> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Coluna da Monica

A crença na reencarnação
27 de novembro de 2002

Colunas anteriores
Fale com a Monica

A crença na reencarnação existe no Hinduísmo - na Índia e no Tibete - e também no Budismo - por todo o Ceilão, Coréia e no Sudoeste Asiático. A lei de causa e efeito que rege a reencarnação é o karma, que significa "ação". Também não podemos esquecer que o homem tem o livre-arbítrio, ou seja, ele é responsável por todas as suas ações. Através da crença na reencarnação, que está presente nos Vedas e é reforçada nos Upanixades, é possível entender o código da vida cotidiana que encoraja a boa conduta, - já que a bondade é recompensada -, e evita a má conduta, que reserva numa vida posterior, a punição.

Até mesmo os homens primitivos - "Neanderthal" na Pré-História da Humanidade, já enterravam seus mortos na posição fetal, fato que indicava sua crença no renascimento. A alma está diretamente ligada ao segundo corpo, um veículo energético da psiquê humana que sobrevive após a morte física, renascendo num outro corpo. Os reencarnacionistas consideram que não nascemos no momento exato em que julgamos tê-lo feito - somente nosso corpo físico nasce neste momento.

A alma ou o "Eu Verdadeiro" já existe em sua plenitude, no espaço-tempo antes do nascimento. Ela precisa de experiências para poder evoluir e de um veículo que é o nosso corpo humano. Desta forma, começa o processo encarnação-reencarnação. Entretanto, a alma, ou seja, o "Eu Verdadeiro" jamais encarna em sua totalidade. Quando o corpo físico morre, o "Eu Verdadeiro" volta a sua origem, onde as experiências a que foi submetido são avaliadas e integradas em sua estrutura essencial, e assim, numa seqüência de encarnações é possível vivenciar as leis do Universo. Não existem provas científicas que apoiem a reencarnação, mas os relatos das experiências descritas por algumas pessoas, é intrigante.

Alguns, conseguem relembrar nomes, datas ou fatos especiais, além de reconhecer lugares e pessoas que na vida comum, seriam desconhecidas. Existe uma crença de que as marcas de nascença estão associadas aos ferimentos mortais em vidas anteriores. Certas doenças físicas ou psicológicas podem ter origem em uma encarnação anterior a atual. Tais enfermidades apresentam grande dificuldade de cura.

Nem sempre a doença é a simples repressão de alguma dor emocional numa vida anterior. Pode ser a necessidade do "Eu Verdadeiro" se manifestar para alertar o indivíduo, como: a intolerância, a falta de vontade de ajudar o próximo ou em desenvolver potenciais criativos que estão lutando para se expressar. A morte, portanto, deve ser encarada como mais um estágio de crescimento e não deve ser compreendida como o fim dos vínculos definitivos entre os familiares e as pessoas que amamos; mas, deve ser vista como uma separação temporária deste mundo físico.

Monica Buonfiglio