0
Logo do Seleção Argentina
Foto: terra

Seleção Argentina

Prestes a começar, Campeonato Argentino ainda não tem regulamento aprovado

18 jul 2019
10h02
  • separator
  • 0
  • comentários

A crise da Associação de Futebol Argentino (AFA) não parece apenas se limitar na seleção nacional e nos resultados ruins dentro de campo, respingando cada vez mais na Superliga de clubes. Isso porque, com previsão de início das partidas para a próxima semana, o Campeonato Argentino ainda não teve seu regulamento aprovado pelos clubes, de acordo com o jornal Olé.

Em sua publicação, o veículo argentino revela que o acordo entre as equipes participantes para concretizar e viabilizar o início, previsto para acontecer em uma reunião na última quarta-feira, ainda não ocorreu. E o motivo é o desejo de algumas equipes de alterar, principalmente, o modelo de rebaixamento, que leva em consideração não apenas a pontuação, mas um coeficiente de resultados.

Dos clubes que disputam a Superliga, apenas doze clubes sentaram-se à mesa para a reunião realizada na região de Puerto Madero, na capital Buenos Aires: River, Boca, Independiente, Racing, San Lorenzo, Huracán, Vélez, Atlético Tucumán, Unión, Godoy Cruz, Defensa e Talleres. Enquanto isso, outros 11 clubes (Estudiantes, Gimnasia, Rosario Central, Newell's, Argentinos, Lanús, Banfield, Colón, Patronato, Arsenal e Central Córdoba de Santiago del Estero) boicotaram o encontro. O Aldovisi não enviou ninguém.

O impasse decorre de dois pontos principais. Primeiro, há uma discordância em relação ao sistema de rebaixamento, já que os clubes que boicotaram a reunião são a favor da retirada do "promedio", um cálculo que cruza a pontuação da temporada com um coeficiente de desempenho nas últimas temporadas para chegar ao número de quatro equipes rebaixadas.

O outro ponto de discordância é justamente o número de equipes do descenso. Enquanto uma parte quer manter quatro times, outros são a favor da queda de apenas dois. Assim, reuniões são esperadas nos próximos dias para a definição de prorrogação de datas ou do início, sem um consenso, do Campeonato Argentino.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade