PUBLICIDADE

F1Mania

Renault cita McLaren como sua possível "equipe B" no futuro

7 mar 2019 - 10h22
Compartilhar
Exibir comentários

Cyril Abiteboul afirmou que a Renault não participará da "corrida maluca pela mão de obra" na F1.

Renault cita McLaren como sua possível “equipe B” no futuro
Renault cita McLaren como sua possível “equipe B” no futuro
Foto: ANDREJ ISAKOVIC / AFP / F1Mania

O 'Auto Motor und Sport' relata que, enquanto 1600 funcionários trabalham na Ferrari, Mercedes e Red Bull-Honda, a Renault tem apenas 1200 em Enstone e Viry.

“Agora temos a operação que decidimos ter”, disse Abiteboul, chefe da equipe.

“O que nós não percebíamos naquela época era que alguns haviam começado essa louca corrida pela mão de obra, particularmente Ferrari e Mercedes. Isso é um esporte diferente – um universo diferente.

“Nosso plano era operar no nível das melhores equipes. Mas eles continuaram a crescer quase ao nosso ritmo e com números tão loucos que não podemos e não queremos ir com eles”, acrescentou.

Não só isso, cada uma das três melhores equipes agora tem o que poderia ser descrito como "equipes B". A Ferrari tem a Haas e a Alfa Romeo, a Red Bull tem a Toro Rosso e a Mercedes está próxima da Racing Point.

“Haas criou um precedente que é difícil voltar agora”, disse Abiteboul. “Para mim, há o antes da Haas e depois da Haas. Ela mudou a F1, possivelmente para sempre. Dez equipes se tornaram quatro ou cinco.

“Isso é algo que não tínhamos pensando em nossa estratégia. Logo, você não poderá vencer se não tiver uma equipe B.

“Antes que eu possa vencer a Ferrari, primeiro eu tenho que derrotar a Haas. E quanto mais difícil, mais difícil é conseguir mais prêmios em dinheiro ou patrocinadores.”

“Vemos esta situação como muito séria e não é apenas um problema para a Renault, mas para quem não pode pagar por esse modelo.

“Eu não sei como parar essa corrida pela mão de obra, e essas equipes satélites são parte disso. A FIA deve reconhecê-lo”, acrescentou.

Na verdade, Abiteboul vê a situação tão seriamente para Renault que disparou: "Nós não queremos ser parte de uma fórmula como essa”.

O francês acredita que mesmo o teto orçamentário planejada para 2021 e além não ajudará.

“Na verdade, é o oposto”, disse Abiteboul. “Se você tem menos dinheiro e recursos disponíveis, uma equipe pode se concentrar na aerodinâmica e a outra no chassi. Isso tornará essas alianças fantásticas.

“Se você está isolado como nós, não há chance.”

Perguntando se a Renault poderia se juntar à "festa" fazendo da McLaren sua equipe B, Abiteboul respondeu: "Porque somos equipes iguais. Quem será o rei e quem será o serviçal?

“Talvez tenhamos que conversar com a McLaren em algum momento, mas essa aliança nunca poderia estar no nível da Ferrari e da Haas, Mercedes e Racing Point, Red Bull e Toro Rosso.”

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – ePRIX DA CIDADE DO MÉXICO | Melhores Momentos | FÓRMULA E 2018/19 – 4ª etapa

F1 2019 | HAAS VF-19 e ALFA ROMEO C38 são apresentados em Barcelona:

F1 2019 | Ferrari apresenta SF90 vermelha e preta fosco:

F1 2019 | MCLAREN apresenta o MCL34:

F1 2019 | Racing Point apresenta seu carro para a Fórmula 1:

F1 2019 | Red Bull apresenta RB15 ‘roxo, preto e vermelho’:

F1 2019 | Mercedes apresenta nova pintura para o W10:

F1 2019 | Renault apresenta o R.S.19:

“F1 2019 | Toro Rosso apresenta o STR14":

FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS:

F1Mania
Compartilhar
Publicidade
Publicidade