PUBLICIDADE

F1Mania

Red Bull e Alonso tiveram negociações infrutíferas no passado

20 jan 2019 - 12h23
Compartilhar
Exibir comentários

As alegadas negociações contratuais entre Fernando Alonso e Red Bull Racing, foram um dos tópicos mais confusos e controversos das últimas temporadas de Fórmula 1. De acordo com a Motorsport-Total, uma reunião secreta foi realizada em Madri no outono de 2007 entre os representantes da Red Bull e Luis Garcia Abad, empresário de Alonso.

Red Bull e Alonso tiveram negociações infrutíferas no passado
Red Bull e Alonso tiveram negociações infrutíferas no passado
Foto: AFP PHOTO / Andrej ISAKOVIC / F1Mania

Durante aquele ano, o espanhol tinha como seu companheiro de equipe, o novato Lewis Hamilton. O piloto de Oviedo também vazou o chamado ‘Spygate’ para a mídia, que mostrava que a McLaren obteve um gigantesco documento da Ferrari, através de um ‘espião’.

Ao fazer isso, Alonso não fez exatamente amizade com o então diretor da McLaren, Ron Dennis. O bicampeão já sabia na segunda metade da temporada que ele poderia sair no final do ano.

Uma oferta lucrativa da Toyota estava na mesa e seu ex-empregador, a Renault também queria recuperá-lo, mas também havia uma oportunidade de ir para a Red Bull.

A equipe austríaca era uma equipe jovem na época e só conseguiu um pódio uma vez em 2007, e terminou a temporada em quinto lugar no campeonato de construtores. No entanto, com a contratação do designer de elite Adrian Newey, a equipe estava pronta para fazer um grande sucesso.

No outono de 2007, uma reunião secreta foi organizada em Madri entre representantes da Red Bull e o empresário de Alonso, Luis Garcia Abad. Não muito tempo depois, várias fotos saíram, onde Alonso foi visto na sede da Red Bull durante o fim de semana da corrida na Bélgica.

Alonso foi com seu macacão da McLaren na direção do último andar, onde uma reunião aconteceu com o chefe da Red Bull, Christian Horner, provavelmente para provocar Dennis.

Na reunião secreta em Madri, ouviram as exigências de Alonso.

“Eles foram muito exigentes, não tanto em finanças, mas mais em performances de relações públicas e liberdades com merchandising e coisas assim”, disse Helmut Marko em entrevista ao jornal alemão.

“Nós dissemos: ‘Ok, vamos dar uma olhada nos detalhes, você tem que nos enviar um rascunho de contrato’, concordamos que eles tinham uma semana, depois de quatorze dias não havia nada nem depois de três semanas. Então dissemos a Garcia Abad: ‘ Obrigado, nós não temos que fazer mais isso ‘."

Horner afirma que sua equipe fez uma única oferta para o espanhol, mas Alonso vê isso de forma diferente, e enfatizou no verão passado que a equipe austríaca pediu pelo menos quatro vezes para que ele pilotasse para eles.

F1Mania
Compartilhar
Publicidade
Publicidade