PUBLICIDADE

F1Mania

Marko afirma que Verstappen claramente superou Ricciardo em 2018

14 jan 2019 - 19h02
Compartilhar
Exibir comentários

O conselheiro da Red Bull, Dr. Helmut Marko, deu um pequeno golpe em seu agora ex-piloto Daniel Ricciardo, dizendo que o australiano é mais lento que Max Verstappen, tanto na classificação quanto em ritmo da corrida.

Marko afirma que Verstappen claramente superou Ricciardo em 2018
Marko afirma que Verstappen claramente superou Ricciardo em 2018
Foto: Charles Coates/ AFP Photo / F1Mania

Ricciardo começou a temporada muito bem, vencendo duas das seis primeiras corridas e pressionando seriamente a Ferrari e a Mercedes. Verstappen, por outro lado, estava lutando maciçamente no início, quase nunca terminando um fim de semana de corrida sem ter rodado ou batido. O holandês ficou sob fogo e Ricciardo foi mencionado como um potencial piloto da Ferrari para substituir Kimi Raikkonen.

Depois de Mônaco, no entanto, onde Verstappen cometeu o maior erro ao arruinar o seu carro no terceiro treino livre, e por isso arruinou as suas chances de uma pole e uma vitória, as coisas mudaram. Verstappen foi incrivelmente rápido e consistente, e superou Ricciardo durante a maior parte da temporada, superando-o também na classificação (15 a 5). O piloto de 21 anos acumulou mais de dez pódios e duas vitórias, enquanto Ricciardo só foi ao pódio duas vezes, as duas vezes que ele ganhou.

“Há muitos dados, e na qualificação a diferença para Ricciardo é maior”, disse Marko ao Total Motorsport quando perguntado se Verstappen está mais rápido.

“Na corrida, Max também é um pouco mais rápido".

"O estranho é que Max às vezes desliza mais o carro, mas ainda consegue manter os pneus vivos. Este não foi o caso quando chegou à Red Bull, mas, no segundo ano, Ricciardo havia recuado um pouco."

Na primeira temporada de Verstappen na Red Bull em 2016, como diz Marko, Ricciardo venceu ele em ambos os pontos, no campeonato e na batalha de qualificação. Em 2017, Ricciardo ainda superou o holandês no campeonato, mas Verstappen já venceu nas classificações. Em 2018, Verstappen terminou 79 pontos à frente de Ricciardo, ao mesmo tempo que o derrotou por 15 a 5 nas classificações.

“Daniel reconheceu o problema e trabalhou intensamente com o fisioterapeuta e em outras áreas. Avançou sobre Verstappen novamente. Mas no segundo semestre de 2018, Verstappen claramente o superou", finalizou Marko.

F1Mania
Compartilhar
Publicidade
Publicidade