PUBLICIDADE

Cassidy supera pista molhada e coloca Virgin na pole no segundo eP de Roma da FE

Primeira pole da carreira: Nick Cassidy, estreante na Fórmula E, alcançou tal feito neste domingo (11), batendo as ruas úmidas de Roma e, também, Norman Nato, que sai em segundo

11 abr 2021 - 05h02
(atualizado às 05h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Nick Cassidy
Nick Cassidy
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

A Fórmula E voltou na madrugada deste domingo (11) para as ruas de Roma, palco em que Jean-Éric Vergne conquistou vitória no último sábado. E, com a pista secando durante a sessão de classificação, a pole ficou com a Virgin: Nick Cassidy sai na frente com um estupendo tempo, mesmo em relação àqueles que também foram para a Superpole.

Ele anotou 1min52s011 - como prova de que a pista foi ficando cada vez mais úmida durante o treino, o próprio Vergne, primeiro a ir para a pista no Grupo 1, larga após ter anotado 2min04s864. Problema do vencedor do primeiro eP de Roma, sorte do neozelandês, que ponteia o grid do segundo.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Nick Cassidy
Nick Cassidy
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

Outro estreante na categoria sai na segunda colocação: Norman Nato ficou 0s332 e colocou a Venturi na primeira fila. Pascar Wehrlein foi o melhor entre os que não andaram no último grupo, o que pegou as pistas em melhores condições, e ficou em terceiro com a Porsche.

Completam o top-10 Stoffel Vandoorne, que deu sorte com a anulação do tempo de Andre Lotterer e, assim, passou para a briga da Superpole, Maximilian Günther, Alexander Sims, Edoardo Mortara, Oliver Rowland, Nico Müller e Sébastien Buemi.

A largada para o eP de Roma está marcada para as 7h45 (de Brasília).

Norman Nato
Norman Nato
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

Confira como foi o treino de classificação:

Grupo 1: Sam Bird, Nyck de Vries, Mitch Evans, René Rast, Jean-Éric Vergne e Robin Frijns

A manhã em Roma começou com pista molhada, prejudicando quem abriu a sessão de classificação dominical. Ou seja: o primeiro a terminar a volta acabou apenas ajudando os rivais, começando o processo de secar as ruas italianas.

Pior para Vergne, que acabou com um terrível tempo de 2min04s864, e melhor para Bird, que se manteve na briga ao ser o único dos seis que baixou da casa dos 2min, mesmo que por apenas 0s261.

Grupo 2: Pascal Wehrlein, Edoardo Mortara, Sérgio Sette Câmara, Oliver Rowland, António Félix da Costa e Sébastien Buemi

As melhores condições de pista permitiram que quatro deste grupo já melhorassem os tempos em relação ao anterior, com a fila puxada por Wehrlein, com 1min58s777. Mortara, Rowland e Buemi também ficaram à frente de Bird.

Já Sette Câmara começou novamente com azar: a Dragon mandou o brasileiro recolher, avisando no rádio que "tentaria resolver um problema para a corrida", e o brasileiro ficou sem tempo. Depois, anunciou pane elétrica no carro #7.

Pascal Wehrlein
Pascal Wehrlein
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

Grupo 3: Alexander Sims, Stoffel Vandoorne, Nico Müller, Lucas Di Grassi e Alex Lynn

Quem aproveitou a sequência de melhora da pista foi Sims, que baixou em 0s277 o tempo de Wehrlein e assumiu a ponta. Vandoorne, no embalo, apareceu em terceiro.

Já Di Grassi não teve, pelo menos nessa primeira parte do dia, uma Audi tão forte quanto no sábado, e não avançou para a superpole, ficando momentaneamente apenas em 10°.

Grupo 4: Tom Blomqvist, Maximilian Günther, Norman Nato, Nick Cassidy, André Lotterer e Jake Dennis

Estes deram sorte: a pista em melhores condições deu a Lotterer, o primeiro do grupo a anotar tempo, a frente da tabela: 1min56s271, 8s melhor que Vergne, que teve o azar de abrir o dia. Não parou por aí: Nato tomou a ponta, 0s265 abaixo de Lotterer - e um ponto extra.

Cassidy ainda ficou em terceiro no geral, com Günther em quarto. Apenas Sims e Wehrlein sobreviveram, dos grupos anteriores para a disputa da pole. Isso por alguns minutos, afinal, FE é FE: Lotterer teve o tempo cancelado por uso abusivo de potência e Vandoorne herdou o posto na fase final.

Alexander Sims
Alexander Sims
Foto: Fórmula E / Grande Prêmio

Superpole: Nato, Cassidy, Günther, Sims, Wehrlein e Vandoorne

Pole de sábado, Vandoorne abriu a decisão com 1min54s359, melhor tempo do domingo até então. Mas Wehrlein já tirou a Mercedes do topo para colocar a Porsche: quase 2s de diferença, com 1s729 de melhora.

Terceiro a sair para a pista, Sims não foi bem: deixou a Mahindra a 1s238 de Vandoorne. Günther também já abriu a volta mais lento que Wehrlein no primeiro setor, saindo cedo da briga, só superando Sims.

Mas a briga ficou com os dois pilotos finais: Cassidy fez a grande volta da manhã, com 1min52s011, e Nato chegou a tocar levemente o muro no giro derradeiro: assim, a Virgin sai na pole em Roma.

FE 2020/21, eP de Roma 2, grid de largada:

1 N CASSIDY Virgin Audi 1:52.011
2 N NATO Venturi Mercedes 1:52.343 +0.332
3 P WEHRLEIN Porsche 1:52.630 +0.619
4 S VANDOORNE Mercedes 1:54.539 +2.528
5 M GÜNTHER BMW 1:54.701 +2.690
6 A SIMS Mahindra 1:55.598 +3.587
7 E MORTARA Venturi Mercedes 1:59.497 +7.486
8 O ROWLAND Nissan 1:59.512 +7.501
9 N MÜLLER Dragon Penske 1:59.630 +7.619
10 S BUEMI Nissan 1:59.701 +7.690
11 S BIRD Jaguar 1:59.739 +7.728
12 M EVANS Jaguar 2:00.128 +8.117
13 L DI GRASSI Audi 2:00.150 +8.139
14 T BLOMQVIST NIO 2:00.205 +8.194
15 A.F. DA COSTA DS Techeetah 2:00.557 +8.546
16 A LYNN Mahindra 2:00.943 +8.932
17 O TURVEY NIO 2:01.197 +9.186
18 N DE VRIES Mercedes 2:01.229 +9.218
19 R FRIJNS Virgin Audi 2:02.038 +10.027
20 R RAST Audi 2:02.061 +10.050
21 J.E. VERGNE DS Techeetah 2:04.864 +12.853
22 A LOTTERER Porsche
23 S. SETTE CÂMARA Dragon Penske
24 J DENNIS BMW
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade