PUBLICIDADE
Logo do Atlético-MG

Atlético-MG

Favoritar Time

Obra da Arena MRV perto 'do pico'; saiba contrapartidas e diferenciais do futuro estádio do Atlético-MG

Arena MRV caminha para reta final das obras e tem previsão de entrega até dezembro. Entre março e abril, serão realizados cinco eventos de inauguração na futura casa do Galo

5 jul 2022 - 06h29
Compartilhar
Exibir comentários

A futura casa do Galo está tomando forma. Com previsão de entrega até dezembro, a Arena MRV já alcançou 65% das obras concluídas e se aproxima do pico: são 950 homens trabalhando diariamente no estádio localizado no bairro California, em Belo Horizonte, número que, nas próximas semanas, alcançará a marca de 1.200 funcionários.

Após visita ao local, o LANCE! traz as principais informações sobre a Arena MRV. Projetada para ser a mais moderna do Brasil e inspirada no estádio da Juventus (ITA), a futura casa do Atlético-MG terá acessibilidade total e com contrapartidas à comunidade mineira.

Arena MRV será inaugurada em março (Foto: Rodney Costa/L!Press)
Arena MRV será inaugurada em março (Foto: Rodney Costa/L!Press)
Foto: Lance!

CADEIRAS CATIVAS E O CALDEIRÃO

A Arena MRV terá capacidade para 46 mil pessoas. O Atlético-MG já comercializou cerca de 4.800 cadeiras cativas, o que representa 52% do total disponível. Atualmente, as cativas da futura casa do Galo custam a partir de R$ 39 mil e garantem acesso a todos jogos pelos próximos 15 anos, além de outros benefícios. Saiba mais aqui.

INSPIRAÇÕES E PROJETO ARQUITETÔNICO

Concebido a partir de 2017, a Arena MRV teve suas obras iniciadas em 2020. O projeto arquitetônico do estádio foi criado após os responsáveis visitarem os 12 estádios que sediaram a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, além de vários palcos da Europa. A maior fonte de inspiração acabou sendo o Allianz Stadium, da Juventus (ITA).

Além de jogos de futebol, a nova casa do Galo também é projetada para receber grandes eventos, como shows e festivais de músicas. Assim, um diferencial em relação ao Mineirão, por exemplo, são as entradas para o campo, que comportam a passagem de caminhões, facilitando a entrada para montagem e desmontagem das estruturas.

O projeto da Arena MRV também pretende transformar a nova em casa em um "caldeirão atleticano" : a distância das arquibancadas centrais para as linhas laterais do gramado será de 8,5 metros.

ACESSIBILIDADE COMPLETA E TECNOLOGIA

Outro fato importante é de que o estádio estará apto a receber todos torcedores. Com rampa de acesso para todos os setores, inclusive os superiores, portadores de necessidades especiais terão total acessibilidade na Arena MRV, com garantia de espaços exclusivos.

A intenção é de que o acesso à internet também seja para todos os envolvidos no evento, dos profissionais aos torcedores e fãs. Uma ideia que está sendo desenvolvida é a de um aplicativo que reunirá todas vendas. Por exemplo, um torcedor que vá ao jogo do Atlético poderá, além de comprar o ingresso, também adquirir o lanche e a bebida com antecedência, só precisando retirar os mesmos no local.

A Arena MRV também será equipada com dois telões de 144m², cujas estruturas metálicas já estão instaladas e pesam 18 toneladas.

Reserva Particular Ecológica (RPE) da Arena (F: Rodney Costa/L!Press)
Reserva Particular Ecológica (RPE) da Arena (F: Rodney Costa/L!Press)
Foto: Lance!

CONTRAPARTIDAS SOCIAIS E AMBIENTAIS

A construção do estádio no bairro Califórnia, no Noroeste de Belo Horizonte, também terá contrapartidas sociais e ambientais. A começar pela preservação de uma área de 26 mil m² ao lado da futura Arena. A mata é uma Reserva Particular Ecológica (RPE), que tem nascentes no terreno, terá acesso apenas para conservação.

Localizado a cerca de 500 metros da Arena, a Mata dos Morcegos possui 58 mil m², sendo a maior área verde da região. O local será transformado em um parque linear, cuja construção, implantação, arborização, urbanização e manutenção das instalações e áreas verdes serão de responsabilidade da Arena pelos próximos 30 anos.

Além disso, nos próximos 10 anos, o Atlético plantará 46 mil mudas na cidade de Belo Horizonte. A primeira leva foi concluída em março, com o plantio de 4,6 mil mudas, que serão cuidadas por três anos.

Em dias sem jogos ou eventos, a Esplanada da Arena, que terá pista de caminhada e corrida, também ficará à disposição da população.

Entre as estruturas construídas, três espaços servirão ao público, a serviço da Prefeitura, onde funcionarão um Centro de Línguas; uma Academia da Cidade; e um Núcleo de Assistência de Saúde à Família.

Arena do Galo será inaugurada em março (Rodney Costa/Lancepress)
Arena do Galo será inaugurada em março (Rodney Costa/Lancepress)
Foto: Lance!

OS EVENTOS DE INAUGURAÇÃO DA ARENA

Com previsão de entrega da obra até dezembro, a Arena MRV terá cinco eventos de inauguração, que, com o aumento gradual do público, servirão como testes para o funcionamento do estádio. O primeiro será no dia 25 de março, data da fundação do Atlético-MG, com o "Nascimento do Campo". Veja mais informações abaixo:

25/03/23 - NASCIMENTO DO CAMPO - 10 mil pessoas

Instalação das traves e marcação das linhas de campo

1º Chute a Gol

Show com a Orquestra Ouro Preto

15/04/23 - ARREPIA BH - 20 mil pessoas

Inauguração da iluminação com efeitos cênicos

Show de videomapping

Show de DJ convidado (ainda não foi anunciado o nome)

06/05/23 - LENDAS DO GALO - 30 mil pessoas

Jogo-exibição com os ídolos do Galo

Show do Zeca Pagodinho

19/05/23 - INAUGURAÇÃO OFICIAL - 46 mil pessoas

Amistoso Internacional: Atlético x Equipe a ser definida

Show de Abertura (a definir)

Show no Intervalo com Nando Reis homenageando Cássia Eller

27/05/23 - SACODE BH - 60 mil pessoas

Shows com: Ivete Sangalo, Jota Quest, César Menotti e Fabiano e uma atração internacional a ser confirmada

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade