PUBLICIDADE

F1Mania

Jack Aitken faz uma bela corrida para conquistar sua primeira vitória na F2 em Baku

27 abr 2019 - 09h21
Compartilhar
Exibir comentários

Em circunstâncias caóticas, Jack Aitken conquistou sua primeira vitória na Fórmula 2, em Baku, no Azerbaijão. O piloto da Campos permaneceu intacto e surgiu no pelotão, para conseguir se livrar do drama atrás dele, terminando à frente de Nyck de Vries (ART Grand Prix) e Jordan King (MP Motorsport).

Jack Aitken faz uma bela corrida para conquistar sua primeira vitória na F2 em Baku
Jack Aitken faz uma bela corrida para conquistar sua primeira vitória na F2 em Baku
Foto: Divulgação / Fórmula 2 / F1Mania

Aitken fincou as fundações para sua vitória na largada, em uma tarde seca e ensolarada no circuito de rua de Baku. O britânico largou em oitavo no grid, mas pulou para terceiro na Curva 1, desviando de seus adversários. Também na frente estava o holandês De Vries, que pulou na frente do pole-position Nobuharu Matsushita na largada.

O caos foi instaurado atrás deles, já que os pilotos da Trident bateram, forçando Giuliano Alesi a abandonar. Louis Deletraz conseguiu se livrar do acidente, mas Callum Ilott não teve tanta sorte. Ele foi forçado a trocar de asa dianteira, tendo sido pego na batida.

O Safety Car foi para a pista e quando a pista foi limpa, a corrida reiniciou com De Vries mantendo a liderança. Matsushita então sofreu mais frustrações, já que problemas com seu carro o viram cair pelo grid, antes de parar nos boxes. Ele eventualmente retornou, mas já estava uma volta atrás do restante dos pilotos.

A primeira chance de Aitken pela liderança da corrida foi dada a ele por De Vries, depois de o piloto da ART Grand Prix ter um pit-stop muito lento. Tatiana Calderon foi a única a optar por uma estratégia alternativa e a colombiana liderou a corrida enquanto os demais carros paravam nos boxes. O Safety Car foi mandado para a pista mais uma vez para a retirada do carro de Mick Schumacher (PREMA), depois de ele rodar no terceiro setor.

Aitken foi para a liderança depois de ultrapassar Calderon que perdeu mais posições para pilotos com pneus mais novos. O piloto da Campos estava sendo seguido por De Vries, que passou Nicholas Latifi pela P2. Mais atrás, King estava no ataque e já tinha roubado a oitava posição de Anthoine Hubert, quando Dorian Boccolacci espalhou na última curva, para lhe dar de presente a P7.

Os três primeiros estavam andando sozinhos na frente e o líder da corrida Aitken construiu uma vantagem segura para De Vries, mas um terceiro Safety Car, depois de Guanyu Zhou ter acertado a barreira de proteção depois de ficar muito próximo da traseira de Juan Manoel Correa, reduziu a diferença para quase nada.

Com o Safety Car ainda na pista, Calderon acabou estacionando na reta principal, com a equipe BWT Arden pronta para seu pit-stop. Mais caos aconteceu depois de o Safety Car voltar para os boxes e a relargada foi abortada quando mais dois carros abandonaram: Sergio Sette Câmara rodou na pista e foi forçado a deixar seu carro, enquanto mais para trás, Louis Deletraz acertou a traseira de Boccolacci.

Sean Gelael tirou vantagem da confusão na pista para se recuperar da sua posição de largada no fim do grid. O piloto da PREMA largou na P19, mas quando a corrida reiniciou, ele já era sétimo.

King atacou Latifi na relargada, com Aitken tentando reconstruir sua vantagem para De Vries. O holandês chegou a ficar a uma distância de ultrapassagem com apenas um minuto para o fim com o uso do DRS, mas o britânico achou mais velocidade da sua Campos e não foi alcançado pelo piloto da ART Grand Prix até a bandeira quadriculada. Atrás deles, King manteve sua posição em terceiro, para seu primeiro pódio na F2. Também nos pontos ficaram Latifi, Boccolacci, Luca Ghioto, Gelael, Correa, Nikita Mazepin e Anthoine Hubert.

A F2 disputará sua segunda bateria do fim de semana amanhã, com Juan Manuel Correa largando da pole-position no grid invertido, com mais drama sendo praticamente uma certeza neste imprevisível circuito de rua de Baku.

F1Mania
Compartilhar
Publicidade
Publicidade