PUBLICIDADE

Atletismo

World Athletics impõe sanções imediatas às Federações da Rússia e Bielorrússia

1 mar 2022 - 17h13
Compartilhar
Exibir comentários

A World Athletics (WA) decidiu nesta terça-feira impor sanções contra as Federações da Rússia e da Bielorrússia de Atletismo como consequência da invasão da Ucrânia. Todos os atletas, pessoal de apoio e funcionários das duas entidades estão excluídos de todos os eventos da série mundial da WA com efeito imediato.

Isso inclui o Campeonato Mundial de Atletismo de 2022, no Oregon, nos Estados Unidos, o Mundial Indoor de 2022, em Belgrado, na Sérvia, e o Mundial de Marcha Atlética por Equipes, que começa já nesta sexta-feira, em Mascate, em Omã.

O Conselho da WA resolveu ainda considerar outras medidas adicionais, como a suspensão da Federação da Bielorrússia da reunião programada para os dias 9 e 10 de março, em Mônaco.

A Federação Russa está suspensa das competições de atletismo desde 2015 em função das violações das regras antidopagem, tanto de ser sede de eventos da WTA como de enviar equipes para competições internacionais.

O processo de indicação de Atletas Neutros Autorizados (ANA), porém, segue vigente, mas mesmo os que receberam o positivo da entidade estão excluídos de eventos oficiais num futuro imediato. Isso significa que os atletas russos da ANA e os da Bielorrússia qualificados para o Mundial de Marcha Atlética de Mascate e do Mundial Indoor de Belgrado, em março, não terão credenciais para participar das duas competições.

"O mundo está horrorizado pelo que a Rússia tem feito, com a ajuda e cumplicidade da Bielorrússia. Os líderes mundiais trataram de evitar esta invasão por meio de acordos diplomáticos, mas não foram suficientes para barrar a intenção da Rússia de invadir a Ucrânia", disse o presidente da entidade, Sebastian Coe, em discurso no Conselho da WA.

"As sanções sem precedentes que países e indústrias de todo o mundo estão impondo à Rússia e Bielorrússia parecem ser a única forma pacífica de interromper e desestabilizar as ações recentes e restaurar a paz", completou.

De acordo com as regras da WA, as Federações da Rússia e Bielorrússia foram informadas das decisões do Conselho e têm direito de responder. Se necessário, o Conselho voltará a se reunir para analisar as respostas.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade