0

Com apenas duas semanas de antecedência, Fórmula E muda traçado do eP de Ad Diriyah

Fórmula E e FIA fizeram algumas alterações na pista saudita, mas o aviso para as equipes chegou apenas duas semanas antes da rodada dupla

17 fev 2021
08h27
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
António Félix da Costa levou a FE em 2020
António Félix da Costa levou a FE em 2020
Foto: FE / Grande Prêmio

Falta menos de duas semanas para o começo da temporada da Fórmula E, mas a FIA ainda está em processo de acertar o traçado onde abre a temporada 2020/21 em Ad Diriyah, na Arábia Saudita. As corridas, marcadas para o fim de semana dos dias 26 e 27 de fevereiro, serão as primeiras provas noturnos da categoria.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

De acordo com a revista inglesa Autosport, as adaptações ainda sendo feitas têm a intenção de moldar o traçado às alterações que as autoridades sauditas fizeram recentemente nas ruas que fazem parte da pista. As equipes foram avisadas somente no fim da última semana que seria o caso, mas receberam o novo desenho do traçado nesta segunda-feira.

Informar as equipes de uma mudança de traçado com apenas duas semanas de antecedência é algo planejado para Fórmula E como corte de custos nos preparativos para o evento. Entretanto, provoca corre-corre no grid.

As mudanças estão na saída do pit-lane, que coloca os pilotos já na curva dois, a sequência de curvas nove e dez, respectivamente para esquerda e direita, e o mesmo nos contornos 18 e 19, já próximas à reta dos boxes.

Serão as primeiras corridas noturnas da Fórmula E (Foto: BMW)

Como todas as mudanças são muito recentes, é provável que causem confusão no entendimento de pista dos pilotos - ao menos nos primeiros treinos. Apesar de não serem enormes mudanças, é significativo que a pista tenha trechos diferentes daqueles que foram testados em simuladores ao longo de meses.

Piloto com mais vitórias na história da categoria, Sébastien Buemi se mostrou incomodado com a situação.

"A FIA fez uma atualização. Melhorou a saída do pit-lane: antes, quando saíamos dos pits, não dava para ver os carros na pista. Agora, moveram um pouco as barreiras. Há uma chicane em descida que já era muito veloz e agora está mais ainda. Separaram as barreiras o quanto dava", disse à revista.

"Depois da reta dos boxes, há uma seção onde nós cortávamos a pista, mas eles colocaram muros, então não dá mais. São algumas mudanças, mas o importante é preparar o simulador com a pista real, tão representativa da realidade quanto possível. Não sabíamos se teríamos o desenho novo domingo ou segunda, porque os documentos oficiais chegaram só na sexta-feira passada", seguiu.

"Recebemos o documento [oficializando a mudança] 14 dias antes da primeira corrida. Tentaram reduzir custos mostrando o traçado apenas 14 antes, mas, no fim, não sinto que reduz muita coisa. Só que todo mundo precisa trabalhar loucamente", lamentou.

Com rodada dupla e provas à noite, será a terceira edição do eP de Ad Diriyah.

Veja também:

Os segredos da Red Bull para bater a Mercedes
Grande Prêmio
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade