> Esotérico  > Monica Buonfiglio


  Capa
  Anjos
  Horóscopo
  Horóscopo Chinês
  Monica Buonfiglio
   Coluna semanal
   Quem é Monica?
  Oráculos
Sites relacionados
Fada Morgana
Planeta na Web
Porto do Céu
Vidanova
Boletim
Receba, de graça, as novidades de Esotérico em seu email
Coluna da Monica

São Pedro
28 de junho de 2001 - Comemoração: 29 de junho
Colunas anteriores

No mundo inteiro, comemora-se no dia 29 de junho o padroeiro da longevidade: São Pedro. Era discípulo de Jesus e, após a morte deste, tornou-se líder dos apóstolos. Seu nome aparece no Novo Testamento, não como Pedro, mas "Simão", filho de Jonas que ganhava sua vida no mar como pescador, na Galiléia. Quem o apresentou a Jesus fora seu irmão, André.

Nascido em Betsaida, casado e morador de Cafarnaum. Quando Jesus o conheceu, disse-lhe que a partir de então não seria mais pescador de peixes, mas de homens.

Mais tarde, durante o ministério de Jesus, o nome Simão foi trocado por Cefas/Kephas - Pedro e significa "Pedra" (João 1, 42). O significado seria entendido mais tarde, pois esta designação serviu para a pedra (base) sobre a qual a Igreja foi construída.

Assim como os outros apóstolos, Pedro teria o poder para unir e separar, mas só ele recebeu as chaves das portas do céu.

No Novo Testamento, Pedro aparece como o primeiro discípulo de Jesus, testemunha dos acontecimentos mais importantes do ministério do mestre. Embora tenha traído Jesus ao negar que O conhecesse perante os oficiais do Sumo Sacerdote judeu, após a Ressurreição Jesus apareceu-lhe antes de aos outros apóstolos e ordenou-lhe que cuidasse da Igreja: Apascenta as Minhas ovelhas. Apascenta os Meus cordeiros.

Pedro seguiu as instruções, tendo pregado às multidões, realizando milagres em nome de Cristo. Foi chefe da comunidade cristã em Jerusalém, após a morte de Cristo; como tal, foi preso duas vezes (AT 4,3 e v.18), sobreviveu à prisão por Herodes Agripa e, tendo ido em visitas missionárias a Samaria e Antióquia, tornou-se o primeiro bispo desta última cidade (apesar que os bispados vieram a se concretizar apenas no século 2) por sete anos.

O Novo Testamento não esclarece sobre a tradição de que Pedro exerceu também ministério em Roma, onde, no reinado do imperador Nero, sofreu o martírio, tendo sido crucificado de cabeça para baixo, num gesto de humildade.

Pela leitura dos Atos dos Apóstolos, conclui-se que estava mais envolvido na administração da comunidade cristã do que na pregação da boa nova cristã, como era o caso do apóstolo Paulo.

Muitas fontes afirmam que ele fundou a Igreja de Roma, que foi martirizado e enterrado na zona do Vaticano. A Basílica de São Pedro, em Roma, é a única que possui suas relíquias.

Simão (Pedro) declarou: "Tu és Cristo, o filho de Deus". Jesus disse: "Tu és Pedro, e sobre essa pedra edificarei minha igreja". E assim conferiu-lhe as chaves do reino do céu e o poder de ligar e desligar, mais tarde estendendo aos outros apóstolos. É padroeiro da Igreja e do Papado. Venerado como o porteiro do céu - motivo invocado para se ter uma vida longa.

Comemoração: 29 de junho.
Nascimento: Betsaida, Palestina.
Padroados: Igreja e Papado.
Protege: Longa vida.
Emblema: Duas chaves cruzadas; livro.
Simpatia: Antes de deitar-se, colocar debaixo do travesseiro uma chave, pedindo que São Pedro ajude a comprar a imóvel "dos sonhos".

Monica Buonfiglio