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Antes da corrida, evite alimentos que desidratam

15 nov 2012
08h36

Assim como existem alimentos que auxiliam o atleta a manter-se hidratado, há aqueles que fazem o caminho inverso e podem contribuir para uma maior perda de líquidos e sais minerais. "Esses alimentos devem ser evitados nas épocas quentes do ano, mas principalmente antes dos treinos e provas", afirma a nutricionista Vanessa Grigoleto Pimentel, especialista em fisiologia do exercício pela Universidade Federal São Paulo e em nutrição esportiva pelas Faculdades Integradas de Santo André.

Dentre os alimentos que prejudicam a hidratação estão peixes como o bacalhau e a sardinha
Dentre os alimentos que prejudicam a hidratação estão peixes como o bacalhau e a sardinha
Foto: Getty Images / Terra



Dentre os alimentos que prejudicam a hidratação, a nutricionista cita peixes como o bacalhau e a sardinha, carne seca, queijos como parmesão provolone e requeijão, manteiga ou margarina com sal, molho de soja (shoyo) e de tomate, frituras, chocolate e achocolatados em excesso, alimentos gordurosos, café, chá mate, chá verde, bebidas alcóolicas, alimentos enlatados, defumados e embutidos, temperos industrializados, caldos e extratos concentrados e sopas industrializadas. "Também é preciso ter cuidado para não abusar de alimentos ricos em fibras, mesmo que eles ajudem a manter o organismo saudável. Isso porque seu consumo em maior quantidade de fibras aumenta a perda de água pela organismo", adverte Vanessa.



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Fonte: Terra
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