0

Lucas Di Grassi termina em segundo e conquista seu 29º pódio da Fórmula E em Hong Kong

10 mar 2019
14h32
  • separator
  • 0
  • comentários

Brasileiro chega em segundo, crava seu 29º pódio e se posiciona para brigar pela ponta na próxima etapa

Lucas Di Grassi termina em segundo e conquista seu 29º pódio da Fórmula E em Hong Kong
Lucas Di Grassi termina em segundo e conquista seu 29º pódio da Fórmula E em Hong Kong
Foto: Audi Sport / F1Mania

Lucas Di Grassi obteve um importante resultado na madrugada deste domingo (10), em Hong Kong, durante a disputa pela quinta etapa do Campeonato Mundial de Fórmula E. O segundo lugar registrado pelo brasileiro da equipe Audi Sport Abt Schaeffler o colocou a apenas dois pontos da liderança do torneio, posicionando-o para brigar pela ponta da tabela já na próxima corrida, a ser disputada no dia 23 de março, em Sanya, também na China.

Como previa o próprio Lucas, a corrida foi das mais problemáticas devido à pequena largura do traçado montado nas ruas de Hong Kong e a baixa aderência do piso por causa da chuva que caiu antes de largada. A combinação desses fatores dificultou muito as ultrapassagens e forçou os pilotos a elevar o risco das manobras, andando sempre perto tanto uns dos outros quanto dos muros e barreiras. Por causa disso a prova teve várias batidas, uma interrupção de 15 minutos (bandeira vermelha) e duas bandeiras amarelas para retirada de acidentados com safety car na pista.

O acidente mais importante aconteceu na penúltima volta. O então segundo colocado Sam Bird (Inglaterra, equipe Virgin Envision Racing) tocou o carro do líder Andre Lotterer quando disputavam a posição na curva 2, causando um furo do pneu e quebra da suspensão traseira direita que obrigaram o piloto alemão da DS Techeetah a abandonar a corrida. Bird recebeu a bandeirada em primeiro, mas a direção de prova analisou a cena e impôs inicialmente cinco segundos de punição ao britânico, que acabou caindo para o sexto lugar e cedendo a vitória ao suíço Edoardo Mortara (Venturi).

Mesmo assim, o resultado consta como provisório e ainda pode sofrer alterações segundo uma possível nova interpretação a ser dada pelos comissários da FIA. No meio disso tudo, Lucas, que chegara em terceiro e já ampliara seu recorde para 29 pódios na Fórmula E (58% de todas as corridas da categoria), subiu para o segundo lugar na classificação da prova.

Como o até então líder Jérôme D'Ambrosio (Bélgica, Mahindra) abandonou em um dos acidentes, Bird passou ao primeiro lugar do campeonato, mas agora com Di Grassi encostando na liderança. O piloto inglês soma no momento 54 pontos contra 53 do belga e 52 do brasileiro - que somente nessa corrida eliminou 17 pontos da desvantagem que tinha para o primeiro colocado na tabela. "Foi uma corrida muito difícil para todo mundo", diz Lucas, que largou em quinto e já na primeira volta levou duas batidas de adversários na briga por posições.

"A pista exigia atenção máxima, foco total em cada detalhe, e mesmo assim as batidas aconteceram. A gente sabia que ia ser complicado e eu tive que me esforçar muito e controlar cada detalhe de todas as voltas para chegar nesse pódio. Independentemente da punição do Bird, saímos de Hong Kong melhor posicionados no campeonato. E precisamos manter o nível do trabalho feito até aqui por que o grid está muito forte e competitivo. Temos pelo menos quatro pilotos de equipes diferentes nas primeiras posições, com um revezamento de vencedores nas provas também. Isso é a Fórmula E. Dá gosto competir em um campeonato assim", comentou Di Grassi.

Confira os seis primeiros do campeonato: 1) Sam Bird (Inglaterra, Virgin Envision Racing), 54 pontos; 2) Jérôme D'Ambrosio (Bélgica, Mahindra), 53; 3) Lucas Di Grassi (Brasil, Audi Sport Abt Schaeffler) e Edoardo Mortara (Suíça, Venruri), 52; 5) António Félix da Costa (|Portugal, BMW Andretti), 47; 6) Robin Frinjs (Holanda, Envision Virgin)

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – ePRIX DA CIDADE DO MÉXICO | Melhores Momentos | FÓRMULA E 2018/19 – 4ª etapa

F1 2019 | Ferrari apresenta SF90 vermelha e preta fosco:

F1 2019 | MCLAREN apresenta o MCL34:

F1 2019 | Red Bull apresenta RB15 ‘roxo, preto e vermelho’:

F1 2019 | Mercedes apresenta nova pintura para o W10:

FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS:


F1Mania
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade