PUBLICIDADE

De Vries sobra e supera Mortara para conquistar pole da segunda corrida em Diriyah

Com três carros empurrados por motor Mercedes entre os quatro primeiros, a pole-position para a corrida 2 do eP de Diriyah ficou com Nyck De Vries

29 jan 2022 - 10h55
(atualizado às 11h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Nyck De Vries, Mercedes
Nyck De Vries, Mercedes
Foto: FIA Fórmula E / Grande Prêmio

F1 VAI NA CONTRAMÃO DE MUDANÇAS E ESCONDE TESTE EM BARCELONA

A curiosidade para rever os carros na pista ficou para trás ontem, mas este sábado (29) também tem um dia inteiro de Fórmula E. A classificação mata-mata voltou a aparecer e mostrar mais uma hora da novidade maior que a categoria trouxe para a temporada 2022. Diferente do primeiro dia, porém, a pole-position desta vez ficou nas mãos de Nyck de Vries.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Fórmula E estreia classificação mata-mata com pé direito no eP de Diriyah

O atual campeão venceu a corrida ontem e deu a sequência numa classificação absolutamente dominante, ainda que a final, contra Edoardo Mortara, tenha visto uma separação somente de 0s5. No restante todo da sessão, o holandês sobrou.

Atrás de Mortara, vieram Robin Frijns e Lucas Di Grassi, participantes das semifinais. Enquanto isso, André Lotterer, Jean-Éric Vergne e António Félix da Costa participaram das quartas de final, bem como Oliver Rowland, mas o inglês tem uma punição de três posições por conta do entrevero com Frijns na corrida da sexta. Assim, Rowland seria sétimo, mas cai para décimo. Assim, Vergne é sétimo, Jake Dennis fica oitavo e Alexander Sims, em nono, antes de Rowland fechar o top-10.

A largada da segunda corrida do eP de Diriyah está marcada para as 14h03 (de Brasília).

Confira como foi a classificação:

André Lotterer e Pascal Wehrlein colocaram a Porsche na pista no grupo 1 (Foto: Fórmula E)

Grupo 1 - De Vries dá 'alô' mais uma vez e puxa fila

Os primeiros momentos do trecho inicial do treino de classificação viram aquela sequência de voltas que serve mais de aclimatação que necessariamente como uma briga real pelas melhores voltas possíveis. Os tempos se alternavam, mas sempre dentro da zona de 1min08s5.

Foi apenas nos últimos minutos que as coisas esquentaram. Primeiro, Lotterer parou e deu a impressão que tinha problemas na Porsche. Não tinha e conseguiu retornar à briga com boas expectativas. A Porsche, afinal, tinha os dois carros na pista e liderara o TL3 com Pascal Wehrlein e o melhor tempo do fim de semana.

Nos últimos instantes, Sérgio Sette Câmara surpreendeu e colocou a Dragon na primeira colocação. Mas a volta não era nenhum colosso e foi caindo nos segundos derradeiros e apos a quadriculada.

De Vries foi o último a cruzar a reta e pulou para a ponta com 1min07s939. Ficou à frente de Di Grassi, que desta vez segue em frente. Oliver Rowland foi o terceiro, com Lotterer também classificado. Apenas De Vries, porém, fez volta abaixo de 1min08s.

Jake Dennis ficou em quinto, sem conseguir repetir o desempenho. Pascal Wehrlein sobrou em sexto e reclamou que fora atrapalhado por Sette Câmara, que ficou em sétimo. Oliver Askew, Sébastien Buemi e Oliver Turvey vieram na sequência. Nick Cassidy, que bateu no TL3, não foi à pista e larga em último.

Edoardo Mortara liderou o G2 (Foto: Fórmula E)

Grupo 2 - Mortara fica na frente enquanto Vandoorne é eliminado

Diferente do grupo inicial, a segunda metade dos pilotos veio à pista com voltas rápidas logo de cara, fruto da pista que melhora com o passar do tempo. Fenômeno importante sobretudo em pistas com tanta areia como essa de Diriyah. Mas o primeiro fenônemo mais definitivo da sessão foi Sam Bird triscando o muro e danificando a suspensão. A classificação terminou cedo para ele, que larga na última fila.

Apesar das melhoras de tempo esperada para os últimos segundos da sessão, a volta que se sustentou foi anotada minutos antes: Edoardo Mortara fez 1min07s724 e seguiu na dianteira mesmo após mais duas rodadas de voltas rápidas.

Atrás do suíço da Venturi ficou Robin Frijns, carregando a Envision nas costas na classificação já que Cassidy não participou. Na realidade, os quatro pilotos classificados conseguiram fazer tempos abaixo da marca de 1min08s. Os outros dois foram António Félix da Costa e Jean-Éric Vergne, dupla da DS Techeetah.

Pole da sexta-feira, Stoffel Vandoorne foi eliminado logo de cara e ficou em sexto no grupo - atrás, ainda, de Alexander Sims. Max Günther, Mitch Evans, Dan Ticktum e Antonio Giovinazzi vieram antes de Bird.

Robin Frijns larga em terceiro com a Envision (Foto: Fórmula E)

Quartas de final: De Vries x Vergne, Di Grassi x Da Costa, Frijns x Rowland e Mortara x Lotterer

O primeiro duelo foi uma demolição. Vergne fez o que podia, mas De Vries sobrou com o melhor tempo do fim de semana: 1min06s871 e avançou. Na sequência, um duelo esquisito. Di Grassi não foi liberado dos boxes inicialmente e, sozinho na pista, Da Costa saiu sozinho e desfilou numa volta não muito rápida, uma vez que estava sozinho. Quando parecia que havia terminado, Di Grassi foi liberado, saiu e andou mais rápido. Da Costa ainda entrou em investigação por bloquear o brasileiro na saída dos boxes.

Frijns também conseguiu superar o rival da vez, Rowland, com certa tranquilidade. Para fechar a conta, Mortara bateu Lotterer e confirmou as duas Venturi nas semifinais.

Lucas Di Grassi sai na segunda fila com a Venturi (Foto: Fórmula E)

Semifinais: De Vries x Di Grassi e Mortara x Frijns

Di Grassi fez uma volta fortíssima no primeiro duelo das semifinais, conseguiu rodar em 1min07s2 e impressionou. A notícia ruim é que De Vries estava imparável: voltou a andar em 1min06s8 e avançou para a decisão.

No outro confronto, Mortara abriu boa vantagem no primeiro setor da pista saudita e só manteve a frente para Frijns. A garantia, assim, era de que um motor Mercedes largaria na dianteira.

Final: De Vries x Mortara

Diferente das outras fases, De Vries não dominou o confronto e nem fez uma grande volta. Mas fez o suficiente, com 0s005 de frente, para anotar a segunda pole da Mercedes em dois dias.

Fórmula E 2022, eP de Diriyah, Arábia Saudita, Corrida 2, Classificação:

1 N DE VRIES Mercedes
2 E MORTARA Venturi Mercedes
3 R FRIJNS Virgin Audi
4 L DI GRASSI Venturi Mercedes
5 A LOTTERER Porsche
6 J.E VERGNE DS Techeetah
7 A.F DA COSTA DS Techeetah
8 J DENNIS Andretti
9 A SIMS Mahindra
10 O ROWLAND Mahindra
11 P WEHRLEIN Porsche
12 S VANDOORNE Mercedes
13 S. SETTE CÂMARA Dragon Penske
14 M GÜNTHER Nissan
15 O ASKEW Andretti
16 M EVANS Jaguar
17 S BUEMI Nissan
18 D TICKTUM NIO
19 O TURVEY NIO
20 A GIOVINAZZI Dragon Penske
21 S BIRD Jaguar
22 N CASSIDY Virgin Audi

RUSSELL, DA WILLIAMS PARA A MERCEDES: 3 ANOS FORAM O BASTANTE?

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade