Di Grassi tem problema e abre caminho para Vergne vencer eP de Roma da Fórmula E
Faltavam poucos minutos e Lucas Di Grassi parecia ter Jean-Éric Vergne sob controle. Só que o brasileiro quebrou, deixando a vitória com o francês, que completou uma reação inesperada em Roma
Lucas Di Grassi estava com a faca e o queijo na mão no eP de Roma deste sábado (10). O brasileiro liderava com quatro minutos de corrida restando e ensaiava abrir vantagem para vencer pela primeira vez em mais de ano. Até que deu tudo errado: a Audi do veterano apresentou um problema mecânico, entregando a vitória para Jean-Éric Vergne.
Vergne tinha sido a pedra no sapato de Di Grassi a corrida inteira. O francês usou a estratégia com o modo ataque para ultrapassar o brasileiro, mas perdeu posição pelo ritmo inferior. Quis o problema mecânico do piloto da Audi que o da Techeetah voltasse ao alto do pódio.
Sam Bird terminou em segundo, com Mitch Evans em terceiro. Robin Frijns, Sébastien Buemi, René Rast, Pascal Wehrlein, Alex Lynn, André Lotterer e Maximilian Günther fecharam a zona de pontos.
A corrida também teve sua dose de acidentes. O maior deles veio justamente no fim: Di Grassi ficou lento na pista e Stoffel Vandoorne, ao tentar reagir e ultrapassar, perdeu controle e bateu. Rodando, o belga foi atingido pelo companheiro Nyck de Vries.
Enquanto Di Grassi abandonava, Sérgio Sette Câmara vivia dia ainda mais difícil. O brasileiro estava no bolo nas voltas iniciais, mas sofreu breve problema mecânico e caiu para último. Deu para completar a prova, mas apenas em 15°.
Saiba como foi o eP de Roma da Fórmula E
Antes mesmo da largada, já estava claro que a corrida teria um elemento extra: o clima. Choveu em Roma entre a classificação e a corrida e, apesar de a pista ter secado bastante, ainda estava úmida e escorregadia em alguns trechos. Além disso, havia a ameaça de novas pancadas ao longo dos 45 minutos de corrida.
A garoa apertando levou a direção de prova a optar por uma largada atrás do safety-car. Pole, Vandoorne pôde respirar aliviado, sabendo que a liderança estava mais segura agora.
E de fato. Após quase 5 minutos de safety-car, Vandoorne pôde tomar conta da corrida. Lotterer, Rowland, Di Grassi e Vergne formavam o top-5, com Frijns, De Vries, Wehrlein, Bird e Buemi fechando o top-10 inicial.
Não demorou nem uma volta para a corrida ganhar contornos caóticos. Lotterer tentou uma ultrapassagem extremamente otimista sobre Vandoorne, mas só conseguiu jogar os dois contra a barreira de proteção e quase bloquear a pista por completo. Rowland virou líder, com André e Stoffel caindo respectivamente para sétimo e 13°.
Chegávamos à terceira volta ainda com um pelotão compacto, com 10s separando os 16 primeiros. Rowland segurava todo mundo, e esse nem era o único problema: o britânico estava sob investigação por exceder o limite do uso de energia. Isso logo rendeu um drive-through, o que transformou Di Grassi no líder já na volta seguinte.
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Di Grassi tinha pista livre, mas tinha vida ainda agitada. Vergne não tinha muita paciência e já tentava tomar a liderança, mas sem muito sucesso.
A vida era bem mais difícil para o outro brasileiro. Sette Câmara parou na pista com um problema mecânico, mas conseguiu reiniciar o carro. Ainda assim, estava agora em 22° e precisando de uma reviravolta para sequer sonhar com pontos.
Após dez voltas de corrida, o eP de Roma ganhava características clássicas de uma corrida de rua. Vergne mostrava mais paciência e, apesar de apenas 0s5 atrás, não atacava Di Grassi. O francês decidiu ousar e pegou o modo ataque.
Frijns, De Vries, Wehrlein e Lotterer reagiram na volta seguinte e pegaram o modo ataque também, recolocando Vergne em segundo. Assim, Di Grassi se deu mal: o brasileiro, que esperou uma volta a mais, caiu para terceiro tão logo pegou o modo ataque na volta seguinte. O top-5 ficava assim: Vergne, Frijns, Di Grassi, De Vries e Bird.
Di Grassi perdeu posições, mas teria o modo ataque por mais tempo. Foi assim que o brasileiro ultrapassou Frijns, subindo para segundo. Vergne, sabendo que estava exposto, optou por se defender pegando já seu segundo modo ataque. Di Grassi virava líder, com De Vries em segundo e o próprio Vergne em terceiro.
Di Grassi sacou a jogada de Vergne e pegou o modo ataque também, voltando atrás. De Vries virou o líder, mas logo foi ultrapassado pelo francês, novo líder. O brasileiro perdeu tempo por mais uma volta até fazer a manobra também.
Com dez minutos de corrida restando, Vergne e Di Grassi finalmente ficaram em pé de igualdade. Os dois estavam sem modo ataque, com o francês liderando por apenas 0s2. De Vries, Bird e Evans completavam o top-5, logo depois também sem mais potência extra.
Di Grassi transformou a pressão em algo mais concreto com 6 minutos para o fim. O brasileiro passou Vergne, virando líder e tomando controle da corrida. Seria, entretanto, algo muito breve: uma volta depois, a Audi apresentou um problema mecânico e ficou lenta. O francês recuperou a liderança e, pelos retrovisores, viu um grande acidente: Vandoorne teve dificuldades para desviar de Lucas, rodando e atingindo o companheiro De Vries. O safety-car foi necessário, com Jean-Éric assegurando o triunfo.
Fórmula E 2021, eP de Roma, Corrida 1, Resultado Final:
1 | J.E VERGNE | DS Techeetah | 24 voltas | |
2 | S BIRD | Jaguar | +0.461 | |
3 | M EVANS | Jaguar | +0.756 | |
4 | R FRIJNS | Virgin Audi | +1.034 | |
5 | S BUEMI | Nissan | +3.142 | |
6 | R RAST | Audi | +3.534 | |
7 | P WEHRLEIN | Porsche | +3.918 | |
8 | A LYNN | Mahindra | +5.720 | |
9 | M GÜNTHER | BMW | +18.296 | |
10 | N CASSIDY | Virgin Audi | +18.763 | |
11 | T BLOMQVIST | NIO | +19.089 | |
12 | N NATO | Venturi Mercedes | +20.045 | |
13 | O ROWLAND | Nissan | +20.270 | |
14 | N MÜLLER | Dragon Penske | +21.155 | |
15 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | +21.415 | |
16 | A LOTTERER | Porsche | +22.987 | |
17 | N DE VRIES | Mercedes | +3 voltas | NC |
18 | S VANDOORNE | Mercedes | +3 voltas | NC |
18 | L DI GRASSI | Audi | +3 voltas | NC |
20 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | +4 voltas | NC |
21 | J DENNIS | BMW | +9 voltas | NC |
22 | E MORTARA | Venturi Mercedes | +16 voltas | NC |
23 | A SIMS | Mahindra | +24 voltas | NC |
24 | O TURVEY | NIO | NL |