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24h de Daytona: Oliver Jarvis bate recorde e garante a pole para a Mazda; Marcos Gomes é pole na GT

25 jan 2019 - 12h24
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A qualificação para as 24 Horas de Daytona viu um novo recorde depois de 20 anos. Oliver Jarnis pilotou o #77 Mazda DPi para ser o pole position com o tempo de 1:33,685s, quebrando o recorde estabelecido por P.J. Jones em 1993 por cerca de dois décimos.

24h de Daytona: Oliver Jarvis bate recorde e garante a pole para a Mazda; Marcos Gomes é pole na GT
24h de Daytona: Oliver Jarvis bate recorde e garante a pole para a Mazda; Marcos Gomes é pole na GT
Foto: Twitter/ Reprodução / F1Mania

A briga pela pole foi mais próxima do que alguns poderiam imaginar. Embora fosse quase inteiramente a Mazda a dominar o topo das tabelas de tempo, o Team Penske se esforçou para derrubar os "Mazdas". No final, foi Ricky Taylor quem chegou mais perto, com o #7 Acura postando o tempo de 1:33.873s.

Juan Pablo Montoya ficou em terceiro lugar com a Acura, postando o tempo de 1:34.095s no carro #6 da Penske. Jonathan Bomarito, que deteve brevemente a pole nos estágios iniciais da sessão, completou a segunda fila do grid com um 1:34.212s.

A qualificação foi um pouco mais complicada para a Cadillac e a Nissan. O Cadillac mais rápido foi do brasileiro Felipe Nasr - que tem Pipo Derani no time, embora seu 1:34.433s tenha sigo quase um segundo atrás do tempo estabelecido por Jarvis. O outro carro da Action Express, o Mustang Sampling Cadillac #5 - de Christian Fittipaldi, teve problemas com os freios. Como resultado, os defensores do título de Daytona não conseguiram marcar uma volta e terão que largar do final do grid.

Jordan Taylor se classificou na sexta posição no carro #10 da Wayne Taylor Racing, à frente de Agustin Canapino, da Juncos Racing, na P7.

O time de Ruben Barrichello, o JDC-Miller MotorSports, a bordo do Cadillac DPi vai largar na P8 com o tempo de 1:35.369s.

O único Nissan da CORE Autosport sofreu visivelmente na qualificação, com o 1:36.686s de Jon Bennett sendo mais lento do que dois carros da LMP2.

Os dois carros da LMP2 foram o #81 da Dragonspeed pilotado por James Allen e Gabriel Aubry no #52 PR1 Mathiasen Motorsports ORECA. O 1:35.904s de Allen foi meio segundo mais rápido do que o melhor tempo do francês de 1:36.427s. O grid da LMP2 foi completado pelo #18 da Dragonspeed com 1:37.377s e o #38 Performance Tech Motorsports ORECA com 1:38.121s.

Na GTLM pole ficou com a Porsche de Nick Tandy. A bordo do Porsche 911 RSR, Tandy fez o tempo de 1:42.257s.

A disputa na qualificação foi bastante próxima, com o top 8 separado por menos de um segundo. A briga pelo primeiro lugar foi uma luta entre Corvette, Porsche, Ferrari e Ford. Davide Rigon com a Ferrari #62 foi o primeiro a definir um tempo significativo antes de Tandy ser o primeiro a cravar um tempo na casa dos "1:42s".

O companheiro de equipe de Tandy, Earl Bamber, assumiu então o primeiro lugar novamente antes do britânico definir o tempo de volta que lhe daria sua sexta pole position na GTLM, um novo recorde.

Na categoria GT Daytona a pole ficou com o brasileiro Marcos Gomes, da Via Italia Racing - time do também brasileiro Victor Franzoni, pilotando uma Ferrari 488 GT3. Bem Keating, na Mercedes AMG GT3 do time de Felipe Fraga, foi o segundo colocado à frente do Acura de Trent Hindman.

O time de Daniel Serra, que fez a pole em 2018, vai largar na sexta posição da GT Daytona.

Bia Figueiredo foi a encarregada da qualificação para seu time composto apenas por mulheres, o Acura NSX GT3 #57 da Heinricher Racing, e vai largar na P11.

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