar detalhes sobre qual seria o destino.

Kirkwood, que corre na Foyt na atual temporada, já defendeu a Andretti na Indy Lights, chegando ao título da categoria em 2021. O americano se disse bastante animado por retomar a parceria. "A Andretti é um lugar que chamei de lar nos últimos anos, eu realmente sinto como se fôssemos uma família", ressaltou o jovem de 23 anos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Kyle Kirkwood corre atualmente pela Foyt
Kyle Kirkwood corre atualmente pela Foyt
Foto: IndyCar / Grande Prêmio

"Sou muito leal à equipe, e significa muito essa oportunidade dada por Michael [Andretti, CEO da equipe] e por todo o time. Trabalhei muito duro nesta temporada e continuarei assim com a equipe de A.J. Foyt, que me deu a chance de competir na Indy", continuou o atual dono do carro #14. "Sou muito grato a eles pela experiência incrível que dividimos até agora", ressaltou.

Michael Andretti celebrou o acordo e disse que vai ser bom ter Kirkwood de volta após a estreia sólida na categoria principal. "Acho que ele trará uma nova perspectiva e será competitivo. Estamos ansiosos para continuar ajudando no crescimento de sua carreira", frisou o dirigente.

A parceria entre a Andretti e Rossi rendeu sete vitórias, incluindo a histórica 100ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, em 2016. Michael rasgou elogios ao futuro ex-piloto, mas ressaltou que era chegado o momento de "cada um seguir o seu caminho".

"Alexander tem sido um grande competidor, e gostamos de tê-lo conosco por sete temporadas. Ele venceu corridas e se tornou um líder na equipe, mas carreiras e times evoluem, então decidimos juntos que era a hora de cada um seguir em frente o seu caminho. Não tenho dúvidas de que ele terá uma carreira bem-sucedida na Indy, e desejamos a ele o melhor. Enquanto isso, estamos trabalhando bastante para fechar a temporada 2022 de maneira forte", concluiu Andretti.

Embora ainda não confirme, tudo indica que Rossi deve ir para a McLaren ano que vem. Michael chegou a desmentir a negociação, dizendo que uma cláusula no contrato do piloto o impediria de falar com outros times enquanto estivesse na Andretti. Rossi, porém, confirmou em entrevista ao site Motorsport.com que já estava com contrato assinado para 2023, alimentando ainda mais os rumores.

Rossi, que disputou o título nas temporadas de 2018 e 2019, não vence uma corrida há três anos. Ele perdeu bastante terreno dentro da equipe para Colton Herta e já vinha demonstrando insatisfação com a Andretti pela falta de competitividade.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade