PUBLICIDADE

Binder segura Arbolino no GP da Catalunha e vence a 1ª na Moto3. Arenas é derrubado

O sul-africano segurou a pressão de Arbolino na volta final para conseguir sua primeira vitória na Moto3. Dennis Foggia completou o pódio em Barcelona

27 set 2020 - 07h46
Compartilhar
Exibir comentários
Darryn Binder pulou para a ponta no fim
Darryn Binder pulou para a ponta no fim
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

O GP da Catalunha da Moto3 não decepcionou neste domingo (27). Após uma constante mudança na ponta do pelotão, quem levou a melhor foi Darryn Binder, que garantiu a vitória em Barcelona, sua primeira na classe menor do Mundial de Motovelocidade.

Tony Arbolino, que largou da pole, foi piloto que esteve constantemente na briga pelo degrau mais alto do pódio. O italiano chegou a liderar a corrida, mas não conseguiu bater o sul-africano, terminando a prova em terceiro. Dennis Foggia recebeu a bandeira quadriculada na terceira colocação.

Darryn Binder garantiu a primeira vitória na Moto3
Darryn Binder garantiu a primeira vitória na Moto3
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Sergio García, que chegou a aparecer nos primeiros postos do pelotão, cruzou a linha de chegada na quarta colocação, o melhor resultado do campeonato até o momento. Alonso López foi que completou os cinco primeiros colocados em Montmeló.

Já Albert Arenas, líder da classificação, teve dia para esquecer em Montmeló. O piloto abandonou após ser acertado por John McPhee em uma disputa por posições. Foi a terceira corrida em 2020 em que não cruzou a linha de chegada.

Saiba como foi o GP da Catalunha de Moto3:

Em um dia um tanto menos azul do que os anteriores, a Moto3 encontrou temperaturas baixas para a corrida deste domingo. Às vésperas da largada, os termômetros marcava, 19°C, com o vento soprando a uma velocidade de 5 km/h.

Na hora da largada, Arbolino saiu bem e manteve a ponta, com Rodrigo e Arenas se instalando no top-3. Ainda na segunda volta, Darryn Binder, que largou em nono, começou a pressionar o líder do Mundial pelo terceiro posto.

Enquanto isso, Ai Ogura trabalhava para se recuperar o revés de sábado. O vice-líder do Mundial largou apenas em 24º, mas na abertura do terceiro giro, já vinha em 14º.

Na ponta, Arbolino foi atacado pela concorrência, que se valeu do vácuo na reta principal para passar o piloto da Snipers para o terceiro posto, atrás de Arenas, Binder e Rodrigo, respectivamente.

Tony logo começou a buscar reação e reassumiu o segundo posto na abertura da volta 4, mas logo foi superado por McPhee, que vinha escalando o pelotão. Rodrigo era agora o líder da disputa, mas o pelotão seguia para lá de colado.

Na reta principal, Arbolino colou na traseira de Rodrigo para retomar a ponta, com Binder se instalando em terceiro, à frente de García e McPhee. O primeiro pelotão era formado por 18 pilotos.

Na sexta volta da corrida, McPhee caiu na curva 4 e acabou derrubando Arenas. Já na brita, o piloto da Aspar se mostrou furioso com John, que evitou até mesmo olhar na direção de Albert.

Alheios aos problemas de Arenas, que seguia gritando com McPhee, Arbolino seguia na liderança, com Binder, Garcia, Masià e Rodrigo formando o top-5.

Binder, porém, conseguiu tomar a ponta, mas sem se livrar da pressão da concorrência. Rodrigo era o segundo, à frente de Arbolino. Ogura seguia apenas em 16º.

Na abertura da volta 10, Arbolino conseguiu retomar a liderança, à frente de Rodrigo e Masià. Binder caiu para quarto, à frente de García.

Nos boxes, apesar da irritação de Arenas, McPhee foi direto aos boxes da Aspar para se desculpar pelo incidente. Os comissários da FIM, aliás, vão dar uma olhada no que aconteceu ao fim da corrida.

Masià, então, se colocou na liderança, mas sempre pressionado pelos demais. Com um novo fôlego na disputa pelo título por conta da queda de Arenas, Celestino Vietti vinha tentando escalar o pelotão e tinha o nono posto. Ogura era 15º.

Binder armou um novo bote e assumiu o comando mais uma vez, de novo à frente de Rodrigo. Arbolino caiu para terceiro, seguido por Garcia, Masià, Fernández, Salac, Foggia, Vietti e Fenati, os integrantes do top-10.

Como vinha acontecendo desde o início da corrida, a passagem pela reta mudou a liderança, com Rodrigo assumindo brevemente a ponta antes de levar o troco de Rodrigo. Garcia era o terceiro, agora à frente de Foggia.

Com 8 voltas para o fim, Rodrigo conseguiu defender a liderança na reta, mas Binder aproveitou a curva 4 para recuperar a liderança, com Foggia tomando o segundo lugar. Metros depois, foi o piloto da Leopard que deu o bote e assumiu o comando.

Darryn, contudo, não tardou em apresentar sua resposta, recuperando a liderança, à frente de Foggia, Rodrigo, Garcia e Masià. Vietti era o sétimo, com Ogura ainda em 15º.

No trecho final da 15ª volta, Foggia conseguiu devolver a ultrapassagem de Binder na curva 10, com Rodrigo aproveitando para também se colocar à frente do sul-africano.

Restando seis voltas para a bandeirada, Foggia conseguiu abrir 0s360 de respiro para Masià, que tinha tomado o segundo posto, à frente de Antonelli, Arbolino e Rodrigo. A diferença, porém, caiu rapidamente para a casa de 0s1.

Na abertura da volta 18, Masià já vinha colado no líder Foggia, que conseguiu se afastar mais um pouco do parceiro de Leopard nos metros seguintes. Arbolino vinha agora em terceiro, à frente de Binder.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade