2 eventos ao vivo

Peterhansel lidera terceira etapa do Dakar

11 jan 2019
12h17
  • separator
  • 0
  • comentários

A terceira etapa do Rally Dakar, de San Juan de Marcona a Arequipa, Peru, começou com uma ligação de 467 km e uma especial de 331 km. O estágio de quarta-feira mostrou-se implacável, com erros de navegação e condições de nevoeiro atormentando a corrida.

Peterhansel lidera terceira etapa do Dakar
Peterhansel lidera terceira etapa do Dakar
Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool / F1Mania

O campeão Carlos Sainz, da X-Raid Mini JCW Team, sofreu um golpe quando um erro de navegação resultou em significativos danos de suspensão a apenas 38 km do final do estágio. As esperanças do espanhol diminuíram na conquista do título, depois de perder quase 5 horas em reparos.

Stephane Peterhansel comandou a vitória, alcançando Arequipa com um tempo de 03h 54m 32s, batendo Nasser Al-Attiyah da Toyota Gazoo Racing por 3m 26s, com Jakub Przygonski Orlen da X-Raid Team em terceiro. Peterhansel está em terceiro lugar na geral, 7m 03s atrás do líder da corrida Al-Attiyah.

Treze vezes campeão do Dakar, Peterhansel revelou: “Foi um bom estágio, com dunas difíceis e navegação complicada: pontos de referência difíceis de encontrar nos vales. Foi um estágio essencialmente peruano e o sinal das coisas que virão nos próximos dias.”

Al-Attiyah tentou assumir a liderança sobre o companheiro de equipe, Giniel De Villiers, enquanto a dupla se prepara para enfrentar a maratona de amanhã.

O polonês Jakub Przygońsk, do Orlen X-Raid Team, terminou em terceiro no final da terceira etapa em Arequipa, quinto na geral, e a menos de 15 minutos do líder.

Nove vezes campeão do mundo de Rally, Sebastian Loeb, da Red Bull, provou o quão cruéis podem ser os erros, depois de ter conseguido a segunda vitória na terça, Loeb cometeu um erro de navegação caro durante as condições nubladas, concedendo 42m55s a Peterhansel, oitavo no geral.

“Estava muito nebuloso, e o problema estava em se perder”, explicou Loeb. “Não conseguimos encontrar o caminho de volta, então andamos em círculos, e perdemos meia hora fazendo isso. Perdemos muito tempo, então vamos começar novamente amanhã”.

O francês Cyril Despres, do X-Raid Mini JCW Team, também sofreu com erros de navegação, voltando para o 6º lugar, mas recolocando-se no Top 10.

Na categoria motos, Xavier de Soultrait da equipe Yamaha subiu ao terceiro lugar com um tempo de 4h 7m 42s, à frente de Pablo Quintanilla e Kevin Benavides.

As condições de nevoeiro continuaram a atormentar a etapa final do terceiro estágio, quando Sam Sunderland, o campeão de 2017, enfrentou os desafios de nevoeiro e navegação durante a terceira etapa, ocupando o terceiro lugar na classificação geral.

O atual campeão da KTM Matthias Walkner também se perdeu na visibilidade reduzida, caindo para o oitavo lugar no geral, 21 minutos atrás da liderança.

F1Mania
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade