PUBLICIDADE

F1Mania

"Falta de um líder consistente" é a culpa dos problemas da McLaren, diz Brown

18 dez 2018 - 15h15
(atualizado às 19h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente-executivo da McLaren, Zak Brown, acredita que a "falta de um líder consistente" da equipe nos últimos cinquenta anos desempenhou um papel importante em suas lutas recentes.

“Falta de um líder consistente” é a culpa dos problemas da McLaren, diz Brown
“Falta de um líder consistente” é a culpa dos problemas da McLaren, diz Brown
Foto: Getty Images / F1Mania

A McLaren atravessa um dos piores momentos de sua história na Fórmula 1. Não vence um Grande Prêmio desde 2012, não aparece no pódio desde 2014 e em 2018 terminou na sexta posição no Campeonato de Construtores.

Durante esse período sofreu várias mudanças gerenciais, com a saída de Martin Whitmarsh, Ron Dennis retornando de depois sendo novamente demitido, Eric Boullier deixando a equipe, enquanto a gerência de Jost Capito durou poucos meses.

Brown chegou na McLaren no final de 2016 como diretor executivo, e em abril deste ano assumiu o papel de CEO, coincidindo com a reestruturação do McLaren Group sendo dividido em três áreas.

Gil de Ferram chegou como diretor esportivo em meados de 2108, substituindo Boullier, com Brown confirmando que o sucesso da McLaren estava "anos atrasado" devido ao baixo nível de desempenho.

Ele acredita que a McLaren agora tem a estrutura certa para construir e se recuperar de suas temporadas difíceis.

“Em último caso, o que nos trouxe até aqui neste ano começou há cinco anos”, disse ele.

“Então, o problema deste ano é antigo. Meu resumo disso é que tivemos uma falta de liderança consistente. Eu não aponto os dedos alguém.

"Isso foi uma falta de foco por causa de todas as atividades que estavam acontecendo, desde a sala do conselho para baixo, aquisições, fusões de empresas, princípios de equipe, CEOs, então eram sempre problemas para se resolver, (resumindo) falta de foco.

"Acho que foi isso que criou a questão e, em seguida, o que veio disso é que as pessoas não tinham metas claras e responsabilidades, finalmente, foi isso que produziu um carro de corrida ruim este ano, foi meio que nossa estrutura, nossa organização.

"As pessoas individuais são extremamente talentosas. Nós temos títulos mundiais, temos mais de 100 pessoas que estão aqui há mais de 20 anos.

“Então eles não se esqueceram de como ganhar, simplesmente não tínhamos a infraestrutura certa, e é isso que decidimos consertar.”

A McLaren entrará em 2019 com uma formação revisada de pilotos com Lando Norris e Carlos Sainz Jr.

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – “Schumacher não respira com ajuda de aparelhos”, diz jornal britânico:

Confira os melhores momentos da Fórmula E na Arábia Saudita:

EQUIPES E PILOTOS | FORMULA E 2018/2019 | Campeonato ABB FIA Fórmula E

Assista ao “RESUMÃO” das novidades da F-E para temporada 2018/2019?

F1Mania
Compartilhar
Publicidade
Publicidade