0

Da Costa e D'Ambrosio lideram treinos antes de terceiro eP de Berlim da Fórmula E

António Félix da Costa liderou mais uma vez no TL1, mas viu a concorrência reagir no TL2. Jérôme D'Ambrosio encaixou bela volta na sessão final, que teve o português apenas em sexto. Sérgio Sette Câmara foi o melhor brasileiro, surgindo em sétimo

8 ago 2020
07h27
atualizado às 07h54
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Jérôme D’Ambrosio
Jérôme D’Ambrosio
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

A Fórmula E já está de volta, partindo para o terceiro eP de Berlim neste sábado (8). E, ao que tudo indica, com um grid um pouco mais apertado na briga pelas primeiras posições: depois de uma liderança quase protocolar de António Félix da Costa no primeiro treino livre, Jérôme D'Ambrosio reagiu no segundo e fez o melhor tempo do dia até aqui.

A volta de Jérôme D'Ambrosio foi de 1min06s723, 0s109 mais rápida que a dos rivais mais próximos. O belga tirou doce da boca de Maximilian Günther, que parecia destinado a liderar o TL2, isso só para cair para segundo após a bandeira quadriculada. Jean-Éric Vergne foi terceiro, reagindo após um TL1 difícil. Sébastien Buemi e Nyck de Vries fecharam o top-5, também com tempos na casa de 1min06s.

Jérôme D’Ambrosio fez o melhor tempo do dia até aqui
Jérôme D’Ambrosio fez o melhor tempo do dia até aqui
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

Da Costa, sem uma volta tão brilhante assim, foi sexto. Sérgio Sette Câmara fez bela apresentação, surgindo em sétimo e sendo o melhor brasileiro. O top-10 teve ainda Lucas Di Grassi, Alexander Sims e Stoffel Vandoorne. Felipe Massa, novamente discreto, surgiu em 17°.

Saiba como foi o primeiro treino livre da Fórmula E em Berlim

A primeira sessão seguiu um roteiro cada vez mais tradicional na Fórmula E. António Félix da Costa liderou, voltando a dar sinais de que é o piloto a ser batido, independente do traçado utilizado em Tempelhof.

Dessa vez, entretanto, a liderança foi por uma margem pequena. A vantagem sobre Jérôme D'Ambrosio, segundo colocado, foi de apenas 0s084. No caso, trata-se de uma surpresa agradável: a Mahindra segue sofrendo para encontrar performance e certamente faria bom uso de um pódio. Edoardo Mortara, Sam Bird e Alex Lynn fecharam o pódio, os três com tempos quase idênticos, na casa de 0s380 mais lentos que Da Costa.

Os brasileiros, todos eles, começaram na segunda metade da tabela. O melhor foi Lucas Di Grassi, o 14° mais rápido, 0s625 pior que Da Costa. Felipe Massa surgiu imediatamente atrás, em 15°. Sérgio Sette Câmara, ainda se adaptando ao bólido em sua semana de estreia na FE, teve o 17° tempo.

Antonio Félix da Costa liderou o TL1
Antonio Félix da Costa liderou o TL1
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

A sessão correu praticamente livre de incidentes. A exceção foi René Rast, que sofreu problema mecânico e estacionou na beira da pista após apenas 15 minutos de sessão. A quebra forçou um período de bandeira vermelha, que durou por pouco mais de quatro minutos.

FE 2019/20, eP de Berlim 3, Tempelhof, treino livre 1:

1 A F DA COSTA DS Techeetah 1:06.831
2 J D'AMBROSIO Mahindra 1:06.915 +0.084
3 E MORTARA Venturi Mercedes 1:07.212 +0.381
4 S BIRD Virgin Audi 1:07.216 +0.385
5 A LYNN Mahindra 1:07.218 +0.387
6 N JANI Porsche 1:07.231 +0.400
7 N DE VRIES Mercedes 1:07.235 +0.404
8 S VANDOORNE Mercedes 1:07.248 +0.417
9 A LOTTERER Porsche 1:07.316 +0.485
10 M GÜNTHER BMW 1:07.381 +0.550
11 N MÜLLER Dragon Penske 1:07.407 +0.576
12 S BUEMI Nissan 1:07.428 +0.597
13 M EVANS Jaguar 1:07.432 +0.601
14 L DI GRASSI Audi 1:07.456 +0.625
15 F MASSA Venturi Mercedes 1:07.459 +0.628
16 A SIMS BMW 1:07.496 +0.665
17 S SETTE CÂMARA Dragon Penske 1:07.661 +0.830
18 O ROWLAND Nissan 1:07.739 +0.908
19 J E VERGNE DS Techeetah 1:07.775 +0.944
20 R FRIJNS Virgin Audi 1:07.850 +1.019
21 J CALADO Jaguar 1:08.065 +0.847
22 O TURVEY NIO 1:08.571 +1.353
23 D ABT NIO 1:08.621 +1.403
24 R RAST Audi 1:11.035 +3.817

Saiba como foi o segundo treino livre da Fórmula E em Berlim

A sessão começou precisamente às 6h45. Os pilotos partiram de imediato para voltas rápidas, com António Félix da Costa sendo já o líder. 1min07s280 foi o tempo do português, alguns décimos pior do que o visto anteriormente. Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries fizeram tempos quase idênticos, fechando o top-3.

A aderência da pista estava melhor que mais cedo, ao menos na teoria, mas os pilotos seguiam cometendo erros pequenos. Lucas Di Grassi quase passou reto em uma curva, isso enquanto Sérgio Sette Câmara perdia a traseira e precisava driftar para evitar o muro.

Os minutos passavam e a tabela de tempos ficava estável. O top-3 seguia intacto, mas agora com um inesperado James Calado em quarto. Jérôme D'Ambrosio ficou em quinto, indicando uma repetição da boa forma do TL1. Jean-Éric Vergne e André Lotterer apareciam em sexto e sétimo, mas com tempos um pouco mais distantes dos de Da Costa.

Sébastien Buemi fez o quarto melhor tempo
Sébastien Buemi fez o quarto melhor tempo
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

Foi só mais tarde, com 11 minutos restando no cronômetro, que a liderança mudou. Mitch Evans conseguiu 1min17s190, superando Da Costa por 0s090. Só que nada estava resolvido, considerando que os últimos momentos costumam reservar tentativas de voltas de classificação.

E isso ficou claro em seguida. Maximilian Günther fez o tempo de 1min06s832, virando líder com certa tranquilidade. O resto veio em seguida, com Sébastien Buemi virando o segundo colocado, 0s047 pior. Nyck de Vries e Sérgio Sette Câmara também alcançar a casa de 1min06s, ficando respectivamente em terceiro e quarto.

O tempo se esgotou e a bandeira foi agitada, mas nem isso garantia a liderança de Günther. Jérôme D'Ambrosio guardou a melhor volta para o último instante e tomou a liderança, sendo 0s1 mais rápido.

1 J D'AMBROSIO Mahindra 1:06.723
2 M GÜNTHER BMW 1:06.832 +0.109
3 J E VERGNE DS Techeetah 1:06.866 +0.143
4 S BUEMI Nissan 1:06.879 +0.156
5 N DE VRIES Mercedes 1:06.900 +0.177
6 A F DA COSTA DS Techeetah 1:06.943 +0.220
7 S SETTE CÂMARA Dragon Penske 1:06.949 +0.226
8 L DI GRASSI Audi 1:06.987 +0.264
9 A SIMS BMW 1:07.019 +0.296
10 S VANDOORNE Mercedes 1:07.034 +0.311
11 A LOTTERER Porsche 1:07.069 +0.346
12 E MORTARA Venturi Mercedes 1:07.098 +0.375
13 M EVANS Jaguar 1:07.119 +0.396
14 S BIRD Virgin Audi 1:07.128 +0.405
15 N MÜLLER Dragon Penske 1:07.134 +0.411
16 J CALADO Jaguar 1:07.195 +0.472
17 F MASSA Venturi Mercedes 1:07.210 +0.487
18 A LYNN Mahindra 1:07.219 +0.496
19 R FRIJNS Virgin Audi 1:07.313 +0.590
20 O ROWLAND Nissan 1:07.324 +0.601
21 N JANI Porsche 1:07.388 +0.665
22 R RAST Audi 1:07.403 +0.680
23 O TURVEY NIO 1:07.590 +0.867
24 D ABT NIO 1:08.001 +1.278

Veja também:

Os segredos da Red Bull para bater a Mercedes
Grande Prêmio
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade