> Esotérico  > Monica Buonfiglio


  Capa
  Anjos
  Horóscopo
  Horóscopo Chinês
  Monica Buonfiglio
   Coluna semanal
   Quem é Monica?
  Oráculos
Sites relacionados
Fada Morgana
Planeta na Web
Porto do Céu
Vidanova
Boletim
Receba, de graça, as novidades de Esotérico em seu email
Coluna da Monica

Helena Blavatsky
26 de setembro de 2001
Colunas anteriores

Tive a oportunidade de entrar em contato com as obras de Helena Blavatsky - a fundadora da Teosofia - no início dos meus estudos espiritualistas.

Fascinante, inteligente, generosa, mística, amada, criticada e muito ameaçada, ela viveu no século XIX. Nasceu em 1831, no sul da Rússia. De ascendência aristocrática, recebeu educação primorosa, mas nada pode justificar sua erudição sobre temas diversos. Ainda jovem já demonstrava sua facilidade de entrar em contato com os mortos. Casou-se aos dezoito anos (1848) com o Coronel Blavatsky, mas, depois de três meses de matrimônio, decidiu viajar pelo mundo. Parte do tempo passou no Tibete (Himalaia).

Aos quarenta e dois anos encontrava-se no auge de seus dons espirituais, mentais e psíquicos. Em 1875 fundou a Sociedade Teosófica, cujas idéias espalharam-se pelo mundo, influenciando grandes homens como Ghandi, Nehru, Fernando Pessoa, Mondrian, Oppenheimer, Einstein, Thomas Edison, Bernard Shaw, Steiner e Krishnamurti.

O que é Teosofia? Respeito a natureza, a tradição, a razão, a alquimia, a teologia, a metafísica, ao espiritismo, a reencarnação e as ciências ocultas. O objetivo é formar um núcleo de fraternidade universal sem distinção de raça, credo ou sexo, além de comparar a Filosofia com a Ciência, a fim de investigar as leis da natureza e os poderes do homem. Isto pode parecer simples, mas atendia às necessidades de sua época, quando imperava a crise do universo racional cartesiano. A base da Teosofia é: "não há religião superior à verdade".

Em 1877 publicou Ísis sem véu e no ano seguinte publicou "O Teosofista".

Após sua morte em 1891, foi lançado o Glossário Teosófico, uma enciclopédia de temas espiritualistas na qual encontrei uma série de explicações para os temas desenvolvidos ao longo dos anos como escritora. Como ela própria teria previsto, não escrevera para o século XIX, mas para os próximos séculos.

Para os esoteristas, foi considerada um ser especial de muita sabedoria, transmitindo seus conhecimentos para os iniciados em todo o mundo.

Monica Buonfiglio