PUBLICIDADE

Da Costa bate favorito Mortara e fecha temporada com pole em Seul. Vandoorne é 4º

Na última corrida da temporada na Fórmula E, Edoardo Mortara manteve o alto nível das classificações e sobrou no mata-mata, superando o líder Stoffel Vandoorne e batendo António Félix da Costa para marcar sua terceira pole do ano

14 ago 2022 - 01h00
(atualizado às 04h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Mortara fechou a última classificação do ano com o melhor resultado possível: a pole
Mortara fechou a última classificação do ano com o melhor resultado possível: a pole
Foto: Venturi / Grande Prêmio

CHEGOU A GRANDE FINAL: FÓRMULA E SE PREPARA PARA DECIDIR TÍTULO EM SEUL

Capital da Coreia do Sul, Seul recebeu a última classificação da temporada 2021/2022 da Fórmula E neste domingo (14). E Edoardo Mortara — dono de 15 vitórias em mata-matas antes do desembarque no país asiático — era claramente o favorito na grande final, principalmente após despachar o líder mundial Stoffel Vandoorne. No entanto, António Félix da Costa colocou toda sua experiência de campeão em jogo e bateu o suíço da Venturi, que ainda alimenta esperanças de bater a Mercedes no Mundial de Construtores, para fechar o ano com sua segunda pole de 2022.

Ao contrário do que havia acontecido no dia anterior, a classificação da corrida 2 em Seul não contou com a forte chuva que tomou conta da capital coreana na última semana, e os pilotos puderam se concentrar em extrair o máximo dos carros — ao invés de se preocuparem apenas em evitar o muro, como aconteceu na véspera devido ao efeito da água no asfalto recentemente reformado.

A grande decepção do dia ficou por conta do vice-líder do campeonato, Mitch Evans. Ciente de que era o único piloto a ainda ameaçar uma conquista mundial de Stoffel Vandoorne, o neozelandês da Jaguar acabou eliminado ainda na fase de grupos e tornou a missão do belga — que tem 21 pontos de vantagem — muito mais tranquila.

A largada para a última corrida do ano na Fórmula E está marcada para as 4h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Cultura e do SporTV 3 e cobertura completa no GRANDE PRÊMIO.

Confira como foi a classificação do eP de Seul 2:

O Complexo Esportivo de Jamsil recebeu a Fórmula E pelo segundo dia consecutivo (Foto: Fórmula E)

Grupo A:

A classificação de domingo começou com pista seca em Seul, mas com o tempo completamente fechado e dando mostras de que poderia virar. Líder do campeonato e com a mão na taça, Stoffel Vandoorne logo se colocou na liderança do Grupo A, com 1min22s165, seguido por Nick Cassidy, Edoardo Mortara e Nyck de Vries na zona de classificação.

Norman Nato substituiu Sam Bird na Jaguar pelo segundo dia consecutivo — o titular quebrou a mão em Londres —, mas novamente teve dificuldades para marcar um tempo competitivo em sua primeira tentativa e ficou fora dos classificados no retorno para o pit-lane antes da volta decisiva.

Neste momento, os eliminados tinham a seguinte ordem: Robin Frijns, Lucas Di Grassi, Sérgio Sette Câmara, Nato, Oliver Turvey, Alexander Sims e Oliver Rowland. Lá na frente, Vandoorne liderava com apenas 0s003 de vantagem sobre Mortara. Cassidy e De Vries ainda completavam os quatro primeiros.

Os pilotos partiram para suas últimas tentativas já no fim do treino, e todos contabilizaram suas voltas com o cronômetro zerado: Sette Câmara foi o primeiro a cruzar a linha de chegada e logo tomou a ponta, mas foi superado por Mortara, Vandoorne, Frijns e Di Grassi, que garantiram passagem às quartas de final nessa ordem.

Acabram eliminados: Sette Câmara, De Vries, Cassidy, Nato, Rowland, Turvey e Sims.

Mais uma vez, Vandoorne fez sua parte e foi ao mata-mata (Foto: Mercedes)

Grupo B:

Na segunda chave do dia, o britânico Jake Dennis não teve problemas para tomar a liderança no início e foi o primeiro piloto a alcançar a casa de 1min21s neste domingo. Com 1min21s712, o inglês botou 0s402 de vantagem para Pascal Wehrlein, com Jean-Èric Vergne e António Félix da Costa colocando a DS Techeetah nos dois outros lugares entre os classificados.

Mitch Evans, o único que ainda pode ameaçar a conquista do título por parte de Vandoorne, não conseguiu um tempo competitivo em sua primeira tentativa: com 1min22s319, voltou aos boxes antes da última volta lançada no sexto lugar.

A partir daí, os pilotos se encaminharam aos boxes para a preparação final da última volta, com a seguinte ordem entre os eliminados: Sébastien Buemi, Evans, Oliver Askew, Dan Ticktum, Maximilian Günther, André Lotterer e Sacha Fenestraz — que substituía Antonio Giovinazzi, machucado na corrida 1.

No estouro do cronômetro do Grupo B, a expectativa era pelo tempo de Mitch Evans. O neozelandês até pareceu registrar um tempo competitivo e subiu ao segundo lugar, mas foi rapidamente sendo superado e acabou eliminado: Dennis manteve a ponta, Da Costa garantiu passagem em segundo lugar, Vergne ficou logo atrás do companheiro de equipe e Dan Ticktum colocou a NIO no primeiro mata-mata da temporada — logo na última corrida.

No fim, acabaram eliminados: Günther, Askew, Evans, Wehrlein, Lotterer, Buemi e Fenestraz.

Sacha Fenestraz foi a novidade de domingo em Seul, substituindo GIovinazzi na Dragon (Foto: Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Quartas de final:

Dan Ticktum x Edoardo Mortara

Na participação inaugural da NIO — e de Ticktum — no mata-mata, não houve zebra: Mortara usou toda a potência do trem de força da Mercedes — as duas equipes ainda disputam o Mundial de Construtores na última corrida — e marcou 1min21s229, contra 1min21s611 do britânico.

Jean-Èric Vergne x Stoffel Vandoorne

Na disputa entre dois pilotos que podem fazer uma das duplas mais fortes da temporada no ano que vem, melhor para o líder do campeonato: Vandoorne sobrou após contar com um erro de Vergne, que quase acertou o muro ainda no começo de sua volta e ficou a 1s3 do rival da Mercedes: 1min21s260 contra 1min22s642, e o belga cada vez mais favorito rumo ao título.

Robin Frijns x António Félix da Costa

No terceiro duelo do dia, a disputa foi mais apertada. Da Costa conseguiu garantir a classificação por menos de 0s3, com o tempo de 1min20s920, após superar Frijns nos dois últimos setores — o neerlandês havia levado a melhor no primeiro, mas não passou de 1min21s194 no fim da volta.

Lucas Di Grassi x Jake Dennis

Dennis e Di Grassi já se acostumaram aos duelos nas últimas corridas — se encontraram em Londres e na corrida 1 de Seul —, e até agora cada um havia vencido uma vez. No tira-teima, melhor para o britânico: Jake marcou 1min21s035 e conseguiu eliminar o brasileiro no mata-mata mais equilibrado do dia: 1min21s209 foi o tempo do piloto da Venturi, fora por apenas 0s174.

Mortara não teve problemas para despachar Ticktum, Vandoorne e Da Costa nos mata-matas (Foto: Fórmula E)

Semifinais:

Stoffel Vandoorne x Edoardo Mortara

Ainda que o duelo entre Mortara e Vandoorne não valesse mais pelo título do Mundial de Pilotos, a Venturi ainda alimentava esperanças de vencer a Mercedes no Mundial de Construtores — o que tornava um triunfo do #48 vital para as pretensões da equipe. E Edoardo mostrou que suas 15 vitórias em mata-matas significam algo: marcou 1min20s913 e bateu o líder do campeonato, que anotou 1min21s069 — mas ainda se colocava em posição confortável na disputa.

Jake Dennis x António Félix da Costa

Na disputa que definiu o segundo finalista, Da Costa apertou o ritmo e deixou Dennis para trás: 1min20s925 contra 1min21s050.

Final:

António Félix da Costa x Edoardo Mortara

Na grande final, a surpresa: favorito, Mortara foi superado em uma disputa apertada por Da Costa, que evitou os três pontos da Venturi: 1min21s078 para o português, enquanto Edoardo anotou 1min21s342.

Fórmula E 2021/2022, eP de Seul 2, Grid de Largada:

1 A.F DA COSTA DS Techeetah 1:21.078
2 E MORTARA Venturi Mercedes 1:21.342
3 J DENNIS Andretti 1:21.050
4 S VANDOORNE Mercedes 1:21.069
5 R FRIJNS Envision 1:21.194
6 L DI GRASSI Venturi Mercedes 1:21.209
7 D TICKTUM NIO 1:21.611
8 J.E VERGNE DS Techeetah 1:22.642
9 M GÜNTHER Nissan 1:21.825
10 S. SETTE CÂMARA Dragon Penske 1:21.989
11 O ASKEW Andretti 1:21.877
12 N DE VRIES Mercedes 1:22.148
13 M EVANS Jaguar 1:22.094
14 N CASSIDY Envision 1:22.232
15 P WEHRLEIN Porsche 1:22.114
16 N NATO Jaguar 1:22.286
17 A LOTTERER Porsche 1:22.254
18 O ROWLAND Mahindra 1:22.323
19 S BUEMI Nissan 1:22.299
20 O TURVEY NIO 1:22.363
21 S FENESTRAZ Dragon Penske 1:23.432
22 A SIMS Mahindra 1:23.079
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade