PUBLICIDADE

Automobilismo feminino no Troféu Ayrton Senna de Kart

Mulheres marcam presença no Troféu Ayrton Senna de Kart no Speed Park

10 jun 2024 - 00h06
(atualizado às 00h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Kart feminino
Kart feminino
Foto: Speed Park / Esporte News Mundo

As finais do Troféu Ayrton Senna de Kart ocorreram neste sábado (8), no Kartódromo Internacional de Birigui (SP), o Speed Park.

Um dos destaques dessa edição foi a participação feminina, com quatro garotas no grid.

Leticia Pagy e Marcella Assumpção, da F4 Júnior, Anna Luiza Pimpão, da F4 Sprinter, e Isabelly Melniski, na Mini 2T, estiveram na pista demonstrando suas habilidades.

Apesar do número ainda ser baixo, a presença feminina em campeonatos de automobilismo tem aumentado nos últimos anos.

No Troféu Ayrton Senna não foi diferente! Na cerimônia de abertura, que antecedeu o último dia de atividades do evento, além das homenagens a Ayrton Senna pelos 30 anos de sua partida, também ocorreram algumas premiações individuais.

"Eu acho muito importante a participação feminina em provas de automobilismo, porque somos muito poucas. Do ano passado para cá, aumentou em 1%, o que já é um número significativo, mas que pode melhorar. Fico muito feliz em poder participar de um evento como o Troféu Ayrton Senna e a seletiva do FIA Girls On Track", comentou Letícia Pagy.

O troféu Power Woman foi entregue a Anna Luiza Pimpão, piloto de Caraguatatuba (SP). Nas classificatórias da categoria F4 Sprinter, ela terminou em quarto lugar na primeira prova e em sétimo na segunda.

Neste domingo (9), o Speed Park será o palco da segunda seletiva do FIA Girls On Track, recebendo 45 pilotos de todas as idades. A vencedora ganhará uma vaga no Campeonato Brasileiro de Kart, que ocorrerá em outubro, no Kartódromo Internacional de Birigui (SP).

Bia Figueiredo, presidente da Comissão Feminina da Confederação Brasileira de Automobilismo, comentou sobre a expansão do interesse feminino nas corridas.

"Recebi esse desafio do Giovanni Guerra de assumir a Comissão Feminina de Automobilismo para trazer mais mulheres para o esporte. Aqui em Birigui (SP), realizamos a segunda edição do FIA Girls On Track, a primeira aconteceu no ano passado, e vamos atrás de meninas no kart, trabalhando desde a base."

Kart feminino
Kart feminino
Foto: Speed Park / Esporte News Mundo

"Temos no campeonato brasileiro de 20 a 30 meninas, o que ainda é um número pequeno, mas acho que isso tem unido as mulheres para seguir carreira."

Vencedora do FIA Girls On Track de 2023, Anna Luiza Pimpão comentou suas expectativas para a segunda seletiva: "Eu espero competir com outras meninas muito boas, em uma disputa acirrada".

Os troféus foram entregues por Tamires Ferrari, diretora executiva do Speed Park, e Ricardo Gracia, organizador do TAS.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade