0

Com Barrichello na liderança, Stock Car chega a Goiânia embalada pela competitividade

16 mai 2019
19h32
  • separator
  • comentários

A Stock Car desembarca em Goiânia neste final de semana (19/5) depois de realizar três provas marcadas pela alternância e drama que permeiam as grandes competições. Ainda é cedo para qualquer previsão, mas o que pilotos e equipes mostraram na prova de abertura do Velopark (RS) e na rodada dupla do Velo Città (SP) é o mais revelador indicativo de que 2019 deve ser um ano de automobilismo no mais alto nível na principal categoria do país. Ingressos para a etapa goiana já estão disponíveis em www.ticketsforfun.com.br ou nos postos físicos indicados abaixo.

Com Barrichello na liderança, Stock Car chega a Goiânia embalada pela competitividade
Com Barrichello na liderança, Stock Car chega a Goiânia embalada pela competitividade
Foto: Divulgação / F1Mania

Após as provas do Velopark e do Velo Città, Daniel Serra era o líder com 61 pontos, seguido de perto por Rubens Barrichello (59) e Ricardo Maurício (55). O atual bicampeão aproveitou bem o máximo de 84 pontos colocados em jogo na soma das três corridas realizadas, atingindo um índice de aproveitamento de 72% dos pontos disponíveis até aqui, contra 70% de Barrichello e 65% de Ricardo Maurício. Mas tudo mudou nesta sexta-feira após a desclassificação de Ricardo Zonta, vencedor da segunda corrida no Velo Città, por uma irregularidade técnica em seu carro da Shell Racing. Barrichello agora é o líder com 64 pontos, seguido por Serra dois pontos atrás. Ricardo Maurício é o terceiro (56 pontos), enquanto Felipe Fraga (50), Thiago Camilo (49) e Gabriel Casagrande (49) completam os seis primeiros do campeonato.

Com as pequenas diferenças exibidas na tabela entre os primeiros colocados, a rodada dupla de Goiânia pode facilmente promover um novo líder, já que neste domingo estarão em jogo um máximo de 54 pontos. Além disso, dos 16 primeiros colocados na classificação, 12 estão entre os eventuais vencedores de corridas na Stock - então tudo é possível.

Grande início - O primeiro momento marcante da temporada 2019 aconteceu já na etapa de abertura, na disputa pela honra de faturar a "Stock Car 500", corrida histórica para o automobilismo nacional. Daniel Serra fez valer seu tino de campeão para decidir a vitória no Velopark em uma jogada estratégica. Depois de duelar duramente contra o poleCamilo, o atual bicampeão atrasou sua parada para troca de pneus e voltou para a pista com pneus slick - em uma surpreendente leitura da corrida que garantiu a primeira vitória no terço final da prova, quando a chuva se dissipava de maneira definitiva. Serrinha vencia, assim, a corrida número 500 da Stock Car, colocando em seu currículo mais uma estatística importante.

Se a vitória de Serra em uma jogada de mestre bastante aplaudida pelo preparador Rosinei "Meinha" Campos foi o ponto alto daquela etapa, a entrevista de Camilo depois de conquistar a pole, no dia anterior, foi igualmente marcante para os fãs. Visivelmente emocionado, Thiago declarou que aquele seria o início da virada de sua equipe, a Ipiranga Racing, que em 2018 enfrentou muitas dificuldades e passou por um período de reconstrução. O maior vencedor da Corrida do Milhão, no entanto, amargaria a derrota para Serrinha depois de um erro no piso molhado e de ver o adversário abrir uma vantagem decisiva na estratégia dos pneus.

Decisão nos metros finais - No Velo Città, entretanto, Camilo teria o momento de redenção. Ele cravou novamente a pole e liderou toda a Corrida 1 da primeira rodada dupla do ano. Mas sempre importunado pelas investidas de Serra, que ora apertava o ritmo, ora tentava induzir o líder ao erro em um jogo psicológico permanente. Foram os minutos finais da prova que radicalizaram o drama. Enquanto o público acompanhava Camilo levar nítida vantagem no primeiro setor, Daniel se aproveitava do melhor acerto no restante da pista, em um jogo no qual qualquer vacilo seria decisivo. Faltando um minuto e meio, Serra conseguiu alcançar o líder e os dois passaram a fazer curvas lado a lado. Esticando a tensão até o último metro de prova, a dupla recebeu a bandeirada separada por apenas 0s2, em um final de tirar o fôlego a favor de Thiago Camilo.

A corrida complementar da rodada dupla no Velo Città foi a mais confusa da temporada até o momento - e a mais cheia de alternativas. Com os dez primeiros da Corrida 1 tendo suas posições invertidas no grid da prova seguinte, como manda o regulamento, Julio Campos largou na pole enquanto uma sucessão de toques e alguns acidentes revolucionavam o pelotão que vinha atrás. Foi nesse momento, já na largada, que Daniel Serra caiu para 17º e viu suas chances de novo pódio evaporarem no calor de 30º centígrados daquele domingo.

Campos e Rubens Barrichello duelaram pela ponta até a parada de box, quando Ricardo Zonta emergiu como novo líder. Barrichello, agora segundo colocado mesmo depois de uma parada demorada, tentou forçar o ritmo para superar o paranaense. Mas o cansaço e a desidratação causados por uma falha no sistema que fornece água ao competidor exauriram o ex-piloto da Ferrari. Barrichello lutou, cruzou a linha de chegada no limite de suas forças, mas teve que se conformar com o segundo lugar - que virou uma P1 depois da desclassificação de Zonta nesta quinta-feira (16).

Retrospecto - O autódromo de Goiânia sediou a sexta e a 11ª etapas da Stock Car no ano passado. A primeira visita da categoria ao circuito goiano foi em rodada simples e valeu pela famosa "Corrida do Milhão". O vencedor foi Rubens Barrichello que surpreendeu o grid ao ficar na pista o máximo possível, fazer a última parada obrigatória a três voltas do final e assim passar à frente do então líder Max Wilson. O português Antonio Félix da Costa fechou o pódio em terceiro lugar. Na rodada dupla disputada três meses depois, Ricardo Zonta faturou a primeira prova, com Diego Nunes e Felipe Fraga nas posições seguintes. Fechando aquela etapa, Max Wilson, Nelsinho Piquet e Felipe Fraga subiram ao pódio. Na soma de todos estes resultados, Max Wilson aparece como o piloto com o melhor retrospecto recente em Goiânia.

Com preços iniciando em R$ 50 e R$ 25 (meia entrada), os ingressos valem para a rodada dupla da Stock Car (no domingo) e da Stock Light (sábado e domingo). As provas fazem parte das comemorações dos 40 anos da Stock Car. O domingo contará ainda com um desfile de carros de época e um show de Drift, versão do automobilismo de competição na qual os carros contornam as curvas derrapando. Confira abaixo a programação e locais de compra.

Programação, incluindo a Stock Light:

Sexta-feira, 17 de maio

09h00 - 09h30 - 1º treino livre, Stock Light, Grupo 1

09h45 - 10h15 - 1º treino livre, Stock Light, Grupo 2

10h30 - 11h00 - Treino extra, Stock Car, Grupo 1

11h15 - 11h45 - Treino extra, Stock Car, Grupo 2

13h00 - 13h30 - 1º treino livre, Stock Car, Grupo 1

13h45 - 14h15 - 1º treino livre, Stock Car, Grupo 2

14h30 - 15h00 - 2º treino livre, Stock Light, Grupo 1

15h15 - 15h45 - 2º treino livre, Stock Light, Grupo 2

16h00 - 16h30 - 2º treino livre, Stock Car, Grupo 1

16h45 - 17h15 - 2º treino livre, Stock Car, Grupo 2

Sábado, 18 de maio

08h00 - 08h30 - 3º treino livre, Stock Light, Grupo 1

08h45 - 09h15 - 3º treino livre, Stock Light, Grupo 2

09h30 - 10h00 - 3º treino livre, Stock Car, Grupo 1

10h15 - 10h45 - 3º treino livre, Stock Car, Grupo 2

11h30 - 11h50 - Classificação Stock Light

13h30 - 14h30 - Classificação Stock Car

15h15 - 15h45 - Corrida 1 Stock Light (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 19 de maio

10h00 - 10h30 - Corrida 2 Stock Light (30 minutos + 1 volta)

10h45 - 10h55 - Show de Drift

11h00 - 12h00 - Visitação aos boxes

12h00 - 12h10 - Desfile de Carros de Época

13h00 - 13h40 - Corrida 1 Stock Car (40 minutos + 1 volta)

13h55 - Divulgação da votação popular Fan Push

14h00 - 14h40 - Corrida 2 Stock Car (40 minutos + 1 volta)

Confira os últimos vídeos do canal da F1MANIA no YouTube – INDY 500: Acidente de FERNANDO ALONSO durante os treinos:

ePRIX DE MÔNACO | Melhores Momentos | FÓRMULA E 2018/19 – 9ª etapa:

O QUE APRENDEMOS COM O ePRIX DE MÔNACO 2018/19?

Lucas di Grassi comenta o ePrix de Mônaco 2019 – Fórmula E:

GP DO BRASIL 2020 será realizado no RIO DE JANEIRO, diz JAIR BOLSONARO:

Vídeo mostra o traçado do novo AUTÓDROMO de DEODORO no RIO DE JANEIRO

ePRIX DE PARIS | Melhores Momentos | FÓRMULA E 2018/19 – 8ª etapa:

FÉRIAS F1MANIA | Pilotamos uma FERRARI 488 GTB no SPEEDVEGAS:


F1Mania
  • separator
  • comentários
publicidade