PUBLICIDADE

De Vries supera Vandoorne para abrir 2022 com vitória em 1-2 da Mercedes em Diriyah

Atual campeão mundial da Fórmula E, Nyck De Vries tomou a primeira posição do companheiro de equipe Stoffel Vandoorne para assegurar a vitória na estreia da temporada 2021/2022. Jake Dennis completou o pódio com a Andretti

28 jan 2022 - 15h08
(atualizado às 15h43)
Compartilhar
Exibir comentários
De Vries venceu a primeira da Fórmula E em 2022
De Vries venceu a primeira da Fórmula E em 2022
Foto: Mercedes / Grande Prêmio

NOVOS PNEUS, MENOS PIT-STOPS NA F1 2022: ISSO VAI DAR CERTO?

A temporada 2021/2022 da Fórmula E já tem seu primeiro vencedor. Em uma corrida disputada apenas entre companheiros de equipe no eP de Diriyah, na Arábia Saudita, o atual campeão Nyck De Vries levou a melhor sobre o belga Stoffel Vandoorne — que errou no momento de acionar o modo ataque — e deu à Mercedes seu primeiro triunfo no ano de despedida da equipe da categoria de monopostos elétricos. Jake Dennis, após ocupar a terceira posição por boa parte da corrida e perder o posto ao longo da disputa, se recuperou na prova e completou o pódio.

Neste sábado, os pilotos retornam ao circuito de rua de Diriyah para a segunda corrida do final de semana de abertura da temporada 2021/2022. A classificação está programada para as 9h30, com largada prevista para as 13h30 (ambos no horário de Brasília).

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O campeão segue no topo: venceu De Vries na Arábia Saudita (Foto: Mercedes)

Confira como foi a corrida da FE em Diriyah

Na largada, o pole Vandoorne manteve a primeira posição e viu o companheiro de equipe na Mercedes, Nyck De Vries, partir para cima de Jake Dennis e tomar a segunda colocação. Mais atrás no pelotão, António Félix da Costa teve problemas com a suspensão de sua DS Techeetah e abandonou ainda na primeira volta. Os brasileiros Lucas Di Grassi e Sérgio Sette Câmara ganharam posições na largada, com duas para o piloto da Venturi e uma para o compatriota da Dragon.

Assim, o top-10 no encerramento da primeira volta era Vandoorne, De Vries, Dennis, André Lotterer, Sam Bird, Di Grassi, Maximilian Günther, Nick Cassidy, Robin Frijns e Edoardo Mortara.

Na terceira volta, Di Grassi aproveitou a reta mais longa do circuito de Diriyah e passou por Sam Bird, da Jaguar, para assumir o quinto lugar. A partir daí, a disputa passou a ser intensa entre as Mercedes pela primeira colocação, com Vandoorne à frente e De Vries colado no companheiro de equipe por apenas 0s3. Lotterer, então, optou pelo modo de ataque e perdeu a quarta colocação momentaneamente para o brasileiro, mas recuperou logo em seguida.

A largada em Diriyah (Foto: Reprodução/FE)

No giro seguinte, restando 37 minutos e uma volta para o encerramento da corrida, tanto o segundo colocado De Vries quanto o terceiro, Dennis, optaram por ativar o modo de ataque. Vandoorne, por outro lado, assinalou mais uma volta mais rápida na liderança e pegou o caminho mais longo para ganhar 30kW de potência logo em seguida.

No meio do pelotão, Pascal Wehrlein, Jean-Èric Vergne, Alexander Sims e Sette Câmara também fizeram o acionamento do modo de ataque. O britânico da Mahindra e o francês da DS Techeetah brigavam pela 12ª colocação, quando Oliver Rowland, companheiro de Sims, saiu do traçado e atingiu a barreira de proteção na curva 17 — acionando o safety-car com 33 minutos e uma volta para o encerramento da disputa.

Rowland disputava posição com a Envision de Robin Frijns quando ambos se tocaram e o piloto da Mahindra acabou levando vantagem. No entanto, o holandês atrasou a freada na curva seguinte e tocou na traseira do britânico, que rodou.

No momento da entrada do safety-car, o top-10 reunia Vandoorne, De Vries, Dennis, Lotterer, Di Grassi, Bird, Cassidy, Günther, Mortara e Wehrlein.

Stoffel Vandoorne largou na frente em Diriyah, mas não foi o suficiente para abrir 2022 com vitória (Foto: Mercedes)

+ GUIA DA FE 2021/22

Guia FE 2021/22: Chegou ano da adaptação na Fórmula E

Quem é quem na Fórmula E 2022? Confira pilotos e equipes

Sette Câmara quer colaboração com Giovinazzi pela Dragon

Di Grassi elogia Mortara e vê "missão dupla" na Venturi em 2022

Classificação em mata-mata e mais potência marcam Fórmula E 2022

Saída de Audi e BMW é só descamação natural da Fórmula E

Os dois primeiros anos da Mercedes na F1 e na Fórmula E

A bandeira verde foi agitada com pouco menos de 27 minutos e uma volta para o final da corrida, e a relargada ocorreu sem alterações na ordem dos pilotos. Dennis perdeu ritmo e contato com os líderes, enquanto o quarto colocado Lotterer aproveitou para acionar o modo ataque e partir para cima do britânico, sem conseguir a ultrapassagem.

Com pouco mais de 24 minutos para o encerramento, De Vries enfim ultrapassou Vandoorne e assumiu a primeira colocação no momento em que o belga optou por acionar o modo ataque. No entanto, o piloto da Mercedes errou a entrada na linha que dá a vantagem ao piloto e ficou sem a potência extra. Neste momento, Lotterer conseguiu aproveitar o modo ataque para ultrapassar Dennis e assumir a terceira posição.

No fundo do grid, o ex-F1 Antonio Giovinazzi — em sua estreia na categoria — conseguiu utilizar o modo ataque para fazer sua primeira ultrapassagem com 16 voltas completadas, sobre o também estreante Dan Ticktum, da NIO, e deixou o último lugar. Batalhando pela quarta colocação de Dennis, Di Grassi levou a pior e acabou perdendo a quinta posição para a Jaguar de Sam Bird.

Briga entre Jake Dennis e André Lotterer pela terceira posição no eP de Diriyah (Foto: Reprodução/FE)

Restando 14 minutos e uma volta para o final da corrida, a disputa principal era pela terceira posição, nas mãos de André Lotterer. Jake Dennis, que ocupou o posto por boa parte da corrida, tentou o ataque sobre o alemão mas errou e permitiu que o piloto da Andretti recuperasse a posição. Pior, o erro possibilitou ainda a aproximação da Jaguar de Sam Bird, quinto, e da Venturi de Di Grassi, que vinha em sexto.

Com nove minutos para o final da corrida, a direção de prova anunciou um drive-through para Robin Frijns pela disputa que tirou Sims da disputa nas ruas de Diriyah. Assim, o piloto da Envision despencou ainda mais no grid e passou a ocupar a 17ª posição. Simultaneamente, Dennis enfim levou a melhor sobre Lotterer e reassumiu a terceira colocação.

Di Grassi não desistiu de tentar tomar a quinta colocação de Sam Bird, mas o piloto da Jaguar fez todo o possível para dificultar a passagem do brasileiro e conseguiu manter a posição. Bicampeão da Fórmula E, Vergne fazia corrida discreta no meio do pelotão, mas conseguiu ganhar algumas posições e restando cinco minutos para o final, entrou no top-10 e passou a ocupar a nona colocação.

André Lotterer precisou economizar energia e despencou de quarto para décimo em Diriyah (Foto: Porsche)

Em novidade implementada para a temporada 2021/2022 da Fórmula E, o tempo total de corrida recebeu cinco minutos de acréscimo devido ao tempo do safety-car na pista, o que piorou muito a situação do então quarto colocado Lotterer. Com mais tempo de corrida, o alemão da Porsche passou a economizar bateria de forma drástica, o que o fez perder diversas posições no grid e cair para 13º — foi ultrapassado por Bird, Di Grassi, Cassidy, Mortara, Vergne, Evans, Askew, Wehrlein e Günther.

Com poucos segundos para o final da disputa, a Mercedes entrou em ação pelo rádio e 'aconselhou' Vandoorne a não pressionar a liderança de De Vries, já que a equipe sairia beneficiada com a dobradinha. Assim, a escuderia alemã venceu a primeira em 2022 e começa a temporada em busca do bi da melhor maneira possível. Dennis, que precisou lutar bastante pela terceira colocação, completou o pódio nas ruas de Diriyah.

Sam Bird conseguiu segurar o brasileiro Lucas Di Grassi, que finalizou a disputa com o quinto lugar, enquanto Cassidy, Mortara, Vergne, Evans e Askew completaram o top-10.

Fórmula E 2022, eP de Diriyah, Arábia Saudita, Corrida 1, Resultado Final:

1 N DE VRIES Mercedes 41 voltas  
2 S VANDOORNE Mercedes +0.636  
3 J DENNIS Andretti +8.802  
4 S BIRD Jaguar +14.925  
5 L DI GRASSI Venturi Mercedes +15.152  
6 E MORTARA Venturi Mercedes +16.015  
7 N CASSIDY Virgin Audi +17.265  
8 J.E VERGNE DS Techeetah +25.076  
9 O ASKEW Andretti +25.699  
10 M EVANS Jaguar +27.320  
11 P WEHRLEIN Porsche +28.781  
12 M GÜNTHER Nissan +30.536  
13 A LOTTERER Porsche +31.521  
14 A SIMS Mahindra +34.572  
15 S. SETTE CÂMARA Dragon Penske +36.781  
16 R FRIJNS Virgin Audi +39.953  
17 S BUEMI Nissan +41.334  
18 D TICKTUM NIO +49.222  
19 O TURVEY NIO +50.965  
20 A GIOVINAZZI Dragon Penske +1:16.527  
21 O ROWLAND Mahindra   NC
22 A.F DA COSTA DS Techeetah   NC
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade