PUBLICIDADE

F1Mania

Equilíbrio marca estreia na GT Series, com Rico Araujo fazendo ótima estratégia para vencer no Algarve

13 set 2019 - 16h15
Compartilhar
Exibir comentários

Na Got It English GT Series, o equilíbrio de uma categoria totalmente renovada não foi surpresa para os presentes no circuito virtual de Algarve, palco nesta quinta-feira (12) do debute na temporada 2019/3 no F1 Brasil Clube, onde Rico Araujo deu à REF Motorsports a primeira vitória da escuderia.

Equilíbrio marca estreia na GT Series, com Rico Araujo fazendo ótima estratégia para vencer no Algarve
Equilíbrio marca estreia na GT Series, com Rico Araujo fazendo ótima estratégia para vencer no Algarve
Foto: F1Mania

Vale destacar o grid totalmente renovado para a temporada. A começar pela Vakuum Racing, que firmou dois trios completos, com Ronan Mendina, atual vice-campeão, ao lado de Matheus Fonseca e Rafael Amaral, além de Marlus Brigola, Edilson Freshi e Rodrigo de Sousa.

Em menor número, as duplas formaram tendência na categoria. A Team Brasil Racing teve os irmãos Felipe e Pedro Oliveira, enquanto a Hattrick Racing contou com Celso Pedri e Alex Albuquerque, ainda ausente nesta prova. A Evolution Racing Team também estreou Guilherme Morelli ao lado do já conhecido João Warmling. A Academia GP tem Douglas Garcia e Marcos Garcia em família.

Os esforços individuais estavam nas mãos de Rico Araujo, da REF Motorsports, de Wevertton Marques, pela Fast Lap, e do atual campeão Tiago Emanuel, agora pela TX e-Sports. Gabriel Galerum completou este grupo sendo o único piloto da HUE BR.

Na classificação, Rico surpreendeu com uma pole position avassaladora, também com pneus macios cravando meio segundo sobre a concorrência. Matheus Fonseca fez o segundo tempo, seguido por Wevertton Marques, Ronan Mendina e Celso Pedri no Top 5. O atual campeão Tiago Emanuel foi apenas o sétimo. Confira a ordem completa de largada a seguir.

Classificação

1 Rico Araujo (REF), 1:43.484

2 Matheus Fonseca (Vakuum), 1:44.091

3 Wevertton Marques (Fast Lap), 1:44.301

4 Ronan Mendina (Vakuum), 1:44.437

5 Celso Pedri (Hattrick), 1:44.838

6 Douglas Garcia (Academia GP), 1:44.942

7 Tiago Emanuel (TX), 1:45.086

8 Guilherme Morelli (Evolution), 1:45.282

9 Rodrigo Sousa (Vakuum 2), 1:45.945

10 Gabriel Galerum (HUE BR), 1:45.983

11 Pedro Oliveira (Team Brasil), 1:46.537

12 Joao Warmling (Evolution), 1:46.653

13 Andre Zanchetta (Z3), 1:47.096

14 Marcos Garcia (Academia GP), 1:47.176

15 Felipe Oliveira (Team Brasil), 1:47.186

16 Marlus Brigola (Vakuum 2), 1:47.746

Largada boa até o meio do pelotão, enquanto mais atrás Pedro Oliveira e João Warmling saíram mais lentos e alguns pilotos se espremeram para desviar. Araújo seguiu na ponta com imediata pressão de Marques, enquanto Garcia, Pedri, Mendina e Emanuel formavam o bloco seguinte.

Um erro isolado de Wevertton o fez cair várias posições, iniciando então uma corrida de recuperação. As excelentes disputas marcaram a sequência em Algarve, como o duelo entre Morelli e Sousa, ou mesmo a briga tripla entre André Zanchetta, Felipe Oliveira e Gabriel Galerum.

Agora com a configuração de consumo de combustível dobrado, os pilotos se viram obrigados a parar pelo menos uma vez nos boxes, e a dúvida nas estratégias ficou por conta de incluir ou não a troca de pneus junto ao reabastecimento.

Rico e Celso optaram pelos pneus macios, enquanto Ronan e Douglas foram com os médios, mas todos eles realizaram as trocas na mesma janela da metade do percurso. Já Tiago resolveu ficar bem mais tempo na pista, iniciando mais pesado com o combustível e parando a 15 minutos do fim com um pit stop mais rápido, inserindo menos litros e sem troca de seus pneus médios, o que o projetou ao segundo posto, imediatamente sofrendo pressão dos pilotos da Academia GP, Hattrick e Vakuum.

Com o rebalanceamento de performances – que incluiu restritores de potência e peso adicional a alguns carros – o equilíbrio era enorme, mas era possível ver as características naturais de cada GT3. O Porsche de Douglas tinha boa saída de curvas e conseguia respirar sob a pressão do Mercedes tricolor de Ronan, enquanto o Lamborghini de Tiago seguia se comportando bem em média alinhado com os Mercedes e BMW.

As disputas foram maiores do que na temporada anterior também por conta da divergência nas estratégias, com pilotos parando mais tarde e passando a sofrer pressão de quem chegava de pneus novos. Em um duelo entre Felipe Oliveira e Celso Pedri, por exemplo, um toque custou a Celso o pódio.

Assim que Tiago fez o pit stop, o segredo foi desvendado: Rico Araújo passou a figurar livre na ponta para vencer em Algarve e iniciar a GT Series com o primeiro lugar na tabela. Tiago Emanuel manteve seu status de campeão com o segundo lugar, e Douglas Garcia foi o terceiro, em grande estreia da equipe Academia GP.

Ronan Mendina e Celso Pedri completaram o grupo dos cinco, a frente de Wevertton Marques, Rodrigo de Sousa, Matheus Fonseca, Guilherme Morelli e Marcos Garcia, encerrando o Top 10.

A próxima etapa da Got It English GT Series será no dia 26/9, no circuito virtual de Silverstone, a partir das 22h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no canal do F1BC no YouTube. Todas as informações sobre o F1 Brasil Clube você confere em www.f1bc.com.

Final, 50 minutos

1 Rico Araujo (REF), 28 voltas

2 Tiago Emanuel (TX), +8.996

3 Douglas Garcia (Academia GP), +10.426

4 Ronan Mendina (Vakuum), +10.543

5 Celso Pedri (Hattrick), +9.675 [+20s]

6 Wevertton Marques (Fast Lap), +41.553

7 Rodrigo Sousa (Vakuum 2), +1:01.400

8 Matheus Fonseca (Vakuum), +1:04.385

9 Guilherme Morelli (Evolution), +1:20.323

10 Marcos Garcia (Academia GP), +1:41.950 [+40s]

11 Marlus Brigola (Vakuum 2), +1 lap

12 Felipe Oliveira (Team Brasil), +1 lap

13 Gabriel Galerum (HUE BR), +1 lap

14 Andre Zanchetta (Z3), +1 lap

15 Joao Warmling (Evolution), +2 laps

16 Pedro Oliveira (Team Brasil), +23 laps (DNF) [+20s]

Volta mais rápida: Rico Araujo, 1:44.357

Race Control

Marcos Garcia, +40s - Incidente com prejuízos moderados (7.7.3) [+3 Licença] [Q]

João Warmling, Alerta – Erro no procedimento de largada com prejuízos mínimos (7.3.1) [+1 Licença] [0]

Pedro Oliveira, Alerta – Erro no procedimento de largada com prejuízos mínimos (7.3.1) [+1 Licença] [0]

João Warmling, +20s - Incidente com prejuízos leves (7.7.2) [+2 Licença] [1]

Guilherme Morelli, Alerta - Incidente com prejuízos mínimos (7.7.1) [+1 Licença] [2]

Incidente entre Guilherme Morelli e Marlus Brigola – Nenhuma ação tomada [3]

Guilherme Morelli, Alerta - Entrada/saída irregular nos boxes sem ganho (7.6.1) [+1 Licença] [11]

Marcos Garcia, Alerta - Entrada/saída irregular nos boxes sem ganho (7.6.1) [+1 Licença] [11]

Felipe Oliveira, Alerta - Incidente com prejuízos mínimos (7.7.1) [+1 Licença] [16]

Celso Pedri, +20s - Incidente com prejuízos leves (7.7.2) [+2 Licença] [16]

Pontos nas Licenças

Marcos Garcia +4

João Warmling +3

Guilherme Morelli +2

Celso Pedri +2

Pedro Henrique Oliveira +1

Felipe Oliveira +1

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A TEMPORADA 2019/3

As inscrições para a temporada 2019/3 do F1 Brasil Clube já estão abertas. Acesse www.f1bc.com/inscricoes, escolha os seus campeonatos favoritos e faça a sua inscrição. O clube logo entrará em contato para confirmar sua participação.

O F1BC tem o patrocínio de Abacom Compressores, Adelante Sports, Aliança Assessoria Contra Incêndio, Extreme SimRacing, Fanatic Brazil, Fast Lap Kart Indoor, Got It English, M7Help, Planet Games, SpeedZone, TimãoWeb, Canal Time Attack, e o apoio de F1 Brasil, F1 Mania, NRT Servers, iRacing, Reiza Studios, Kunos Simulazioni, Studio 397, SimSync, GridKart Brasil e Canal Sim-Force.

F1Mania
Compartilhar
Publicidade
Publicidade