Tão jovens, tão influentes: aos 25 anos, Larissa Manoela, Klara Castanho, Nobru e Menina Veneno equilibram fama e realidade
Aos 25 anos, a Geração Z busca o equilíbrio no turbilhão de informações, aprendizados e sensações da era "cronicamente online"
"25 é o ano em que você consegue tudo o que quer, quando percebe que tem tudo o que queria". Foi com esta frase, de um aplicativo febre entre a Geração Z, que acordei no dia em que fiz 25 anos. Cada vez mais perto dos 30, "a idade do sucesso", como é dito em De Repente 30 (2004) –e uma década longe dos 15–, os 25 são um marco.
A idade é cheia de momentos canônicos. Casamento, filhos, avanço na carreira, recomeços ou todas as etapas juntas, e, tudo isso buscando o equilíbrio entre ser cronicamente online e aproveitar a vida fora das telas. Isso não é diferente para famosos que chegam ao primeiro quarto de século.
- *Esta reportagem faz parte da revista comemorativa de 25 anos do Terra. A publicação traz reflexões sobre o tempo, a mídia e as novas gerações, e pautas conectadas a momentos marcantes, pioneiros e inovadores da plataforma.
Klara Castanho fez 25 em outubro e vê seu amadurecimento com a certeza que há muito para viver. Vencedora do prêmio de Melhor Atriz no Festival do Rio por #SalveRosa, a cada ano ela se redescobre. “Vamos amadurecendo, a vida vai ensinando e vamos evoluindo.”
Amante de aniversários, Larissa Manoela chega aos 25 em dezembro. No ar em Êta Mundo Melhor! (Globo), a atriz se sente realizada. “[Sinto] muita gratidão por ter conquistado o que eu sempre sonhei: ser uma mulher livre, dona das minhas decisões e escolhas”, pontua ela, que celebra 20 anos de carreira e três ao lado do também ator André Luiz Frambach (28).
Anna Luiza Chagas, conhecida como Menina Veneno, tem a proposta de ser “desinfluencer” para os mais de 3 milhões de seguidores. Apesar de não encarar a exposição online como um problema, ela conta que, em momentos de sobrecarga, busca equilíbrio. “Gosto sempre de tirar dias para mim, sabe?”.
E mesmo com todas as questões e descobertas que os 25 trazem, o streamer Bruno Goes, o Nobru, vê com otimismo o que a idade reserva. “[Quero] continuar sonhando grande, mas com os pés no chão e valorizando o caminho até aqui”, completa o jogador profissional de Free Fire e empresário.
Abaixo, os quatro dão mais detalhes sobre o que esperam dos 25 anos, entre conquistas, sonhos e esperança. Confira trechos editados das entrevistas.
KLARA CASTANHO
Klara, você fez 25 anos no início de outubro. Como está sendo esse novo ciclo?
Gosto de sempre pensar que o ciclo que se inicia é o melhor a ser vivido. Comecei meus 25 estreando #SalveRosa, teve prêmio no Festival do Rio, estou emendando trabalhos… então estou muito feliz com o que se inicia nesse ano.
Qual a sensação de ver tudo o que você conquistou no seu primeiro quarto de século?
São 24 anos de trabalho, e sinto a cada ano que passa, que posso me redescobrir e reinventar meu caminho. São muitos e muitos anos de estrada, e ainda assim, sigo muito jovem.
Você comentou que já tem mais de duas décadas de trabalho. O que espera para o futuro?
Me sinto realizada por poder me solidificar na profissão que tanto me faz feliz, alinhada com meus valores, com o que acredito, e com a paixão. É só o começo, mas já tive uma longa caminhada de muito estudo e dedicação.
LARISSA MANOELA
Larissa, você completa a idade em dezembro. Como acha que será o novo ano pessoal?
Amo celebrar a vida e comemorar o meu aniversário. Já estou na vida adulta há alguns anos, mas sinto que a chegada dos 25 vai trazer mais questões… pensar mais sobre o que quero para o futuro e, no meu caso, me orgulhar de quem já fui.
Qual a importância de valorizar o passado neste momento?
Já vai fazer 10 anos dos meus 15, mas, ainda está tão vivo dentro de mim a adolescente e a criança que eu fui, que sinto que é algo próximo. Não se apaga. É a minha vida, minha história, nunca é menos um dia, e sim mais um para se viver.
Essa comemoração vem junto com um marco em sua carreira!
Junto dos meus 25, tem os 20 anos de carreira. [Sinto] muita gratidão por ter conquistado hoje o que eu sempre sonhei: ser uma mulher livre, dona das minhas decisões e escolhas. Com 25 anos já casada e muito realizada pessoal e profissionalmente.
Como você resumiria o sentimento com a chegada dos 25?
Em viradas de ciclo, sempre acabo fazendo essa reflexão do ano que eu vivi, fazendo novas metas e sonhando mais. O ciclo da vida é tão rápido, temos que aproveitar o que temos hoje e celebrar o que temos pela frente. Sinto muita gratidão e orgulho de quem eu já fui e me tornei.
MENINA VENENO
Você completa 25 anos no começo de 2026. O que espera para o novo ciclo?
Eu enxergo com muito otimismo e esperança. Uai, não dá para acreditar em tudo o que já vivi e conquistei. Vou ser bem sincera, jurava que eu já estava com uns 50 anos. Tive a oportunidade de fazer tanta coisa que eu já me sinto realizada.
A internet está vinculada à sua carreira. Como ‘dosar’ a exposição?
Às vezes viajo, vou para a casa da minha avó ou até mesmo fico em casa quietinha, evitando mexer no celular... tiro um dia ou outro de descanso. Mas, não tenho muito problema com exposição. Gosto de mostrar a cara para o meu público, falar uma abobrinha aqui e outra ali. Quando sinto que estou sobrecarregada, fico off.
Como é ver tudo o que você conquistou em sua trajetória, antes mesmo dos 25?
Choro só de responder [risos]. Às vezes, esqueço de tudo o que conquistei e fico chocada lembrando. Realizei os sonhos mais impossíveis, não somente materiais, mas pessoas que conheci, tudo isso é muito importante na minha trajetória. Só tenho a agradecer a todos que fazem parte disso. Não estaria aqui sem vocês.
NOBRU
Você está na contagem regressiva para os 25 anos! Qual a sensação?
É louco pensar que já são 25 anos [risos]. Passa muito rápido. Olho para trás e vejo o quanto consegui amadurecer. Como pessoa, profissional e até nas coisas mais simples da vida.
O que espera do novo momento?
Esse novo ciclo é mais sobre equilíbrio, entender o que realmente importa. Continuar sonhando grande, mas com os pés no chão, continuar as conquistas e valorizar o caminho até aqui.
Como é revisitar sua trajetória e ver tudo o que já conquistou, antes mesmo dos 25?
É uma mistura de gratidão e surpresa. Quando comecei, nunca imaginei que tanta coisa aconteceria em tão pouco tempo. Ainda tenho muita coisa para fazer e muitos sonhos para realizar. Mas, ver o quanto Deus já abençoou minha caminhada é algo que me emociona.