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Pirelli revela razões por trás dos rápidos tempos de volta em 2019

19 fev 2019 - 12h44
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A Pirelli acredita que uma superfície de pista mais madura e temperaturas mais quentes em comparação ao ano passado, são as principais razões por trás da impressionante velocidade dos carros de nova especificação da Fórmula 1.

Pirelli revela razões por trás dos rápidos tempos de volta em 2019
Pirelli revela razões por trás dos rápidos tempos de volta em 2019
Foto: F1Mania

Os testes de pré-temporada em Barcelona mostram que as equipes entregam tempos de volta melhores que o que a maioria havia projetado, dadas as novas regras aerodinâmicas deste ano, que teoricamente devem impactar os níveis de desempenho.

Na segunda-feira, o tempo de volta mais rápido de Sebastian Vettel, foi mais de um segundo mais rápido que a melhor volta do dia de abertura no ano passado.

Enquanto muitos ficaram surpresos com o desempenho relativo deste ano, o chefe da Pirelli F1, Mario Isola, ofereceu duas razões específicas para a velocidade melhor do que a esperada dos competidores em 2019.

O engenheiro italiano aponta para a pista do Circuito da Catalunha, e para temperaturas mais altas para justificar os tempos rápidos de volta.

“Se eu comparar o teste de inverno do ano passado, a corrida (GP da Espanha) do ano passado, e o teste deste ano, há muita evolução do asfalto”, disse Isola.

“O asfalto era novo no teste de inverno do ano passado. Foi muito suave, com muita aderência vindo do betume no topo do asfalto".

“Para a corrida foi ligeiramente diferente, com a evolução habitual que podemos ver, e agora há outro passo em relação aos testes".

“Acredito que a influência do asfalto é maior, e a temperatura, (está mais quente este ano), está tendo um grande efeito. Sabemos disso.”

Isola também foi consultado em Barcelona sobre o acabamento "brilhante" aplicado à gama de compostos de 2019 da Pirelli, uma mudança de aparência ligada às mudanças na produção.

“Estamos usando moldes novos que têm um tratamento cromado”, explicou ele. “Nós testamos isso pela primeira vez no ano passado na F2".

“A razão pela qual nós introduzimos esta tecnologia é porque o hipermacio no ano passado e o C4 / C5 (compostos mais macios de 2019), são muito pegajosos, e quando você vulcaniza e cozinha o pneu, é difícil para o molde em algum momento".

“Você vê pequenas imperfeições no piso devido a essa aderência entre o composto e os moldes. Com os novos moldes, eles são muito melhores".

“Eles parecem mais bonitos, em termos de tecnologia, é melhor, mas a especificação é a mesma que usamos no teste em Abu Dhabi, no ano passado”, concluiu.

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