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Di Grassi tem problema e abre caminho para Vergne vencer eP de Roma da Fórmula E

Faltavam poucos minutos e Lucas Di Grassi parecia ter Jean-Éric Vergne sob controle. Só que o brasileiro quebrou, deixando a vitória com o francês, que completou uma reação inesperada em Roma

10 abr 2021 - 11h56
(atualizado às 12h42)
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Jean-Eric Vergne
Jean-Eric Vergne
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

Lucas Di Grassi estava com a faca e o queijo na mão no eP de Roma deste sábado (10). O brasileiro liderava com quatro minutos de corrida restando e ensaiava abrir vantagem para vencer pela primeira vez em mais de ano. Até que deu tudo errado: a Audi do veterano apresentou um problema mecânico, entregando a vitória para Jean-Éric Vergne.

Vergne tinha sido a pedra no sapato de Di Grassi a corrida inteira. O francês usou a estratégia com o modo ataque para ultrapassar o brasileiro, mas perdeu posição pelo ritmo inferior. Quis o problema mecânico do piloto da Audi que o da Techeetah voltasse ao alto do pódio.

Sam Bird terminou em segundo, com Mitch Evans em terceiro. Robin Frijns, Sébastien Buemi, René Rast, Pascal Wehrlein, Alex Lynn, André Lotterer e Maximilian Günther fecharam a zona de pontos.

Problema para Di Grassi e batida de Vandoorne, tudo ao mesmo tempo
Problema para Di Grassi e batida de Vandoorne, tudo ao mesmo tempo
Foto: Reprodução/Twitter / Grande Prêmio

A corrida também teve sua dose de acidentes. O maior deles veio justamente no fim: Di Grassi ficou lento na pista e Stoffel Vandoorne, ao tentar reagir e ultrapassar, perdeu controle e bateu. Rodando, o belga foi atingido pelo companheiro Nyck de Vries.

Enquanto Di Grassi abandonava, Sérgio Sette Câmara vivia dia ainda mais difícil. O brasileiro estava no bolo nas voltas iniciais, mas sofreu breve problema mecânico e caiu para último. Deu para completar a prova, mas apenas em 15°.

Saiba como foi o eP de Roma da Fórmula E

Antes mesmo da largada, já estava claro que a corrida teria um elemento extra: o clima. Choveu em Roma entre a classificação e a corrida e, apesar de a pista ter secado bastante, ainda estava úmida e escorregadia em alguns trechos. Além disso, havia a ameaça de novas pancadas ao longo dos 45 minutos de corrida.

A garoa apertando levou a direção de prova a optar por uma largada atrás do safety-car. Pole, Vandoorne pôde respirar aliviado, sabendo que a liderança estava mais segura agora.

E de fato. Após quase 5 minutos de safety-car, Vandoorne pôde tomar conta da corrida. Lotterer, Rowland, Di Grassi e Vergne formavam o top-5, com Frijns, De Vries, Wehrlein, Bird e Buemi fechando o top-10 inicial.

Não demorou nem uma volta para a corrida ganhar contornos caóticos. Lotterer tentou uma ultrapassagem extremamente otimista sobre Vandoorne, mas só conseguiu jogar os dois contra a barreira de proteção e quase bloquear a pista por completo. Rowland virou líder, com André e Stoffel caindo respectivamente para sétimo e 13°.

Chegávamos à terceira volta ainda com um pelotão compacto, com 10s separando os 16 primeiros. Rowland segurava todo mundo, e esse nem era o único problema: o britânico estava sob investigação por exceder o limite do uso de energia. Isso logo rendeu um drive-through, o que transformou Di Grassi no líder já na volta seguinte.

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O mergulho de Lotterer deu errado para ele e Vandoorne
O mergulho de Lotterer deu errado para ele e Vandoorne
Foto: Reprodução/Twitter / Grande Prêmio

Di Grassi tinha pista livre, mas tinha vida ainda agitada. Vergne não tinha muita paciência e já tentava tomar a liderança, mas sem muito sucesso.

A vida era bem mais difícil para o outro brasileiro. Sette Câmara parou na pista com um problema mecânico, mas conseguiu reiniciar o carro. Ainda assim, estava agora em 22° e precisando de uma reviravolta para sequer sonhar com pontos.

Após dez voltas de corrida, o eP de Roma ganhava características clássicas de uma corrida de rua. Vergne mostrava mais paciência e, apesar de apenas 0s5 atrás, não atacava Di Grassi. O francês decidiu ousar e pegou o modo ataque.

Frijns, De Vries, Wehrlein e Lotterer reagiram na volta seguinte e pegaram o modo ataque também, recolocando Vergne em segundo. Assim, Di Grassi se deu mal: o brasileiro, que esperou uma volta a mais, caiu para terceiro tão logo pegou o modo ataque na volta seguinte. O top-5 ficava assim: Vergne, Frijns, Di Grassi, De Vries e Bird.

Di Grassi perdeu posições, mas teria o modo ataque por mais tempo. Foi assim que o brasileiro ultrapassou Frijns, subindo para segundo. Vergne, sabendo que estava exposto, optou por se defender pegando já seu segundo modo ataque. Di Grassi virava líder, com De Vries em segundo e o próprio Vergne em terceiro.

Di Grassi sacou a jogada de Vergne e pegou o modo ataque também, voltando atrás. De Vries virou o líder, mas logo foi ultrapassado pelo francês, novo líder. O brasileiro perdeu tempo por mais uma volta até fazer a manobra também.

Com dez minutos de corrida restando, Vergne e Di Grassi finalmente ficaram em pé de igualdade. Os dois estavam sem modo ataque, com o francês liderando por apenas 0s2. De Vries, Bird e Evans completavam o top-5, logo depois também sem mais potência extra.

Di Grassi transformou a pressão em algo mais concreto com 6 minutos para o fim. O brasileiro passou Vergne, virando líder e tomando controle da corrida. Seria, entretanto, algo muito breve: uma volta depois, a Audi apresentou um problema mecânico e ficou lenta. O francês recuperou a liderança e, pelos retrovisores, viu um grande acidente: Vandoorne teve dificuldades para desviar de Lucas, rodando e atingindo o companheiro De Vries. O safety-car foi necessário, com Jean-Éric assegurando o triunfo.

Fórmula E 2021, eP de Roma, Corrida 1, Resultado Final:

1 J.E VERGNE DS Techeetah 24 voltas  
2 S BIRD Jaguar +0.461  
3 M EVANS Jaguar +0.756  
4 R FRIJNS Virgin Audi +1.034  
5 S BUEMI Nissan +3.142  
6 R RAST Audi +3.534  
7 P WEHRLEIN Porsche +3.918  
8 A LYNN Mahindra +5.720  
9 M GÜNTHER BMW +18.296  
10 N CASSIDY Virgin Audi +18.763  
11 T BLOMQVIST NIO +19.089  
12 N NATO Venturi Mercedes +20.045  
13 O ROWLAND Nissan +20.270  
14 N MÜLLER Dragon Penske +21.155  
15 S. SETTE CÂMARA Dragon Penske +21.415  
16 A LOTTERER Porsche +22.987  
17 N DE VRIES Mercedes +3 voltas NC
18 S VANDOORNE Mercedes +3 voltas NC
18 L DI GRASSI Audi +3 voltas NC
20 A.F DA COSTA DS Techeetah +4 voltas NC
21 J DENNIS BMW +9 voltas NC
22 E MORTARA Venturi Mercedes +16 voltas NC
23 A SIMS Mahindra +24 voltas NC
24 O TURVEY NIO   NL
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