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Construtor de chassi da Fórmula E fará a base do Extreme E

25 abr 2019 - 14h48
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O chassi base para o próximo campeonato de corrida SUV elétrico, Extreme E, será produzido pela fornecedora de chassis Spark Racing Technology, que é a fornecedora da ABB FIA Fórmula E.

Construtor de chassi da Fórmula E fará a base do Extreme E
Construtor de chassi da Fórmula E fará a base do Extreme E
Foto: F1Mania

A Spark, que construiu os carros Gen1 e Gen2 da FE, fará um conjunto de peças de especificação para cada carro XE, com fabricantes concorrentes, capazes de construir seus próprios bodykits de modelos de SUV em certas áreas.

Serão produzidas pela Spark, a estrutura de aço tubular, a suspensão e os amortecedores do carro XE, o sistema de freio e direção, bem como a estrutura de proteção a colisão, e a gaiola.

As áreas de bodykit que os fabricantes podem moldar foram definidas como “áreas selecionadas de carroceria externa”.

Estes incluem a tampa do motor, saia lateral, luzes e pára-choques dianteiro e traseiro, enquanto as áreas de powertrain que estão abertas para o desenvolvimento do fabricante, estão limitadas aos motores e inversor em cada carro.

“Começar o processo de produção e construção de um carro é sempre especial, e um momento decisivo para se lançar uma nova categoria”, disse Alejandro Agag, co-fundador da XE e FE.

“Estou feliz por estar novamente nesta jornada com a Spark Racing Technology, assim como fizemos para a Fórmula E.

“Trabalhar com parceiros confiáveis e pessoas como Theo (Gouzin, diretor técnico da Spark), e a equipe da Spark, nos permite avançar nos preparativos e oferecer carros prontos para as equipes, antes de dar a eles a liberdade de desenvolver seus próprios componentes".

“Mal posso esperar para ver o protótipo em ação, e a primeira demonstração pública neste verão".

“Fique atento para mais notícias vindas do Extreme E, nas próximas semanas.”

Um teste de protótipo do XE, está programado para ocorrer em julho deste ano, e as equipes participantes receberão os carros inicialmente produzidos, atualmente definidos em no máximo 12, em março de 2020.

Os testes em grupo dos carros estão programados para o verão de 2020, antes da primeira corrida marcada para 21 de janeiro.

Os cinco locais marcados para os primeiros eventos do XE incluem o Ártico, o Himalaia, o deserto do Saara, a floresta amazônica e as ilhas no Oceano Índico, com as instalações do paddock hospedadas no antigo Royal Mail Ship St Helena.

A FE operará a categoria XE, lançada oficialmente em janeiro.

“A Spark está entusiasmada em projetar o novo SUV elétrico da Extreme E”, disse Gouzin. “Nossa equipe tem o privilégio de ser co-pioneira nesta nova competição focada em e-mobilidade".

“Spark vê o Extreme E como um pensamento inovador e um verdadeiro desafio de engenharia, o melhor campo de testes para veículos elétricos”, concluiu.

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