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Problema de Giovinazzi no Q1 foi semelhante ao de Leclerc no Bahrein

13 abr 2019 - 16h08
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A participação de Antonio Giovinazzi na qualificação para o Grande Prêmio da China, foi interrompida por um problema semelhante ao que afetou o piloto da Ferrari, Charles Leclerc, no Bahrein, há duas semanas.

Problema de Giovinazzi no Q1 foi semelhante ao de Leclerc no Bahrein
Problema de Giovinazzi no Q1 foi semelhante ao de Leclerc no Bahrein
Foto: GREG BAKER / AFP / F1Mania

Na sequência do que ocorreu com Leclerc, um problema em um cilindro lhe custou a vitória, ambas as equipes, Ferrari e Haas foram equipadas com uma nova especificação ECU antes dos treinos na China, na sexta-feira.

No entanto, devido a limitações de tempo na adaptação dos carros para uma instalação diferente, a Alfa Romeo optou por não levar a unidade revisada oferecida pela Ferrari para a China.

Giovinazzi perdeu um cilindro no início de sua primeira volta no Q1 e não voltou a correr.

Ele vai começar em 19º no grid, com um novo exemplar da unidade mais antiga, enquanto seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen, vai continuar com a unidade que já completou as duas primeiras corridas.

“A Ferrari nos propôs a nova especificação, mas não tivemos tempo de instalá-la no carro", disse Vasseur à Autosport.

“Tivemos o problema hoje, e vamos mudá-lo para amanhã, mas vamos manter a mesma especificação. Para Kimi, não vamos mudar a unidade para amanhã".

“Pedimos desculpas a Antonio, e é 100% minha culpa".

“Assumo 100% da responsabilidade porque a Ferrari nos propôs mudar isso".

“É sempre fácil dizer depois, que poderia ter sido melhor, mas sabíamos que vir para a China e fazer a nova instalação também era arriscado.”

Giovinazzi já havia perdido o FP1 em Xangai, por um erro de instalação do motor, que não pôde ser corrigido a tempo de ele ir para a pista na sessão da manhã.

Vasseur reafirmou que o italiano, que sofreu um começo difícil em sua primeira temporada na F1, teve seu total apoio.

“Não é fácil, porque se você olhar para trás tivemos um problema no FP2 no Bahrein, e ele não conseguiu fazer uma volta, então tivemos o problema na FP1 aqui, novamente em seu carro”, disse Vasseur.

“Então hoje, foi um pouco demais".

“Começamos e fizemos uma volta. Ele cruzou a linha, então pegou alguns caras saindo dos boxes, e o problema apareceu no final da primeira curva em sua primeira volta".

“Nós somos 200% de apoio para Antonio. Eu sei o que ele é capaz de fazer, eu sei o que ele fez antes, eu vi todos os dias o que ele é capaz de fazer".

“Não é óbvio até agora pela cronometragem, mas tenho certeza de que ele mostrará o quanto antes.”

Giovinazzi manteve-se otimista em relação às suas perspectivas para a corrida.

“Eu sei que amanhã a partir da última fila será difícil”, disse ele. “Veremos".

“É uma pista onde podemos ultrapassar, por isso vamos tentar o nosso melhor".

“Nossa meta ainda são os pontos. Como eu disse, é uma pista onde você pode ultrapassar".

“Acho que temos um bom carro em ritmo da corrida. A corrida é longa, então você nunca sabe.”

A equipe também acredita que uma rajada de vento afetou Kimi Raikkonen no Q2, mas Vasseur disse que não era uma desculpa para o fracasso do finlandês em fazer o Q3 pela primeira vez em 2019.

Raikkonen relatou uma perda de potência no rádio, mas a equipe disse que sua queda inesperada na velocidade máxima, foi devido a uma rajada de vento, e não um problema técnico.

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