Em duelo tático, Toyota #8 lidera após 6 horas em Le Mans. Farfus puxa fila na GTE-Am
A edição 2020 das 24 Horas de Le Mans segue bastante estudada. Ao final do primeiro quarto de corrida, o Toyota #8 aparece na frente, enquanto Augusto Farfus domina a GTE-Am
As 24 Horas de Le Mans de 2020 estão vendo um intenso jogo de xadrez nas estratégias dos dois carros da Toyota. Neste sábado (19), #7 e #8 da marca japonesa se revezam na dianteira, com táticas de pit-stops longe da janela um do outro. Entre a quarta e a sexta hora de prova, o duelo seguiu, com o #8 tendo uma ligeira vantagem. Na GTE, enquanto isso, Daniel Serra e Augusto Farfus surgem fortes na briga pelo triunfo.
Os stints do #7 tiveram Kamui Kobayashi e José María López com bons ritmos, mas, assim como no final da quarta hora, o #8 tomou a dianteira quando o número de paradas foi igualado. No #8, Brendon Hartley e Kazuki Nakajima também tiveram stints sólidos.
A briga está desenhada para a Toyota, mas a Rebellion segue escoltando, aguardando algum problema com a rival. No #1, de Bruno Senna, Norman Nato tem uma volta de vantagem sobre o #3, guiado nos últimos minutos pelo suíço Louis Delétraz, da Fórmula 2.
Os últimos 120 minutos de prova em Le Mans foram de tráfego intenso e, naturalmente, bandeiras amarelas, a maior parte delas em colisões leves ou rodadas. No entanto, o safety-car foi acionado quando o relógio virava para as seis horas de corrida, em batida do #52 da Ferrari na GTE-Pro.
Na LMP2, prova complicada para a Alpine de André Negrão, que veio em 14º na classe após as primeiras seis horas. Lá na frente aparecem o #37 da Jackie Chan e o #26 da G-Drive, de Jean-Éric Vergne.
Um dos melhores nomes do primeiro quarto da prova, Daniel Serra e seus companheiros do #51 da Ferrari aparecem em segundo na classe GTE-Pro, atrás apenas do #71, também da escuderia italiana. A Ferrari vem levando a melhor no que é a grande briga da corrida com a Aston Martin.
Na GTE-Am, destaque absoluto para o #98 da Aston Martin, que voltava a aparecer na dianteira. Com Augusto Farfus na tripulação, Paul Dalla Lana levava o time para o primeiro lugar na classe. Oswaldo Negri, da surpreendente Luzich, fechou a sexta hora em quinto, na mesma volta de Farfus, enquanto Marcos Gomes, em ótima prova até então, vem em nono com sua Ferrari. Felipe Fraga, no #57 da Porsche, teve um toque com a G-Drive da LMP2 e perdeu cinco voltas para os líderes da classe.
WEC 2020, 24 Horas de Le Mans, Prova após 6 horas:
1 | 8 | SÉBASTIEN BUEMI KAZUKI NAKAJIMA BRENDON HARTLEY |
SUI JAP NZL |
P1 | TOYOTA GAZOO RACING TS050 Híbrido |
99 voltas |
2 | 7 | MIKE CONWAY KAMUI KOBAYASHI JOSÉ MARÍA LÓPEZ |
GBR JAP ARG |
P1 | TOYOTA GAZOO RACING TS050 Híbrido |
+12.129 |
3 | 1 | BRUNO SENNA NORMAN NATO GUSTAVO MENEZES |
BRA FRA EUA |
P1 | REBELLION RACING Rebellion R13 - Gibson |
+1 volta |
4 | 3 | ROMAIN DUMAS NATHANAËL BERTHON LOUIS DELÉTRAZ |
FRA FRA SUI |
P1 | REBELLION RACING Rebellion R13 - Gibson |
+2 voltas |
5 | 37 | HO-PIN TUNG GABRIEL AUBRY WILL STEVENS |
CHN FRA GBR |
P2 | JACKIE CHAN DC RACING ORECA 07 - Gibson |
+5 voltas |
6 | 26 | ROMAN RUSINOV JEAN-ÉRIC VERGNE MIKKEL JENSEN |
RUS FRA DIN |
P2 | G-DRIVE RACING AURUS 01 - Gibson |
+5 voltas |
7 | 32 | WILL OWEN ALEX BRUNDLE JOB VAN UITERT |
EUA GBR HOL |
P2 | UNITED AUTOSPORTS ORECA 07 - Gibson |
+5 voltas |
8 | 22 | PHILIP HANSON FILIPE ALBUQUERQUE PAUL DI RESTA |
GBR POR GBR |
P2 | UNITED AUTOSPORTS ORECA 07 - Gibson |
+6 voltas |
9 | 30 | JONATHAN HIRSCHI KONSTANTIN TERESCHENKO TRISTAN GOMMENDY |
FRA RUS FRA |
P2 | DUQUEINE ENGINEERING ORECA 07 - Gibson |
+6 voltas |
10 | 38 | ANTHONY DAVIDSON ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA ROBERTO GONZÁLEZ |
GBR POR MEX |
P2 | JOTA ORECA 07 - Gibson |
+6 voltas |
11 | 31 | NICOLAS JAMIN JULIEN CANAL MATTHIEU VAXIVIÈRE |
FRA FRA FRA |
P2 | PANIS RACING ORECA 07 - Gibson |
+6 voltas |
12 | 39 | JAMES ALLEN VINCENT CAPILLAIRE CHARLES MILESI |
AUS FRA FRA |
P2 | GRAFF-SO24 ORECA 07 - Gibson |
+6 voltas |
13 | 27 | HENRIK HEDMAN BEN HANLEY RENGER VAN DER ZANDE |
SUE GBR HOL |
P2 | DRAGONSPEED USA ORECA 07 - Gibson |
+7 voltas |
14 | 21 | JUAN PABLO MONTOYA THIMOTHÉ BURET MEMO ROJAS |
COL FRA MEX |
P2 | DRAGONSPEED USA ORECA 07 - Gibson |
+7 voltas |
15 | 50 | TATIANA CALDERÓN SOPHIA FLÖRSCH BEITSKE VISSER |
COL ALE HOL |
P2 | RICHARD MILLE RACING ORECA 07 - Gibson |
+7 voltas |
16 | 47 | ROBERTO LACORTE ANDREA BELICCHI GIORGIO SERNAGIOTTO |
ITA ITA ITA |
P2 | CETILAR RACING DALLARA P217 - Gibson |
+7 voltas |
17 | 25 | JOHN FALB SIMON TRUMMER MATTHEW MCMURRY |
EUA SUI EUA |
P2 | ALGARVE PRO RACING ORECA 07 - Gibson |
+7 voltas |
18 | 36 | ANDRÉ NEGRÃO PIERRE RAGUES THOMAS LAURENT |
BRA FRA FRA |
P2 | SIGNATECH ALPINE MATMUT ALPINE 470 - Gibson |
+7 voltas |
19 | 28 | PAUL LAFARGUE PAUL-LOUP CHATIN RICHARD BRADLEY |
FRA FRA GBR |
P2 | IDEC RACING ORECA 07 - Gibson |
+7 voltas |
20 | 16 | RYAN CULLEN OLIVER JARVIS NICK TANDY |
GBR GBR GBR |
P2 | G-DRIVE RACING BY ALGARVE AURUS 01 - Gibson |
+8 voltas |
21 | 34 | JAKUB SMIECHOWSKI RENÉ BINDER MATEVOS ISAAKYAN |
POL AUT RUS |
P2 | INTER EUROPOL COMPETITION LIGIER JSP217 - Gibson |
+8 voltas |
22 | 42 | NICOLAS LAPIERRE ANTONIN BORGA ALEXANDRE CONGNY |
FRA SUI SUI |
P2 | COOL RACING ORECA 07 - Gibson |
+8 voltas |
23 | 17 | DWIGHT MERRIMAN KYLE TILLEY JONATHAN KENNARD |
EUA GBR GBR |
P2 | IDEC SPORT ORECA 07 - Gibson |
+8 voltas |
24 | 29 | FRITS VAN EERD GIEDO VAN DER GARDE NYCK DE VRIES |
HOL HOL HOL |
P2 | RACING TEAM NEDERLAND DALLARA P217 - Gibson |
+8 voltas |
25 | 4 | TOM DILLMANN BRUNO SPENGLER OLIVER WEBB |
FRA FRA GBR |
P1 | BY KOLLES RACING TEAM ENSO CLM P1/01 - Gibson |
+10 voltas |
26 | 71 | DAVIDE RIGON SAM BIRD MIGUEL MOLINA |
ITA GBR ESP |
GTE-PRO | AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO |
+12 voltas |
27 | 51 | ALESSANDRO PIER GUIDI JAMES CALADO DANIEL SERRA |
ITA GBR BRA |
GTE-PRO | AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO |
+12 voltas |
28 | 97 | ALEX LYNN MAXIME MARTIN HARRY TINCKNELL |
GBR GBR GBR |
GTE-PRO | ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE AMR |
+12 voltas |
29 | 95 | MARCO SØRENSEN NICKI THIIM RICHARD WESTBROOK |
DIN DIN GBR |
GTE-PRO | ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE AMR |
+12 voltas |
30 | 24 | GARRET GRIST ALEX KAPADIA ANTHONY WELLS |
CAN GBR GBR |
P2 | NIELSEN RACING ORECA 07 - Gibson |
+12 voltas |
31 | 82 | OLIVIER PLA SÉBASTIEN BOURDAIS JULES GOUNON |
FRA FRA FRA |
GTE-PRO | RISI COMPETIZIONE FERRARI 488 GTE EVO |
+13 voltas |
32 | 91 | RICHARD LIETZ GIANMARIA BRUNI FRÉDÉRIC MAKOWIECKI |
AUT ITA FRA |
GTE-PRO | PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR |
+13 voltas |
33 | 63 | COOPER MACNEIL TONI VILANDER JEFFREY SEGAL |
EUA FIN EUA |
GTE-PRO | WEATHERTECH RACING FERRARI 488 GTE EVO |
+13 voltas |
34 | 98 | PAUL DALLA LANA ROSS GUNN AUGUSTO FARFUS |
CAN GBR BRA |
GTE AM | ASTON MARTIN RACING ASTON MARTIN VANTAGE |
+14 voltas |
35 | 90 | SALIH YOLUC JONATHAN ADAM CHARLES EASTWOOD |
TUR GBR GBR |
GTE AM | TF SPORT ASTON MARTIN VANTAGE |
+14 voltas |
36 | 75 | RINO MASTRONARDI MATTEO CRESSONI ANDREA PICCINI |
ITA ITA ITA |
GTE AM | IRON LYNX FERRARI 488 GTE EVO |
+14 voltas |
37 | 83 | FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD NICKLAS NIELSEN |
FRA FRA DIN |
GTE AM | AF CORSE FERRARI 488 GTE |
+14 voltas |
38 | 61 | FRANCESCO PIOVANETTI OSWALDO NEGRI COME LEDOGAR |
PUR BRA FRA |
GTE AM | LUZICH RACING FERRARI 488 GTE EVO |
+14 voltas |
39 | 35 | NOBUYA YAMANAKA NICHOLAS FOSTER ROBERTO MERHI |
JAP AUS ESP |
P2 | EURASIA MOTORSPORT LIGIER JSP217 - Gibson |
+14 voltas |
40 | 77 | MATT CAMPBELL CHRISTIAN RIED RICCARDO PERA |
AUS ALE ITA |
GTE AM | DEMPSEY-PROTON RACING PORSCHE 911 RSR |
+14 voltas |
41 | 56 | EGIDIO PERFETTI LARRY TEM VOORDE MATTEO CAIROLI |
NOR HOL ITA |
GTE AM | TEAM PROJECT 1 PORSCHE 911 RSR |
+14 voltas |
42 | 72 | MORRIS CHEN TOM BLOMQVIST MARCOS GOMES |
TWN GBR BRA |
GTE AM | HUB AUTO RACING FERRARI 488 GTE EVO |
+15 voltas |
43 | 99 | VUTTIKHORN INTHRAPHUVASAK LUCAS LÉGERET JULIEN ANDLAUER |
TAI SUI FRA |
GTE AM | DEMPSEY-PROTON COMPETITION PORSCHE 911 RSR |
+15 voltas |
44 | 78 | HORST FELBERMAYR JR. MICHELE BERETTA MAX VAN SPLUNTEREN |
AUT ITA HOL |
GTE AM | PROTON RACING PORSCHE 911 RSR |
+15 voltas |
45 | 66 | RICHARD HEISTAND MAXWELL ROOT JAN MAGNUSSEN |
EUA EUA DIN |
GTE AM | JMW MOTORSPORT FERRARI 488 GTE EVO |
+15 voltas |
46 | 86 | MICHAEL WAINWRIGHT BENJAMIN BARKER ANDREW WATSON |
GBR GBR GBR |
GTE AM | GULF RACING PORSCHE 911 RSR |
+15 voltas |
47 | 85 | MANUELA GOSTNER RAHEL FREY MICHELLE GATTING |
ITA SUI DIN |
GTE AM | IRON LYNX FERRARI 488 GTE EVO |
+16 voltas |
48 | 60 | CLAUDIO SCHIAVONI SERGIO PIANEZZOLA PAOLO RUBERTI |
ITA ITA ITA |
GTE AM | IRON LYNX FERRARI 488 GTE EVO |
+16 voltas |
49 | 62 | BONAMY GRIMES JOHNNY MOWLEM CHARLES HOLLINGS |
GBR GBR GBR |
GTE AM | RED RIVER SPORT FERRARI 488 GTE EVO |
+16 voltas |
50 | 89 | STEVE BROOKS JULIEN PIGUET ANDREAS LASKARATOS |
FRA FRA GRE |
GTE AM | TEAM PROJECT 1 PORSCHE 911 RSR |
+16 voltas |
51 | 54 | THOMAS FLÖHR FRANCESCO CASTELLACCI GIANCARLO FISICHELLA |
SUI ITA ITA |
GTE AM | AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO |
+17 voltas |
52 | 52 | CHRISTOPH ÜLRICH STEFFEN GÖRIG ALEXANDER WEST |
SUI ALE SUE |
GTE AM | AF CORSE FERRARI 488 GTE EVO |
+19 voltas |
53 | 57 | BEN KEATING FELIPE FRAGA JEROEN BLEEKEMOLEN |
EUA BRA HOL |
GTE AM | TEAM PROJECT 1 PORSCHE 911 RSR |
+19 voltas |
54 | 70 | TAKESHI KIMURA VINCENT ABRIL KEI COZZOLINO |
JAP FRA JAP |
GTE AM | MR RACING FERRARI 488 GTE EVO |
+21 voltas |
55 | 33 | KENTA YAMASHITA MARK PATTERSON ANDERS FJORDBACH |
JAP EUA DIN |
P2 | HIGH CLASS RACING ORECA 07 - Gibson |
+22 voltas |
56 | 55 | DUNCAN CAMERON AARON SCOTT MATTHEW GRIFFIN |
GBR GBR IRL |
GTE AM | SPIRIT OF RACE FERRARI 488 GTE |
+24 voltas |
57 | 92 | MICHAEL CHRISTENSEN KEVIN ESTRE LAURENS VANTHOOR |
DIN FRA BEL |
GTE-PRO | PORSCHE GT TEAM PORSCHE 911 RSR |
+24 voltas |
58 | 88 | THOMAS PREINING DOMINIQUE BASTIEN ADRIEN DE LEENER |
AUT EUA BEL |
GTE AM | DEMPSEY-PROTON RACING PORSCHE 911 RSR |
+66 voltas |
59 | 11 | ADRIEN TAMBAY ERIK MARIS CHROSTOPHE D'ANSEMBOURG |
FRA FRA BEL |
P2 | EUROINTERNATIONAL LIGIER JSP217 - Gibson |
NC |
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .