PUBLICIDADE

Atletismo

Campeão paralímpico 9 vezes disputará Maratona do Rio para encerrar desafio

15 jun 2017 - 16h26
Compartilhar
Exibir comentários

O espanhol Javi Conde, dono de sete medalhas de ouro paralímpicas, encerrará neste domingo, no Rio de Janeiro, o projeto solidário que consiste em participar de uma maratona em cada cidade que já sediou Jogos Olímpicos ou Paralímpicos.

O atleta participará da Maratona do Rio, que terá largada na Praça do Pontal do Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da capital fluminense, e se tornará o primeiro a conseguir alcançar tal feito.

Desde que iniciou a jornada acompanhado pelos corredores Jon Salvador e Xavi Maltas, Conde já doou 189 mil euros (R$ 700 mil) para mais de 120 instituições sem fim lucrativos.

"Este projeto serviu para poder admirar pessoas anônimas, que estão dedicando a vida aos demais. Ser o primeiro atleta do mundo a realizar um desafio mostra que os deficientes somos capazes de conquistar nossos sonhos", afirmou o espanhol.

Conde já participou de maratonas em Berlim, Atlanta, Sidney, Pequim, Barcelona, Paris, Munique, Atenas, Roma, Tel Aviv, Estocolmo, Amsterdã, Nova Iorque, Tóquio, Londres, Helsinque, Moscou, Seul, Antuérpia, Toronto, Heidelberg, Los Angeles, Arnhem, Cidade do México, Montreal, St. Louis, Melbourne e Stoke Mandeville.

O curioso é que em Arhem, na Holanda, e Stoke Mandeville, na Inglaterra, que sediaram Jogos Paralímpicos em 1980 e 1984, respectivamente, o espanhol precisou organizar maratonas em pistas de atletismo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade