PUBLICIDADE

Dakar tem novo 1-2 polonês nos UTVs. Jones e Gugelmin lideram na classificação geral

O oitavo dia de disputa do Dakar 2022 foi novamente dominado pelos poloneses nos UTVs, mas Austin Jones e Gustavo Gugelmin seguem líderes no geral. Nos protótipos leves, Seth Quintero venceu mais uma e se encaminha para um recorde histórico

10 jan 2022 12h50
ver comentários
Publicidade
Austin Jones e Gustavo Gugelmin seguem líderes nos UTVs
Austin Jones e Gustavo Gugelmin seguem líderes nos UTVs
Foto: ASO/DPPI / Grande Prêmio

O QUE QUEREMOS VER NA PRÓXIMA TEMPORADA DE 'DRIVE DO SURVIVE'?

7ª etapa - Al Dawadimi - Wadi Ad Dawasir

Deslocamento: 435 km

Trecho cronometrado: 395 km

Percurso total: 830 km

A segunda-feira de Rali Dakar 2022 marcou a disputa da especial entre Al Dawadimi e Wadi Ad Dawasir, em trecho cronometrado de 395 km. E na competição dos UTVs, a segunda—feira (10) foi de felicidade para os irmãos Marek e Michael Goczal, que sacramentaram mais uma dobradinha polonesa no maior rali do mundo. Marek e seu navegador, Lukasz Laskawiec, venceram a oitava especial do Dakar 2022 com 2min48min de vantagem para Michal Goczal e Szymon Gospodarczyk. A liderança na classificação geral segue com o norte-americano Austin Jones, que corre ao lado do brasileiro Gustavo Gugelmin, que terminaram a especial em terceiro, com 8min10s de atraso para os líderes.

Gerrard Farrés Guell, veterano espanhol que corre ao lado do compatriota, o navegador Diego Ortega, finalizou a especial em quarto, enquanto Rokas Baciuska, da Lituânia, e o copiloto espanhol Oriol Mena, fecharam o top-5.

Depois do problema mecânico com a quebra da homocinética durante a especial do último domingo, Rodrigo Luppi e Maykel Justo tentam se recuperar e seguir na luta pela vitória do Dakar nos UTVs. Mas a segunda-feira também foi complicada para a dupla brasileira da equipe South Racing, que concluiu a zona de meta apenas em décimo lugar, com 31min16s de atraso para a tripulação polonesa vencedora da etapa.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Austin Jones e Gustavo Gugelmin seguem líderes nos UTVs (Foto: ASO/DPPI)

Em termos de classificação geral, Jones e Gugelmin lideram a disputa dos UTVs e somam 34h12min38s de tempo total, com 6min38s de frente para Farrés Guell e Diego Ortega. Michal Goczal e Szymon Gospodarczyk estão em terceiro, com 14min49s de atraso para os líderes, com Baciuska e Mena em quarto e Marek Goczal e Laskawiec em quinto. Rodrigo Luppi e Maykel Justo caíram mais uma posição e estão agora em sexto, com 59min44s de desvantagem para Jones e Gugelmin.

Seth Quintero a caminho de recorde histórico nos Protótipos Leves

Independente de não ter mais chances de vencer o Dakar na disputa dos Protótipos Leves — por conta dos problemas mecânicos que sofreu na segunda especial —, Seth Quintero segue brilhando no maior rali do mundo. O norte-americano de apenas 19 anos venceu a especial desta segunda-feira e chegou ao seu sétimo triunfo em etapas deste ano da prova.

O recorde de vitórias em especiais numa mesma edição do Dakar foi logrado no distante ano de 1994, há quase 30 anos, pois, quando Pierre Latigue venceu dez especiais na disputa dos carros. Jacky Ickx e Hubert Auriol, ambos em 1984, triunfaram em nove etapas.

Francisco 'Chaleco' López segue firme a caminho do título do Dakar (Foto: Frédéric Le Floch/ASO/DPPI)

Nesta segunda-feira, Quintero e seu navegador, o alemão Dennis Zenz, terminaram a disputa com 11min57s de vantagem para Sebastian Eriksson e Wouter Rosegaar, enquanto os russos Pavel Lebedev e Kirill Shubin completaram o pódio. A quarta colocação ficou com o chileno Francisco 'Chaleco' López Contardo, que corre ao lado do compatriota Juan Pablo Vinagre, enquanto o equatoriano Sebastián Guayasamin, que compete com o argentino Ricardo Torlaschi, completou a relação dos cinco primeiros.

A disputa deste domingo marcou um duro revés para a espanhola Cristina Gutiérrez, um dos destaques da competição nos protótipos leves. A pilota, que corre ao lado do navegador François Cazalet, enfrentou problemas mecânicos no seu carro e perdeu mais de duas horas. Embora tenha conseguido cruzar a linha de meta, as chances de luta pelo título ficaram ainda mais distantes.

'Chaleco' e Vinagre lideram com 1h19min01 de vantagem para o sueco Ericsson e o holandês Rosegaar. O espanhol Fernando Álvarez, que disputa o Dakar ao lado do francês Xavier Panseri, está em terceiro na classificação geral dos protótipos leves. Cristina Gutiérrez e François Cazalet caíram para sexto e estão 4h57min atrás dos ponteiros da competição.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade