PUBLICIDADE

Nas graças de suas torcidas, Felipão e Tiago Nunes medem forças no Brasileirão

7 jun 2019 - 10h43
(atualizado às 10h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Enquanto um é multi-campeão e tem mais de 25 anos de carreira como treinador, o outro conquistou seu primeiro título de relevância nacional no ano passado. Independentemente da diferença etária entre Felipão e Tiago Nunes, ambos são considerados dois dos principais técnicos do futebol brasileiro. Com estilos de jogo diferentes, os comandantes de Palmeiras e Athletico Paranaense se enfrentam neste sábado, às 16h30, no Allianz Parque.

Felipão já está em sua terceira passagem pelo Verdão e já soma 469 partidas à frente do time alviverde. Com 233 vitórias, 126 empates e epenas 110 derrotas, o treinador é um dos mais vitoriosos da história do clube, já tendo conquistado a Libertadores de 1999, o Campeonato Brasileiro de 2018 e a Copa do Brasil em 1998 e 2012.

Muito criticado pelo pragmatismo excessivo em algumas situações, Felipão está nas graças da torcida. Além de ter conquistado o Brasileirão no ano passado, o técnico quebrou o recorde de maior série invicta da história do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. No momento, o time não perde há 30 jogos e bateu a marca de 26 partidas sem derrotas que havia sido estabelecida pela Academia do Futebol entre os anos de 1972 e 1973.

A formação tática utilizada pelo treinador no Palmeiras é um 4-2-3-1, com poucas variações e movimentações. Bruno Henrique tem maior liberdade para avançar no campo de ataque, os laterais alternam no apoio ofensivo e Felipe Melo fica responsável pelas coberturas defensivas. Depois de Zé Rafael consolidar-se como titular pela esquerda, Dudu foi deslocado para a direita e tem mantido o ótimo desempenho da temporada passada.

Tiago Nunes começou a trabalhar no Athletico Paranaense em 2017 como treinador da equipe sub-23. Inclusive, foi comandando o time de jovens jogadores que o técnico brilhou pela primeira vez no Furacão: conquistou o Campeonato Paranaense de 2018 com a garotada, já que o clube optou por preservar os profissionais do estadual. Poucos meses depois, foi o escolhido para substituir Fernando Diniz, demitido pelo desempenho ruim no início do Campeonato Brasileiro.

Desde então, Tiago Nunes firmou-se no comando do time profissional com bons resultados aliados a um futebol ofensivo dentro de campo. O técnico soma 51 partidas à frente do Athletico, com 30 vitórias, oito empates e apenas 13 derrotas. Para coroar a boa campanha na temporada passada, o treinador conquistou a Sul-Americana, primeiro título internacional da história do Furacão.

Em campo, seu time atua no sistema tático 4-3-3. Os laterais, principalmente o promissor Renan Lodi, vão constantemente à linha de fundo e um dos principais destaques técnicos é o meio-campista Bruno Guimarães, que além de ajudar na marcação tem muita qualidade para lançar seus companheiros. Nikão e Rony são os responsáveis por trazer velocidade no ataque e, pelo meio, Marco Ruben chegou em 2019 para substituir Pablo e impressiona pela presença de área.

Felipão levou a melhor no único confronto direto

Na única vez que Felipão e Tiago Nunes se enfrentaram, o Palmeiras levou a melhor. Em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2018, o Verdão derrotou o Athletico Paranaense por 2 a 0 no Allianz Parque. Na ocasião, o alviverde perseguia o então líder São Paulo e, com a vitória, ainda quebrou uma sequência de nove jogos de invencibilidade que o Furacão possuía.

Mesmo com o Athletico tendo um início melhor na partida, principalmente com uma chance perdida por Nikão, o Palmeiras passou a ter o controle do jogo na etapa final. Willian recebeu belo passe de Deyverson nas costas da zaga para abrir o placar e, no último lance do jogo, o goleiro Santos derrubou Willian dentro da área. Moisés converteu a penalidade batendo no meio do gol e sacramentou a vitória do Verdão.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade