> Esotérico  > Monica Buonfiglio


  Capa
  Anjos
  Horóscopo
  Horóscopo Chinês
  Monica Buonfiglio
   Coluna semanal
   Quem é Monica?
  Oráculos
Sites relacionados
Fada Morgana
Planeta na Web
Porto do Céu
Vidanova
Boletim
Receba, de graça, as novidades de Esotérico em seu email
Coluna da Monica

São Judas Tadeu
24 de outubro de 2001 - Comemoração: 28 de outubro
Colunas anteriores

Primo de Jesus, foi um dos doze apóstolos, chamado de Tadeu (João 14,22). Irmão de Tiago Menor, pode ter sido pescador no princípio de sua vida.

Escreveu a Epístola de Judas no Novo Testamento, cerca de 90 da nossa era, e, pelos termos como a redigiu, parece dirigir-se a todos os fiéis; na realidade, deveria ser endereçada aos judeus-cristãos da Palestina. Ele pregou o Evangelho na Armênia, Mesopotâmia, Arábia, Síria e Pérsia.

Foi martirizado na Pérsia, com setas ou azagaias. Alguns textos informam que teria sido martirizado na cruz, juntamente com São Simão.

Venerado na Idade Média, seu nome era freqüentemente confundido com o de Judas Iscariotes, o traidor de Jesus. Por isso, ninguém o invocava para nada. Quem o fazia (e geralmente em último caso, numa situação desesperadora) obtinha a graça.

Suas relíquias foram levadas para Roma no século VII, ou VIII, e estão na Basílica de São Pedro, em Roma, juntamente com as de São Simão.

No Evangelho de São João aparece uma passagem de São Judas com Jesus. Como discípulo do mestre na Última Ceia, ele perguntou a Jesus: "Senhor, por que te manifestarás a nós e não ao mundo?". Jesus respondeu-lhe que isto devia-se a que suas palavras necessitariam ser guardadas como prova de amor.

Atualmente São Judas Tadeu é invocado para socorrer as pessoas nos mais desesperados dilemas. É considerado o "advogado das causas impossíveis" e dos supremos momentos de angústia.

No Brasil, a devoção ao santo começou no inicio do séc. XX.

Comemoração: 24 de outubro
Padroados: Aflitos, advogados e desesperados
Protege: Angustiados, desanimados, desempregados, os que acham que sua causa está perdida e os que têm esperança
Emblema: Remo, âncora, seta ou azagaia


Clique aqui para acessar a Oração à São Judas Tadeu:

Monica Buonfiglio