PUBLICIDADE

Albuquerque/Taylor vence em Road America e toma liderança do IMSA. Fraga leva na LMP3

Filipe Albuquerque e Ricky Taylor usaram a estratégia para tomar a liderança do IMSA em Road America, enquanto brasileiro Felipe Fraga liderou Ligier #74 rumo à vitória na classe LMP3

8 ago 2022 - 10h12
(atualizado às 10h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Filipe Albuquerque e Ricky Taylor são os novos líderes do IMSA 2022
Filipe Albuquerque e Ricky Taylor são os novos líderes do IMSA 2022
Foto: IMSA / Grande Prêmio

VANDOORNE SUPERA TRAUMA DE LONDRES E COLOCA MÃO NA TAÇA DA FÓRMULA E

A décima etapa da temporada 2022 do IMSA foi realizada no último final de semana, em Road America, e a dupla formada por Filipe Albuquerque e Ricky Taylor cruzou a linha de chegada em primeiro lugar após tomar a ponta com apenas 24 minutos para o encerramento da corrida — que teve, no total, 2h40 de disputa. Com o triunfo, a dupla do Acura #10 assumiu a liderança do campeonato com duas rodadas para o final.

Albuquerque aproveitou o tráfego, que atrapalhou o então líder Oliver Jarvis, para tomar a liderança na parada dos boxes e não largar até o fim da corrida. O piloto do Acura #60, por sua vez, sofreu com uma batida nos instantes finais da prova — com menos de sete minutos no relógio — e terminou com a quarta posição, fora do pódio e da liderança do campeonato.

Desta forma, Earl Bamber e Alex Lynn aproveitaram a situação para colocar o Cadillac #02 na segunda posição, enquanto Renger van der Zande e Sébastien Bourdais ficaram com o terceiro lugar no Cadillac #01.

Ainda na classe principal, Jarvis e Tom Blomqvist terminaram com o quarto lugar, Tristan Vautier e Richard Westbrook completaram em quinto e por fim, Olivier Pla e o brasileiro Pipo Derani fecharam o grupo dos protótipos DPi na sexta colocação.

Ryan Dalziel e Dwight Merriman levaram a melhor na LMP2 (Foto: IMSA)

A classe LMP2 também contou com uma vitória conquistada nos instantes finais, com a dupla formada por Ryan Dalziel e Dwight Merriman somando sua segunda vitória consecutiva na pista situada em Wisconsin. No carro do Oreca #18, a tomada da primeira posição aconteceu apenas com 11 minutos para o fim da corrida, quando Louis Delétraz liderava. Nas últimas voltas, o acidente do Acura #60 causou uma amarela em toda a pista, o que impediu uma nova mudança nos instantes finais.

Além dos vencedores, o pódio ainda foi completado por John Farano/Delétraz na segunda posição e Dennis Andersen/Fabio Scherer em terceiro lugar. Completaram a classificação da LMP2: Thomas Steven/Tristan Nunez em quarto, Patrick Kelly/Josh Pierson em quinto e Henrik Hedman/Juan Pablo Montoya na sexta posição.

Já na classe LMP3, vitória do Brasil: Felipe Fraga e Gar Robinson completaram as 62 voltas da disputa em Road América na primeira posição com o Ligier #74, seguidos por Orey Fidani e Matthew Bell na segunda posição e Jon Bennett/Colin Braun — líderes do campeonato — completando o pódio.

O quarto lugar ficou com Ari Balogh e Garett Grist, Dakota Dickerson e Josh Sarchet terminaram na quinta posição, James French e Cameron Shields finalizaram em sexto lugar e Gerry Kraut e Scott Andrews completaram na sétima colocação. A dupla formada por Jarett Andretti e Gabby Chaves não conseguiu acompanhar o ritmo dos rivais e ficou atrás dos quatro primeiros colocados na GTD Pro, enquanto João Barbosa e Malthe Jakobsen abandonaram a disputa com 40 voltas disputadas.

Felipe Fraga e Gar Robinson comemoram vitória na LMP3 em Road America (Foto: IMSA)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Por falar na GTD Pro, os britânicos Jack Hawksworth e Ben Barnicoat levaram a melhor com o Lexus #14 e faturaram a vitória, com Matt Campbell e Mathieu Jaminet na segunda colocação e Antonio Garcia/Jordan Taylor no terceiro lugar. Ross Gunn e Alex Riberas ainda terminaram pouco mais de 5s depois dos últimos ocupantes do pódio, enquanto Connor de Phillippi e John Edwards ficaram para trás e foram a última dupla a cruzar a linha de chegada.

Por último, a classe GTD teve vitória da Mercedes de Russell Ward e Philip Ellis, com a Lamborghini de Robert Megennis/Jeff Westphal na segunda colocação e o Lexus de Frankie Montecalvo/Aaron Telitz em terceiro lugar.

Na classe que reúne a maior quantidade de carros do IMSA, a ordem abaixo do pódio ficou da seguinte forma: Bryan Sellers/Madison Snow, Jaden Conwright/Marco Holzer, Roman De Angelis/Maxime Martin, Ryan Hardwick/Jan Heylen, Mike Skeen/Stevan McAleer, Ryan Eversley/Aiden Read, Robby Foley/Bill Auberlen e Cooper MacNeil/Daniel Juncadella.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade