0

Esquenta Fórmula E: Jean-Eric Vergne conquista o bicampeonato em 2018-19

19 nov 2019
18h57
  • separator
  • 0
  • comentários

A quinta temporada, a 2018-2019, foi recheada de novidades e contou com um incrível equilíbrio nas primeiras oito oprovas. Mas no final, Jean-Eric Vergne conseguiu seu bicampeonato na Fórmula E.

Foto: Techeetah Team
Foto: Techeetah Team
Foto: F1Mania

A quinta temporada da categoria totalmente elétrica de monopostos foi diferente de todas as anteriores. Foi a competição que marcou a estreia do Gen2, o novo carro da categoria, com um visual futurista, mais veloz e com maior autonomia de bateria, eliminando a necessidade da troca de carros durante as provas.

Para o grid, alguns nomes já conhecidos de outras categorias: entre eles o DTM Gary Paffett, e os ex-F1 Pascal Wehrlein, Stoffel Vandoorne além do brasileiro Felipe Massa.

Oito pilotos diferentes venceram as oito primeiras provas da quinta temporada da Fórmula E, todos de nacionalidades diferentes. Entre as equipes, apenas a Envision Virgin Racing conquistou duas vitórias nesta sequência, uma com Sam Bird e outra com Robin Frijns.

Mas na nona prova do campeonato em Mônaco, Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) começou a se destacar diante dos demais adversários, vencendo no principado e assumindo a liderança da competição.

Atual campeão, o piloto francês conquistou mais dois pódios: um terceiro lugar em Berlim (prova vencida por Lucas di Grassi), e a terceira vitória na temporada, em Berna, que fez com que Vergne chegasse a rodada dupla de Nova Iorque com a maior vantagem de um líder em relação a um segundo colocado nesta situação: 32 pontos.

Ou seja: mesmo que não pontuasse na primeira corrida do fim de semana em Nova Iorque, e o segundo colocado Lucas di Grassi conquistasse um hat-trick (pole position, vitória e volta mais rápida), Vergne continuaria líder do campeonato na corrida decisiva.

E, de fato, Vergne não pontuou na primeira corrida do fim de semana. O atual campeão terminou a prova apenas na 15ª colocação, enquanto se envolveu em um acidente com Massa na última volta, brigando pela oitava colocação.

Em contrapartida, Di Grassi largou apenas em 14º e teve que fazer uma prova de recuperação cruzando a linha de chegada em quinto, diminuindo em dez pontos a diferença. A vitória ficou com Sébastien Buemi (Nissan e.Dams), seguido por Mitch Evans (Panasonic Jaguar Racing) e Antonio Félix da Costa (BMW i Andretti Motorsport).

Na segunda corrida, Di Grassi e Vergne dividiram a mesma fila, largando na 11ª e 12ª colocação, respectivamente. E permaneceram próximos durante boa parte da prova, com o brasileiro a frente, mas sempre acompanhado de perto pelo francês.

Nas voltas finais, Di Grassi passou a travar uma intensa batalha com Evans pelo sexto lugar e ambos acabaram batendo, terminando de vez com a disputa pelo título da temporada e confirmando o inédito bicampeonato de Vergne.

"A sensação de ser bicampeão da Fórmula E é especial, porque essa temporada foi como se nós religássemos tudo, com um novo carro e formato. Foi quase como fazer tudo de novo, de muitas formas", declarou o único bicampeão da história da categoria.

A vitória do último ePrix da sexta temporada ficou o holandês Frijns, enquanto Alexander Sims e Buemi completaram o pódio. Para o suíço da Nissan e.Dams, o terceiro lugar garantiu o vice-campeonato, superando Di Grassi.

Confira a playlist com os Melhores Momentos de todas as etapas da temporada 2018-19 da Fórmula E:

Quer assistir ao vivo às corridas da Indy, Fórmula 2, Fórmula 3 e Superbike? Acesse http://f1mania.vc/4K e experimente grátis por 1 mês!

Receba as notícias da F1Mania pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/HCe0RomLk5a0es06X99dHI

Inscreva-se em nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/f1mania?sub_confirmation=1

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – Victor Berto comenta o sábado do GP do Brasil F1 2019:

STOCK CAR 2019 | VELO CITTÀ – 10ª etapa | MELHORES MOMENTOS (Corrida 1 e 2):

Visitamos o DAYTONA INTERNATIONAL SPEEDWAY | FÉRIAS F1MANIA:

KART ELÉTRICO, FUTEBOL E FÓRMULA E | FELIPE MASSA comenta durante entrevista em São Paulo:

HEINEKEN: #OBRIGADOSENNA, filme exalta poder de união do ídolo brasileiro AYRTON SENNA:

F1Mania
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade