F1: Bortoleto bate forte na última volta da sprint do GP de São Paulo; Norris vence e abre vantagem
Com pista molhada, prova no Autódromo de Interlagos tem bandeira vermelha e acidente de brasileiro
That was a big crash
Huge relief to know Gabi is all right #F1Sprint #BrazilGP pic.twitter.com/NNxKKSopr4
— Formula 1 (@F1) November 8, 2025
A corrida sprint do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, neste sábado, ficou marcada por acidentes. O principal deles envolveu o brasileiro Gabriel Bortoleto na última das 24 voltas da prova. Vice-líder do campeonato, Oscar Piastri, também bateu e viu o companheiro de McLaren e primeiro colocado no Mundial, Lando Norris, subir no lugar mais alto do pódio e ampliar sua vantagem na liderança para nove pontos.
A largada foi limpa para os líderes, com as posições mantidas. Hamilton se destacou pulando da 11ª para a oitava posição. No fundo, Bearman e Lawson se estranharam na curva do lago. O britânico da Haas rodou e perdeu posições. Bortoleto não conseguiu sustentar o 14º lugar e foi ultrapassado por Colapinto.
Na sexta volta, a zebra da curva do sol mostrou seus riscos com a pista molhada. Piastri perdeu o controle do carro ao passar com o pneu sobre a parte com água empoçada na zebra e bateu.
Drama in #F1Sprint as Piastri crashes out! #F1 #BrazilGP pic.twitter.com/rRbfLf6SLQ
— Formula 1 (@F1) November 8, 2025
Logo em seguida, no mesmo ponto, bateram Hülkenberg e Colapinto. O australiano e o argentino tiveram de abandonar. Os acidentes provocaram primeiramente a entrada do safety car e, depois, foi determinada a interrupção da prova, com bandeira vermelha.
A prova ficou parada por cerca de 25 minutos até que os carros acidentados fossem retirados e as barreiras de pneus restauradas.
Colapinto and Hulkenberg also found the barriers at Turn 3
Hulkenberg got going and has made his way back to the pits #F1Sprint #BrazilGP pic.twitter.com/aCJbedgXHA
— Formula 1 (@F1) November 8, 2025
A relargada foi feita em movimento. Norris sustentou a ponta, Russell atacou Antonelli, mas o italiano ficou em segundo. Alonso e Verstappen chamaram a atenção ao brigarem pela quarta colocação com intensidade. O holandês prevaleceu e deixou o espanhol lutando com as Ferraris mais atrás. A briga entre Alonso, Leclerc e Hamilton durou 15 voltas até que o monegasco conseguisse ultrapassar o piloto da Aston Martin.
Na parte final, os pneus médios de Antonelli o tornaram mais competitivo que os macios de Norris. O jovem italiano se aproximou e fez pressão sobre o britânico. Mas já era tarde para uma reação, e a vitória ficou com Norris.
Acidente com Bortoleto
A última volta ficou marcada por um acidente impressionante de Bortoleto. O piloto da Sauber vinha bem na corrida, havia ganhado posições e brigava pelo 10º lugar com Alex Albon, da Williams. O brasileiro perdeu o controle do carro no fim da reta principal, entrada do S do Senna, e bateu forte. O carro chegou a decolar antes de colidir lateralmente com a barreira de pneus. Ele passa bem apesar do susto.
Classificação final do GP de São Paulo de F1
- Lando Norris (GBR/McLaren), em 53min25s928
- Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), a 0s845
- George Russell (GBR/Mercedes), a 2s318
- Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 4s423
- Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 16s483
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 18s306
- Lewis Hamilton (GBR/Ferrari), a 18s603
- Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 19s366
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 23s933
- Isack Hadjar (FRA/Racing Bulls), a 29s548
- Esteban Ocon (FRA/Haas), a 31s000
- Oliver Bearman (GBR/Haas), a 31s334
- Liam Lawson (NZE/Racing Bulls), a 38s090
- Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 38s462
- Carlos Sainz (ESP/Williams), a 38s951
- Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), a 42s349
- Alex Albon (TAI/Williams), a 55s456
- Não completaram: Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), Oscar Piastri (AUS/McLaren) e Franco Colapinto (ARG/Alpine)